Você sabia que a alimentação a base de orgânicos contribui tanto para a sustentabilidade do planeta quanto para prevenção e tratamento de doenças como dermatites e doenças pulmonares? É o que afirma Priscila Moreira, nossa 5ª entrevistada da série! Priscila Moreira realiza atendimento nutricional a atletas e praticantes de atividade física que possuem doenças cardiovasculares e metabólicas. É especialista em Nutrição Clínica e Metabolismo pela Gama Filho, em Nutrição em Cardiologia pela SOCESP e será uma das palestrantes do Curso Livre de Nutrição Orgânica que será ministrado no dia 24 de agosto (atualizado).
Ítalo – Na sua opinião, qual a importância da alimentação orgânica no dia a dia das pessoas?
Priscila – Alimentação a base de orgânicos contribui tanto para a sustentabilidade do planeta quanto para prevenção e tratamento de doenças cada dia mais freqüentes no consultório, como dermatites e doenças pulmonares. A escolha de alimentos orgânicos também traz benefícios sensoriais, já que o sabor e aroma também são preservados com o cultivo orgânico.
Ítalo – Uma dieta composta apenas por alimentos orgânicos é possível? Quais mudanças precisam ser feitas na rotina das pessoas para que adotem uma dieta assim e quais dicas você daria?
Priscila – Acredito que compor uma dieta apenas por alimentos orgânicos está se tornando mais fácil a cada dia. Hoje muitos bairros já contam com hortas comunitárias, Hortifrutis e feiras livres especializadas e produtores que já comercializam seus produtos pela internet.
Ítalo – Vale a pena pagar um preço mais elevado em um produto orgânico?
Priscila – É necessário avaliar o custo efetivo disso e a frequência de consumo, assim como a disponibilidade orçamentária para aquisição de alimentos da família. Em casos onde essa disponibilidade existe, a indicação de produtos orgânicos é sim vantajosa.