Muitas pessoas confundem o curso de publicidade e propaganda com o curso de marketing. No entanto, apesar de parecidas, existem algumas diferenças importantes entre as duas graduações. Com isso, é válido destacar que são essas peculiaridades que podem te ajudar na hora de decidir o que estudar.
Por isso, criamos este artigo para ser o seu guia completo na hora de entender as diferenças entre os cursos, as habilidades necessárias para cada área e as oportunidades de carreira em cada uma delas. Continue a leitura!
Marketing
O profissional de Marketing atua na gestão estratégica de uma marca, produto ou serviço. Sua função é analisar o mercado, definir o público-alvo, desenvolver e implementar ações para alcançar os objetivos de negócios.
Este curso prepara os alunos para compreender e atender as necessidades dos consumidores, desenvolvendo estratégias de preço, produto, promoção e distribuição para alcançar os objetivos de marketing de uma organização.
O que é estudado no curso de marketing?
A matriz curricular do curso de marketing abrange diversas áreas distintas. É estudado sobre branding, marketing digital, comportamento do consumidor e ferramentas de marketing, por exemplo. O que permite a criação de campanhas que se conectam com o público-alvo e podem gerar resultados muito positivos. Confira os principais assuntos abordados em cada módulo:
- O módulo 1 se destina a abordar fundamentos básicos. São disciplinas bases que envolvem língua português, psicologia, matemática, contabilidade, administração e gestão;
- Já o módulo 2 conta com disciplinas mais práticas, direcionados para o mercado de trabalho, como por exemplo, comportamento do consumidor, marketing digital e e-commerce;
- Enquanto isso, o módulo 3 conta com estudos mais específicos, como introdução à iniciação científica, ética e ferramentas de comunicação
- Por fim, o módulo 4 mescla disciplinas estratégicas e operacionais permitindo uma abordagem mais abrangente.
Vale destacar que aqui na Ítalo você pode escolher entre fazer a sua graduação em marketing online ou presencial. Contudo, ambas contam com o itinerário que você viu acima.
Caso deseje conferir a matriz curricular tanto do EAD, como do ensino presencial, acesse a página do curso de marketing.
Marketing Digital
Com o crescimento exponencial da internet, o marketing digital se tornou uma área fundamental para o sucesso de qualquer negócio. O profissional de Marketing Digital é responsável por:
- Criar e gerenciar campanhas online: Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, etc;
- Otimizar sites para mecanismos de busca (SEO): Aumentar a visibilidade do site nos resultados de busca;
- Criar conteúdo relevante para o público-alvo: Blog, mídias sociais, email marketing, etc;
- Analisar dados e métricas: Monitorar o desempenho das campanhas e tomar decisões estratégicas.
Por entender a importância desta área do marketing, o curso de marketing da Ítalo conta com a disciplina de Marketing Digital e Mídias Sociais, ministrada no início da graduação, ainda no segundo módulo. Assim, o aluno já garante expertise para atuar neste mercado que a cada dia cresce mais.
Quem deve cursar marketing?
Geralmente, pessoas que se dão bem nesta graduação, possuem os seguintes perfis:
- Criativos e analíticos;
- Entusiastas de mídias sociais e digitais;
- Solucionadores de problemas;
- Pessoas orientadas por resultados;
- Apaixonados por pesquisa.
O marketing é adequado para indivíduos que são curiosos, flexíveis e têm uma paixão por entender e influenciar o comportamento do consumidor. Se você se identifica com um ou mais dos perfis acima, este pode ser o caminho certo para você.
Mas lembre-se! Essas habilidades e aptidões são adquiridas durante a faculdade, então, não se limite ao que você já tem agora. Foque em aprender sobre aquilo que é mais inclinado durante a graduação.
Publicidade e Propaganda
O profissional de Publicidade e Propaganda é responsável pela criação e execução de campanhas de comunicação. Seu objetivo é atrair a atenção do público-alvo e transmitir a mensagem da marca de forma eficaz.
Esta graduação faz com que o estudante se torne um profissional criativo, crítico e capacitado a desenvolver campanhas publicitárias e estratégias de comunicação para marcas e empresas, levando efeitos positivos para a reputação da instituição, relação com o público, e consequentemente, vendas.
O que é estudado no curso de Publicidade e Propaganda?
Ao longo do curso, os estudantes são imersos em uma combinação de disciplinas teóricas e práticas, que abrangem desde os fundamentos da comunicação, marketing e pesquisa de mercado, até o desenvolvimento de habilidades em design gráfico, redação publicitária, planejamento de mídia, e produção de vídeo e áudio.
