A carreira de Ciências Contábeis é uma das mais resistentes à crise no Brasil. Até por isso é muito buscada por recém formados no Ensino Médio ou por profissionais que desejam mudar de profissão. No entanto, é fundamental conhecer um pouco sobre o curso, possíveis atuações profissionais e também ficar atento às atualizações e novidades para evitar frustrações futuras.
Confira as seis dicas que trouxemos sobre o curso, sobre a profissão e como se destacar na carreira.
1) Não é só finanças e números
O curso de Ciências Contábeis – Bacharelado, 4 anos – apesar de parecer somente focado em finanças, é bastante abrangente. Passa, por exemplo, por gestão de pessoas e conflitos, empreendedorismo, planejamento estratégico e responsabilidade social e ambiental. Como trata-se de um braço de ciências sociais aplicada, o curso irá atuar em muitas frentes.
2) Dificilmente a crise pega
O profissional de contabilidade é um dos mais requisitados pelo mercado de trabalho. Isso porque em todo empreendimento é necessário um profissional habilitado em contabilidade para ser responsável pela preparação e emissão dos relatórios contábeis, apuração de impostos e obrigações acessórias, por exemplo. De acordo com muitas agências de recrutamento e seleção, é uma profissão imune a crises.
3) Profissão estável, mas longe de ser estagnada
Sim, é uma das profissões mais estáveis do Brasil. Porém, isso não significa que é uma área imune às transformações e novidades. O profissional que não acompanhar as constantes inovações tecnológicas e que não investir em conhecimentos que complementem a formação, pode ficar para trás.
4) Onde o contador pode atuar
O formado em Ciências Contábeis pode trabalhar em diversas especializações, como:
- Contador financeiro;
- Contador de custos;
- Contador gerencial;
- Contador público;
- Controller;
- Auditor;
- Compliance;
- Perito Contábil.
5) O perfil esperado
Além de ter afinidade com finanças, o futuro profissional deve ser organizado, ter boa comunicação e sobretudo elevado grau de responsabilidade, ética e manter-se constantemente atualizado.
6) Um contador de sucesso
Além do excelente conhecimento técnico em contabilidade, o bom profissional da área deve também ter habilidades em Excel, conhecimentos em outros idiomas (hoje, são raros os contadores que dominam o inglês, pois no passado as vagas não exigiam o conhecimento do idioma – mas isso mudou!) e estar sempre atualizado em relação às normas contábeis, ao cenário econômico e social do momento.
Pode esquecer aquela imagem do contador como um mero encarregado de atividades burocráticas. Essas, aliás, estão cada vez mais automatizadas com a chegada de softwares específicos. Agora, espera-se que o contador seja um profissional analítico, empreendedor e com aptidão para gestão de pessoas.
E aí? Já se enxerga um contador de sucesso? Deixe seu comentário pra gente! 😉