Saiba mais sobre a evolução de conectar pessoas pelo netweaving!
O networking ainda é a principal maneira de expandir a sua rede de contatos, principalmente (e talvez unicamente) a profissional. Porém o contexto que envolve essa prática ainda está alinhado com “sinônimo de gente falsa”, uma espécie de “só me aproximo da outra pessoa para conseguir algo”. Se você interage com pessoas em eventos, troca cartões e ainda marca um cafezinho com a intenção de “criar” amizades ou contatos que podem render vantagens no futuro.
Profissionalmente falando, isso pode até funcionar pontualmente, mas com certeza essa maneira está obsoleta, pois os tempos e as conexões das pessoas mudaram. Essa prática não gera uma rede de contatos sólida ou estável.
Luti Menezes, consultor de Inovação, professor e netweaver profissional, afirma: “uma solução para essa prática ultrapassada, que cria muitas vezes uma situação de falsidade entre as pessoas envolvidas, pode ser encontrada no que estão chamando da evolução do networking: o netweaving“.
O conceito surgiu pela primeira vez em 2003, no livro “The Heart and Art of Netweaving”, do norteamericano Robert Litteli. Ele sugere que a maneira de ver e agir com as relações entre as pessoas pode ganhar novos contornos, tanto para oportunidades profissionais quanto pessoais.
Com as práticas do netweaving, as pessoas criam novos contatos e podem gerar até amizades verdadeiras por não precisar de interesses comerciais ou materiais no curto e médio prazo… bem diferente do networking que visa justamente o contrário. “A ideia do netweaver é se aproximar dos outros da maneira mais natural possível, sem compromissos, querendo trocar ideias e experiências sem esperar nada em troca. Deixar rolar…” conclui Menezes.
As consequências dessa nova forma de fazer contato traz muitas vantagens em relação ao networking, pois os envolvidos nessas aproximações poderão se tornar amigos por vários anos, e não necessariamente com questões comerciais de curto prazo.
Os benefícios são enormes com essa conduta: você ajuda pessoas, desenvolve a empatia, cria novas sinapses cerebrais e até conexões para uma vida inteira.
Mas quais são as diferenças entre a velha e a nova prática aqui apresentadas? “Todas! Networking visa apenas contatos profissionais; com o netweaving você se torna um tecelão de redes, muito mais humano e abrangente” exalta o professor Menezes.
Cultivar a empatia, colaborar com os outros e não desejar nada em troca também não limita a possibilidade de ter algo em troca. Na maioria desses relacionamentos, quem ajuda uma outra pessoa cedo ou tarde também receberá uma ajuda, direta ou indiretamente.
E tem mais uma informação importante: esse tipo de relacionamento criado pela prática do netweaving não cria expectativas, desde o início!
A famosa publicação científica NATURE demonstrou que “a prática de atos generosos desencadeia mecanismos no cérebro associados à sensação de felicidade”. Mais do que a ciência comprova, construir conexões através do netweaving faz bem para a sua saúde e também para a carreira, seus contatos pessoais e profissionais.
Olá Antonia, obrigado pelo seu comentário. Você levantou parte das boas práticas de um bom netweaver. Realmente os contatos que temos podem até servir para conseguir bons empregos sim! Bom, leia parte da minha experiência com o tema: http://escoladeredes.net/profiles/blogs/netweaving-a-evolu-o-do-networking
E não esqueça de se INSCREVER no curso, será transformador em sua vida pessoal e profissional!
https://italo.com.br/cursos/netweaving/
Boa tarde, quando vi esse esse assunto parei para ler e achei muito bom e benéfico porquê: achei de suma importância começarmos a ver nas pessoas boas relações, de amizade e companheirismo, sem essa pratica de amizade por interesse porque digo isso ,muitas das vezes por mais que você ajude uma pessoa sem segundas intenções sempre terá alguém que quer sua ajuda para se tirar proveito disso ou seja o “NETWORKING“onde você vê essa prática em vários segmentos não apenas no trabalho, as pessoas estão perdendo o senso pratico da empatia e simpatia pelo outro ou seja conhecer mais a fundo aquela determinada pessoa sem qualquer interesse seja financeiro, politico ,trabalhista .Quando vi essa questão“ NETWEAVING EU LOGO PENSEI É ISSO QUE ESTAMOS PRECISANDO“ .Pessoas que queriam nos ajudar sem interesses, sem compromissos de se sair bem ou estar apenas ali para angariar algo que só você se beneficia ,.Quando olho para vários campos onde estamos inseridos vemos ainda infelizmente o NETWORKING em AÇÃO seja na politica onde, os nossos governantes querem sempre impor regras absurdas para o povo menos para eles ,no comercio onde se ganha dinheiro fácil com produtos de mal qualidade e que quase sempre quando vamos reclamar dessa mal qualidade não temos suportes para tal ,vejamos também em outras áreas de ensinos que cada vez mais seus conteúdos estão sendo vazios e sem fundamentos para de estudarmos por se estudar matérias que foram introduzidas séculos atrás e que hoje já não tem uma base de fundamentação de total importância para essa geração que esta vindo agora é nesse contexto que vemos fúteis e obsoletos para a educação do ser humano uma cultura medieval ,nas igrejas de todas as denominações que primeiro querem ver o lucro ,mas o que realmente necessita mostrar e fazer está, cada vez mais distante e sem um mínimo de prestação de serviço para um bem comum de todos ou seja primeiro iremos mostrar o caminho da salvação depois os pormenores isso não se fala mais .Vejo que será de suma importância retornarmos, essa questão de um ajudar o outro, sem compromissos de querer ganhar algo em troca para quem sabe assim voltarmos a ter mais :Empatia,SIMPATIA,AMOR ,CARIDADE,E COMPANHEIRISMO para com nosso próximo e assim aqui eu encerro fazer de nosso PAIS e de modo geral o nosso MUNDO um lugar pleno de se viver
Olá Renato, que bom que gostou do tema! Realmente você percebeu quais são pontos importantes e que trazem diferenciais evolutivos com o netweaving. Dê uma lida em outro artigo, para complementar seu entendimento: http://escoladeredes.net/profiles/blogs/netweaving-a-evolu-o-do-networking
E não esqueça de se INSCREVER no curso, será transformador em sua vida pessoal e profissional!
https://italo.com.br/cursos/netweaving/