Confira os principais pontos abordados ao longo dos módulos da graduação em publicidade e propaganda:
- O módulo 1 conta com disciplinas básicas fundamentais para a sua formação como publicitário, como por exemplo, língua portuguesa, teoria da comunicação e fotografia publicitária;
- No módulo 2, há um foco destinado nas atividades de marketing, com fundamentos, pesquisa de mercado e mídias sociais;
- A criação predomina no módulo 3, que possui disciplinas como criação publicitária: direção de arte e oficina de criação;
- O módulo 4 é voltado para mídia e conteúdo áudio visual;
- Disciplinas sobre estratégia e ferramentas de comunicação estão presentes no módulo 5;
- O módulo 6 se dedica à área de mercado e planejamento estratégico de comunicação;
- Negócios e projetos são os principais assuntos abordados nas disciplinas do módulo 7;
- Enquanto o módulo 8 apresenta um direcionamento para a área de análise de dados e o desenvolvimento do Projeto Experimental.
É importante destacar que aqui na Ítalo, nosso curso de publicidade e propaganda é ofertado em formato EAD e Presencial. Você pode conferir a matriz curricular completa e detalhada na página oficial do curso.
Quem deve cursar Publicidade e Propaganda?
A escolha de cursar Publicidade e Propaganda deve ser considerada por indivíduos que têm interesse em diversas áreas da comunicação e criatividade. Essa decisão é particularmente adequada para aqueles que:
- São criativos;
- Têm habilidade de comunicação;
- São analíticos e estratégicos;
- Possuem interesse em mídias e tecnologias digitais;
- Gostam de trabalhar em equipe;
- São flexíveis e adaptáveis.
Como comentamos anteriormente, essas características não são pré-requisitos, apenas um direcionamento daquilo que você pode ter em comum com um profissional da publicidade. Todas essas habilidades podem e devem ser adquiridas ao longo da graduação.
Pós-graduação em Marketing
Você conseguiu identificar que o marketing é uma área dentro da publicidade e propaganda? Pois é! E dessa forma, uma boa opção para quem deseja potencializar o currículo e garantir expertise máxima nas duas áreas, é a pós-graduação em marketing para quem é formado em publicidade e propaganda.
Cursar uma pós-graduação em marketing após uma graduação em publicidade pode trazer várias vantagens profissionais e pessoais, considerando as sinergias entre os campos de estudo e a forma como eles se complementam no mundo empresarial.
Aqui na Ítalo, contamos com duas ótimas opções de pós-graduação em marketing. O nosso MBA em Marketing Estratégico que tem a duração de 6 à 12 meses e ocorre na modalidade EAD, e a nossa pós-graduação em Marketing Digital, semi presencial, com duração de 12 meses.
Ambas são escolhas inteligentes para quem deseja se especializar nesse mercado que têm crescido tanto!
Principais diferenças entre Marketing e Publicidade e Propaganda
A graduação em marketing é voltada para a compreensão e satisfação das necessidades dos consumidores através da análise de mercado, desenvolvimento de estratégias de preço, distribuição e promoção de produtos ou serviços.
Seu foco é mais estratégico e analítico, preparando profissionais para gerenciar e implementar planos de marketing que impulsionam o crescimento de uma organização.
Por outro lado, a graduação em Publicidade e Propaganda concentra-se na criação e veiculação de campanhas publicitárias, utilizando a comunicação visual e audiovisual para persuadir e influenciar o público. Os profissionais formados nesta área são especializados em desenvolver conteúdos criativos para fortalecer marcas e produtos.
Ou seja, enquanto o marketing abrange um espectro mais específico da relação produto-mercado, a publicidade foca na comunicação e na imagem da marca junto ao consumidor.
Semelhanças entre os cursos
Embora diferentes, essas áreas são complementares. Profissionais de marketing frequentemente colaboram com especialistas em publicidade e vice-versa para desenvolver e implementar estratégias de marketing e comunicação eficazes.
Ambos os cursos são fundamentados na compreensão do comportamento do consumidor e na construção de relacionamentos eficazes entre marcas e públicos. Por isso, os estudantes das duas áreas devem desenvolver habilidades em:
- Pesquisa de mercado;
- Planejamento estratégico e comunicação;
- Comportamento social.
Além do mais, como você viu, as disciplinas frequentemente se sobrepõem em áreas como marketing digital, análise de dados e estratégias de mídia social, o que reflete, principalmente, a crescente integração entre marketing e publicidade no ambiente digital.
A escolha entre esses cursos depende do interesse pessoal do estudante e das carreiras que mais lhe atraem. E você? Com qual curso se identificou mais? Confira nossa seção de graduação e conheça mais sobre o curso de marketing, publicidade e muitos outros. Clique aqui.
Você pode solicitar um orçamento das mensalidades hoje mesmo. Aproveite!