O Marketing é uma das áreas mais importantes e decisivas para o sucesso de qualquer negócio. É também um dos segmentos que mais necessitam de profissionais hoje em dia. Se você está começando sua carreira agora ou se já está no mercado há algum tempo mas pensa em estudar marketing, vem com a gente entender um pouco mais sobre esse curso, sobre a modalidade tecnológica e o que você pode fazer para se destacar nessa área!
Começando pelo o que interessa: a crise pega?
O curso de Marketing tornou-se uma das graduações mais procuradas por recém formados no ensino médio e também por profissionais que desejam se atualizar ou até mudar de profissão. Por que será? Acontece que o Marketing é a área que fica entre o negócio e o cliente; é o grande mediador dos interesses próprios do negócio e dos desejos e necessidades dos consumidores. Os negócios precisam entender as necessidades das pessoas e encontrar soluções inovadoras para essas necessidades. E é papel do Marketing fazer essa interseção.
Ou seja, o Marketing é absolutamente necessário aos negócios. Por isso é também uma área imune à crises e que sempre pedirá por profissionais capacitados, atualizados e, principalmente, apaixonados.
“Os negócios têm apenas duas funções – marketing e inovação.” – Milan Kundera
Início de carreira com Tecnólogo em Marketing
Para um primeiro emprego, começo ou recomeço de carreira, o curso Tecnólogo em Marketing pode ser uma excelente opção. A grande vantagem é o preparo de mão de obra rápida – o curso tem duração de 2 anos, na maioria dos casos – e qualificada a atender as necessidades específicas do mercado. Afinal, nem todo mundo tem tempo ou a chance de investimento financeiro a médio e longo prazo para realizar um bacharelado de 4 ou 5 anos de duração.
Além disso, começar com um curso tecnólogo em marketing é ótimo para um complemento futuro mais assertivo. Porque quando formado (lembrando que, assim como os cursos de bacharelado, o tecnólogo também é uma graduação; a diferença é que a formação é em menos tempo) o aluno terá uma noção dos campos do marketing com os quais mais se identificou. Isso vai facilitar na hora de escolher um complemento da formação, como uma segunda graduação ou até mesmo uma pós.
Complemento da formação. O que escolher?
Profissionais que investem em mais de uma formação e em especializações são muito requeridos e valorizados. Isso porque o mercado entende esse investimento como alto comprometimento com a carreira e com acúmulo de conhecimento e experiência. Mas o que fazer após a formação em marketing?
A segunda graduação é uma ótima alternativa, principalmente pela eliminação de matérias. Ou seja, se você optar por um bacharelado como Processos Gerenciais e Administração (caminhos, inclusive, que fazem muito sentido após uma formação em Marketing), você não terá que cursar os 4 anos. Esses cursos possuem muitas matérias equivalentes às do Marketing, então a formação acaba sendo em menos tempo.
Outra opção é a pós-graduação em marketing digital, por exemplo, uma área que está cada vez mais em alta e que necessita de especialistas.
Como funciona o curso Tecnólogo em Marketing?
Na Ítalo, o curso é dividido em quatro variáveis do mundo mercadológico:
- Análise de mercado, na qual são abordadas estratégias de trade marketing, de planejamento e tendências de comunicação atreladas a área de vendas, por exemplo. O aluno não terá apenas a visão teórica, mas a visão do mercado atual e uma visão comercial;
- Portfólio de Produtos e desenvolvimento de produtos e serviços, onde analisa-se a questão dos produtos digitais, a venda de produtos físicos na era digital, a transformação de serviços físicos em digitais, entre muitos outros assuntos;
- Comunicação Integrada, já que, hoje, não é mais possível só se falar em televisão, rádio, revista e mala direta como canais de comunicação. É quase um módulo inteiro dedicado ao uso das redes sociais como ferramentas de comunicação, uso da gameficação, advertising games, novas plataformas de conteúdo e relacionamento com cliente, enfim, tendências digitais que impactam diretamente nossa vida como consumidores;
- Relacionamento e fidelização com o cliente, para aprender as ferramentas essenciais de encantamento e fidelização do consumidor.
“O objetivo do marketing é conhecer e entender o cliente tão bem, que o produto ou serviço se encaixa nele e se vende” – Peter F. Drucker
Que funções o estudante ou formado pode desempenhar no mercado de trabalho?
O estudante e o formado no curso tecnólogo em Marketing pode desempenhar uma série de funções, entre elas: assistente de marketing, assistente de trade marketing, analista de vendas, analista de trade marketing, gerente de contas, assistente de mídias sociais, promotor de vendas, supervisor de vendas, gestor comercial, consultor comercial e muitas outras.
O curso é muito voltado para a área comercial e para a área de planejamento estratégico. É importante ter em mente que não se trata de um curso de comunicação e publicidade e propaganda! O aluno não terá aulas de criação ou de ferramentas de edição de imagem e vídeo, por exemplo. É um curso de 2 anos focado em marketing.
Será que você tem o perfil?
Se você está pensando em estudar Marketing, reflita se você tem interesse e procura desenvolver sua criatividade, seu dinamismo, se é antenado e curioso com números. Se tem iniciativa, pensa em rotinas diferentes, possibilidades diferentes, em desenvolver situações problema e se lida bem com pressão. Segundo Áurea Cardoso, coordenadora do curso de Marketing e Recursos Humanos da Ítalo, essas são as principais características de um marketeiro.
O Marketing hoje
A velocidade das mudanças e transformações em diversos setores da nossa vida (comunicação, aquisição de conteúdo, consumo, etc) obrigou o Marketing a também mudar. E continua mudando. Hoje, os consumidores querem comprar de marcas que se preocupam de verdade com eles, com a sociedade e com o planeta; as pessoas fazem amplas pesquisas antes de realizarem uma compra e a opinião e avaliação de outros consumidores são fatores chave para a decisão final; as pessoas estão cansadas de serem bombardeadas por anúncios e estão bravas por serem tão interrompidas. Então, o marketing precisou se reinventar: as marcas precisam ser muito mais do que aquilo que elas vendem.
Ficou interessado em entender melhor sobre isso tudo? Então talvez você queira estudar marketing!