A assistência médica está relacionada à manutenção ou restauração do corpo ou da mente por meio do diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças, enfermidades, lesões e outros problemas físicos e mentais. A nanotecnologia está se tornando uma força motriz crucial por trás da inovação em medicina e saúde, com uma série de avanços, incluindo terapias em nanoescala, biossensores, dispositivos implantáveis e sistemas de administração de medicamentos, além de tecnologias de imagem.
Universidades oferecerão programas dedicados à nanomedicina (exemplo: programa de mestrado em Nanotecnologia para Medicina e Saúde).
O desafio do Diagnóstico
Um grande desafio da medicina moderna é a detecção de patógenos no ponto de atendimento (POC), principalmente em áreas menos favorecidas. Especialmente a detecção precoce de bactérias patogênicas transmitidas por alimentos é fundamental para prevenir surtos de doenças e preservar a saúde pública. Infelizmente, as técnicas de detecção atuais, como o método ISO 6579, o anticorpo fluorescente (FA), o ensaio imunoenzimático (ELISA) ou a reação em cadeia da polimerase (PCR) são demoradas, incômodas e têm sensibilidade limitada. Eles são inadequados, pois não têm a capacidade de detectar bactérias em tempo real.
Nanotecnologia e Prevenção
O diagnóstico preciso e precoce da doença continua sendo um dos maiores desafios da medicina moderna. Com um avanço no diagnóstico, o objetivo final é permitir que os médicos identifiquem a doença o mais cedo possível. Espera-se que a nanotecnologia faça diagnósticos no nível celular e até subcelular, com técnicas de imagem aprimoradas e sensores de alto desempenho.
Nanotecnologia e Tratamento
Possíveis soluções de nanotecnologia incluem um sensor sem fio baseado em grafeno que poderia facilitar a obtenção de assistência médica 24 horas, permitindo o monitoramento sem fio de vários eventos biomédicos, a fim de obter uma avaliação mais abrangente do estado de saúde do usuário. Outras soluções incluem nanopartículas que podem se ligar seletivamente a qualquer número de patógenos alimentares. Sensores portáteis que utilizam luz infravermelha ou materiais magnéticos poderiam, então, notar a presença de traços ainda minúsculos de patógenos nocivos.
Um sistema baseado na nanotecnologia para, por exemplo, erradicar o câncer, precisa de quatro elementos:
1) Imagem molecular no nível celular, de forma que até mesmo as menores superexpressões possam ser monitoradas;
2) Direcionamento molecular efetivo após identificação de marcadores específicos de superfície ou de ácido nucléico;
3) Uma técnica para matar as células que são identificadas como cancerosas com base em imagens moleculares;
4) Uma técnica de pós-imagem molecular para monitorar a eficácia terapêutica.
Monitoramento de Fitness
Quando você ouve “monitoramento de condicionamento físico”, provavelmente pensa na multiplicidade de aplicativos para smartphones e nas pulseiras que estão no mercado. Os nanomateriais vão abrir novos domínios de possibilidades para esses dispositivos de monitoramento.
Gostaria de saber mais sobre o assunto? Deixe aqui seu comentário ou dúvida!
Escrito por: Professor Jander Temístocles. Tradução resumida. Jander é coordenador de conteúdos e divulgação do departamento de Pós-Graduação e Extensão da Ítalo. Mestre em Saúde da Comunicação Humana, especialista em Tradução e Graduado em Letras.