Você sabia que hoje, São Paulo é o estado com maior formação de professores do Brasil? E que o curso de pedagogia é o maior em número de alunos matriculados em EaD no país? Conheça um pouco mais sobre a pedagogia, essa formação tão procurada e fundamental se desejamos viver em um país mais desenvolvido e democrático.
Mercado de trabalho: alta procura por pedagogos
O mercado de trabalho para estudantes e formados em pedagogia é bem aquecido. Potencialmente a rede pública é a que mais necessita de professores qualificados, prova disso são os intervalos cada vez menores entre concursos públicos destinados à área.
Devido a essa urgência na contratação, estudantes de pedagogia normalmente conseguem um estágio muito rapidamente. E esse é um dos motivos que explica a alta busca pelo curso: normalmente são pessoas que procuram rápida inserção no mercado de trabalho, ascensão profissional e mudança de carreira.
Baixa atratividade ainda é um desafio
Infelizmente, o desprestígio dessa profissão ainda é realidade no Brasil. Segundo Cátia Rodrigues, coordenadora do curso de Pedagogia e Letras do Centro Universitário Ítalo Brasileiro, de 100% dos alunos no Brasil que estão matriculados desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, 92% estudam na rede pública. Ou seja, essa última necessita muito mais de professores do que a rede privada, porém, a remuneração ainda deixa a desejar.
Dessa forma, os pedagogos acabam procurando vagas em escolas particulares, que geralmente oferecem melhores salários. Mas conseguir uma vaga nessas escolas está cada vez mais difícil, pois como as famílias de classes média e alta estão cada vez menores – com um ou no máximo dois filhos por casal – a demanda por professores para o ensino privado vem caindo ao longo dos anos.
Onde o pedagogo pode atuar
Quem se forma em pedagogia é apto à docência na educação infantil e ensino fundamental I, além de ser habilitado à gestão e supervisão escolar. Mas essa profissão não limita-se apenas às escolas, como muita gente pensa; a pedagogia também está em hospitais, no terceiro setor e até em empresas, com execução de treinamentos e projetos que envolvem recursos humanos, por exemplo, sendo todos esses mercados bastante em alta.
Tendência: profissionais multiespecialistas
É o pedagogo que dá aula do 1º ao 5º ano, ou seja, ministra aulas de português, história, ciências e geografia. Por isso, é muito importante que seja um profissional que saiba bem transitar por todas as áreas do conhecimento. Assim, apostar em mais formações após o término da faculdade, como em uma segunda licenciatura, é um ótimo caminho para cumprir essa necessidade.
Internet: informação x conhecimento
A tecnologia é muito presente no ensino hoje, mesmo na rede pública. É essencial que os professores estejam alinhados às mudanças e que busquem a convergência entre inovações tecnológicas e o projeto pedagógico. É necessária, ainda, a consciência de que mesmo a internet sendo hoje a principal ferramenta de disseminação e curadoria de conteúdo, a transformação dessas informações em conhecimento são os professores que fazem.
Pedagogia EaD como alternativa de estudo
Hoje, o ensino a distância tornou-se uma possibilidade para quem não pode estar na sala de aula todos os dias. E o curso de pedagogia é o que mais possui alunos matriculados em EaD no Brasil! Fizemos um post bem legal com 5 motivos para estudar EaD, dá uma olhada aqui!
Sim concordo plenamente com essa colocação em que o urso de Pedagogia está muito procurado nesses últimos tempos meswmo porque os professores da aréa publica muitos estão se afastando por motivos de saúde outros por estarem se aposentando e temos também um grande numero de crianças que cada vez mais estão ingresssando no ensino seja ele infantil,fund1,2,e médio isto proporciona uma onda onde muitos estão propensos a ensinar e outros a apender.