Disciplina obrigatória em cursos de Educação Física, a Natação pode ser ensinada em escolas, academias e clubes, com uma forte procura por alunos de todas as faixas etárias. É, inclusive, a única atividade física indicada a menores de 3 anos, podendo ser praticada durante toda a vida!
E por ser um esporte tão democrático, o Professor Dr. Antonio Carlos Mansoldo, um dos primeiros professores do curso de Educação Física da Ítalo, enxergou uma necessidade importante: se os alunos de Natação são tão diversificados, o ensino precisa se adequar a todos eles. E foi assim que surgiu a ideia de escrever o livro “Aspectos pedagógicos do ensino na natação: da criança ao idoso”, lançado há 1 mês e que já pode ser baixado clicando aqui.
Sobre o autor
O professor Mansoldo trabalha com esporte e Educação Física há 42 anos, estudou na Universidade de São Paulo onde até hoje leciona. É professor da Ítalo desde a fundação do curso de Educação Física na instituição, há 20 anos, no qual desenvolveu disciplinas como Natação I e II, Ética da Educação Física e Esportes Radicais. E junto com uma equipe de amigos e professores, desenvolveu esse conteúdo que pode ser um verdadeiro guia aos profissionais de Educação Física!
Sobre o livro
“Aspectos pedagógicos do ensino na Natação: da criança ao idoso” é uma orientação aos profissionais de Educação Física para a iniciação da Natação à crianças, adolescentes, adultos e idosos. A metodologia do ensino não possui grandes diferenças de um grupo etário a outro; mas a abordagem pedagógica sim, deve ser específica a cada um, tendo em vista o nível de compreensão e assimilação que cada faixa etária domina. Esse tema muitas vezes pode passar despercebido durante a graduação, por isso veio a iniciativa de disseminá-lo como conteúdo complementar.
O ebook tem 90 páginas, foi lançado pela Editora Fontoura e é possível baixá-lo no próprio site da editora ou nas livrarias Amazon Brasil, Apple iBooks Store (BR) e Kobo. A média de preço está em R$30,00. É ideal para professores de Educação Física que atuam em academias, clubes ou escolas. =)
Bônus!
Fizemos 3 perguntas ao professor Mansoldo sobre o curso de Educação Física e o mercado! Confira:
O professor de Natação precisa ter alguma outra especialização além da graduação em Educação Física para dar aulas?
Mansoldo – Três variáveis envolvem a Natação: o aprendizado, o aperfeiçoamento e o treinamento. Na graduação o aluno sai habilitado a trabalhar com iniciação, ou seja, o ensino básico do esporte. O aperfeiçoamento e o treinamento são adquiridos em cursos de extensão e especialização.
É possível ser professor de Natação sendo bacharel ou licenciado?
Mansoldo – Tanto o bacharelado como a licenciatura em Educação Física possuem a disciplina de Natação na grade. Por exemplo, hoje existem 44 CEUs em São Paulo e em todo CEU existem duas ou três piscinas. Então, o professor de Educação Física que cursou Licenciatura e vai trabalhar no Ensino Fundamental e Médio terá a piscina para explorar o ensino da Natação.
Já o professor que fez bacharelado normalmente dá aulas em academias e clubes, estabelecimentos que possuem piscinas e atendem altas procuras por Natação.
Na sua opinião – do ponto de vista mercadológico – o profissional ter as duas formações, bacharelado e licenciatura em Educação Física, é um diferencial relevante?
Mansoldo – Com certeza, pois um complementa o outro. Além disso, o profissional ter um diploma da outra formação (que ele consegue em apenas 1 ano por causa da eliminação de matérias), amplia muito a gama de atuação profissional, aumentando assim as chances no mercado de trabalho, possibilidade de maiores ganhos e melhores oportunidades.