De antemão adiantamos que SIM. Embora estejamos vivendo uma crise sanitária, política, social e econômica, investir em uma graduação agora, pode trazer vantagens competitivas no futuro e minimizar os efeitos da crise na sua vida. Vamos te contar tudinho, continue lendo!
Mercado de trabalho em crise
Na economia, os impactos negativos do novo coronavírus influenciam diretamente o mercado trabalho: redução do número de vagas, da renda e da jornada de trabalho, aumento do desemprego e suspensão de contratos de trabalho. Não tá fácil. Mas um estudo realizado pelo Instituto Semesp – entidade que reúne um grupo expressivo de mantenedoras do Brasil – mostrou que a situação pode ficar ainda pior pra quem não tem uma educação superior.
O desemprego já está por aí…
Uma projeção realizada pelo Semesp com dados de um relatório divulgado pelo Banco Central, sinaliza que o número de desempregados no Brasil pode aumentar – e muito – em 2020. De acordo com o IBGE, o ano de 2019 fechou em 11% de taxa de desocupação; a projeção indica que, neste ano, poderemos chegar a 16,7% por causa da pandemia.
…Mas você pode driblá-lo
Em um cenário de crise, profissionais menos experientes e com níveis mais baixos de escolaridade infelizmente tendem a sofrer mais os impactos. Por isso, ter um diploma de ensino superior pode ser decisivo para a permanência e até ascensão no mercado de trabalho. Opa, peraí. Crescimento profissional durante a crise? Sim, te explico melhor aí embaixo.
Crises resolvem-se com pessoas
Por mais que as empresas se vejam obrigadas a reduzir custos e vagas de emprego, elas ainda precisam de colaboradores qualificados e com uma boa formação. Afinal, é com esses profissionais que a organização vai contar para enfrentar a crise. E tem mais: pode ser um momento crucial para o profissional mostrar seu forte profissionalismo e competência, resultando até em uma promoção.
Assim, investir na educação superior continua sendo a melhor forma de se manter competitivo e indispensável no mercado de trabalho, principalmente em um momento de crise econômica.
De acordo com os dados da pesquisa, que você pode ver na íntegra clicando aqui, a chance de ficar desempregado é quase 50% menor para quem tem nível superior completo, em comparação com quem tem o nível fundamental ou médio completos. Por isso, o quanto antes você investir na sua formação, mais chances você tem de ficar imune aos impactos negativos da economia.
Converse com os seus familiares, pesquise e analise as oportunidades de graduação disponíveis. O formato EAD é uma ótima alternativa neste momento, por ser mais flexível e acessível. Se quiser saber mais sobre as vantagens de estudar a distância, clique aqui.