Se você está pensando em cursar direito na Ítalo, nós preparamos este artigo explicando um pouco mais sobre o mercado de trabalho para essa área e outros detalhes que não se costuma ver por aí sobre esse curso!
De acordo com os últimos dados do Censo da Educação Superior realizado pelo Inep, o Direito é uma das graduações com mais alunos ingressantes e formados no Brasil, junto com pedagogia e administração. A alta procura pelo curso de direito se dá, entre outros motivos, pela variedade de atuações profissionais possíveis com essa formação, além da possibilidade de seguir carreira pública com remunerações bem atrativas.
Como funciona o curso de Direito?
O curso de direito pode ser dividido em três grandes eixos: a formação geral, teórica e prática. A primeira ocorre no 1º ano de curso, no qual são apresentadas as matérias básicas e estruturais.
São as chamadas matérias propedêuticas, disciplinas de conhecimentos gerais e básicos que complementam a formação colegial. São matérias como: filosofia, filosofia política, economia voltada ao direito, formação do Estado e a teoria geral do direito. E é já no 1º semestre que o aluno estudará as bases do direito civil.
A partir do 2º ano, as matérias são voltadas ao direito com disciplinas predominantemente teóricas. E já a partir do 3º ano de curso o aluno tem contato com as matérias práticas.
Na Ítalo, por exemplo, essas disciplinas práticas são espaços para simulação de audiências, simulação de júri, elaboração das petições (petição inicial, contestação e como se elaborar uma decisão), elaboração de peças, debates, treino de argumentação, peticionamento e, em breve, o Curso de Direito do nosso Centro Universitário terá também escritórios jurídicos.