O filme Matrix é reconhecido como um dos grandes clássicos da indústria cinematográfica. Os efeitos especiais e o enredo, que foge dos padrões, é de tirar o fôlego. O filme pode parecer muito confuso para algumas pessoas, mas o que quase ninguém sabe é que ele possui uma analogia muito forte e próxima com o mito da caverna de Platão.
O Mito da Caverna
Cerca de quatro séculos antes de Cristo, o filósofo Platão descreveu um mito na obra A República, intitulada como o “Mito da Caverna”. Nele, o filósofo narra uma história fictícia de seres humanos que nascem e vivem aprisionados dentro de uma caverna, vendo sombras projetadas nas paredes. Ou seja, para os prisioneiros, a realidade são as sombras, já que estas representações são as únicas experiências que eles presenciaram durante toda vida. Porém, a verdadeira realidade está num outro lugar, onde eles não conseguem perceber: fora da caverna.
No desenrolar do mito, um dos prisioneiros consegue desfazer as amarras e escapar da caverna. De início, ele sente forte dor nos olhos e fica cego por alguns instantes por conta do forte clarão do sol, todavia, depois ele fica maravilhado com a percepção da verdadeira realidade. O mito termina com este homem voltando à caverna para alertar os prisioneiros de que existe uma outra realidade, a verdadeira realidade. No entanto, os prisioneiros não dão ouvidos a ele e inclusive o xingam de louco e o ameaçam de morte.
Faça a sua análise!
No mito, Platão quer transmitir a ideia de que a verdadeira realidade não é aquela que os nossos sentidos percebem. Os sentidos, para Platão, estão inclinados e sujeitados ao erro.
No filme Matrix a história é semelhante. O protagonista Neo é um trabalhador norte-americano comum, que nos tempos vagos atua como hacker na internet. Certo dia, um estranho o contata e faz uma proposta curiosa. Mas sem spoilers! Agora que você já sabe o que foi o Mito da Caverna, assista ao filme e faça sua própria análise do enredo com o Mito de Platão. Depois vem aqui no Blog contar pra gente a sua percepção. 😀
Ah, aqui você pode ler o Mito da Caverna; e aqui tem o livro A República na íntegra!
Escrito por: Victor Lima Dias. Graduado em Ciências Contábeis; pós-graduado em “Coaching Ontológico, Comunicação Efetiva e Mediação de Conflitos”, e atualmente estuda Licenciatura em Filosofia na Ítalo.
Imagem capa: https://creative-analytics.corsairs.network/lessons-from-the-matrix-deep-learning-46c974e9c9f0