MENSAGEM DO REITOR AOS FORMANDOS

Prezados formandos e formandas, estimados familiares e convidados, caros membros que constituem esta mesa solene.

Neste momento em que faço uso da palavra, na condição de Reitor do Centro Universitário Ítalo Brasileiro, vem à minha consciência o esforço, o trabalho e a dedicação de um jovem imigrante italiano que, como vocês, era sonhador e ao mesmo tempo um batalhador. Este homem era o meu pai, que há 65 anos fundou este complexo educacional que é uma verdadeira usina de transformação de sonhos em realidade.

Seu desejo era de que pessoas e famílias de baixa renda pudessem ter uma formação séria e de qualidade, e que pudessem estudar em um lugar agradável, bonito de se ver e de se estar. Um lugar em que seus alunos tivessem orgulho de apresentar aos pais e familiares, tal como vocês o fazem neste momento.

Uma cerimônia de colação de grau como esta, da qual cada um de vocês é a estrela principal, torna-se única, porque traduz de maneira material uma realidade que foi vivenciada a partir de um projeto de vida. Isto era muito importante nos propósitos do fundador: que cada um pudesse ter, construir e realizar o seu projeto de vida por meio de uma profissão. O juramento que vocês irão solenemente verbalizar será o momento mágico, místico e ao mesmo tempo jurídico e formal, em que o aluno deixa a sua roupagem e se torna o bacharel, o licenciado ou o tecnólogo.

Tal é a natureza e o propósito desta cerimônia: a sua efetivação como um profissional liberal, autônomo e maduro. As mudanças começaram no primeiro dia de aula e prosseguiram semana após semana. A questão é: quando um profissional está pronto? No segundo semestre, no meio do curso ou ao seu final?

Você está pronto para a profissão? É claro que não. Neste momento, outorgamos o título merecido a você. Será a vida que lhe outorgará a maturidade, a experiência, a vivência. Perguntem a uma gestante se ela está preparada para ser mãe…
Entendo que a formatura é sempre um marco na vida das pessoas. Prestem atenção, jovens formandos. Esta conquista ninguém conseguirá tirar de você. É algo que está no coração, na mente e na alma de cada um, e bem ao estilo do espírito italiano que reside em um coração brasileiro.

Esta parceria e este comprometimento já duram mais de meio século. Precisamente, 65 anos. Mas vamos prosseguir. Vocês possuem vento e mar. E o momento é de comemorações, festividade e alegria. As palmas que se seguirão devem ser destinadas aos seus familiares, parentes e pessoas que os ajudaram a chegar até aqui, além de Deus, fonte e destino de todos nós.

A todos os seus familiares, colegas, e ao fundador desta casa que é o UNIÍTALO, peço uma entusiasmada salva de palmas.

Marcos A. Cascino

Reitoria

Dr. Marcos Vinicius Busoli Cascino

Chanceler

Prof. Dr. Marcos Antonio Gagliardi Cascino

Reitor

[email protected]

https://www.facebook.com/marcosantoniocascino

Prof. Paulo Roberto Cury Salomão

Diretor Executivo – CEO

Profª Priscila Simões

Vice-Reitora

Alfredo Grimaldi

Diretor de Relações Internacionais

Reitoria Online

UNIÍTALO – CENTRO UNIVERSITÁRIO ITALO BRASILEIRO, com mais de 60 anos de tradição na procura de sempre inovar, propõe o exercício de diálogos francos e abertos voltados para o interesse do indivíduo na formação educacional justa e correta. Com a proposta de estarmos prontos para ouvir, abrimos mais um canal de comunicação para sugestões, idéias, projetos e reclamações de última instância.

Reitor Prof. Dr. Marcos Antonio Gagliardi Cascino