É isso aí. Se você sonha em fazer um curso de Artes Visuais mas tá difícil convencer seus pais ou até a si mesmo de que “não vai morrer de fome”, CALMA. Estamos aqui para desmistificar algumas coisas e para ajudar você a seguir o seu sonho, ser feliz e, consequentemente, ser um sucesso.
Antes de mais nada
Trouxemos aqui alguns artistas brasileiros que estão longe de estar ‘passando fome’. Que tal se inspirar um pouquinho com o graffiti d OSGEMEOS, dois paulistas que já realizaram diversas mostras em museus e galerias de vááários países desse mundão.
Ou se inspirar com o artista Eduardo Kobra, que começou a desenhar em muros como pichador e hoje é um dos muralistas mais reconhecidos da atualidade, com obras em vários países também.
Ver essa foto no Instagram
Príncipe da Paz 👑 The Prince of Peace
Uma publicação compartilhada por Eduardo Kobra (@kobrastreetart) em
Se sua onda é escultura, você conhece o Caramello?
E as ilustrações do Guilherme Bandeira?
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Guilherme Bandeira (@guilherme_bandeira) em
E esses são só alguns dos talentos brasileiros que estão conquistando o mundo com sua arte. Então acho que já deu pra entender que tá meio fora de moda falar que arte não dá futuro, né?
Agora sim: Artes Visuais e sua formação abrangente
Aqui no Centro Universitário Ítalo Brasileiro, por exemplo, o curso de Artes Visuais é uma licenciatura. Isso significa que o aluno se forma um artista educador, tendo na manga diversas possibilidades de atuação profissional.
Pode atuar em museus (área que atualmente está em expansão), como oficineiros em ONGs com crianças, adolescentes, adultos, terceira idade; e atuar em cursos de formação de professores de outras áreas, que hoje utilizam a arte como uma ferramenta de aprendizagem.
Como professor, o formado em Artes Visuais pode dar aulas na educação infantil, no ensino fundamental e ensino médio. Pode, ainda, dar aulas em ensino técnico (ETEC), tanto de artes como em outras áreas como design, por exemplo. E pode ser também um artista independente, e é aqui que entra o pulo do gato:
O pulo do gato
Como em qualquer outra profissão, o início da carreira do artista não é simples. Uma dica valiosa é você encontrar um caminho dentro da arte e seguir nele, buscando sempre novas técnicas e, sobretudo, acreditando no seu trabalho. É muito importante também ser protagonista da sua carreira, ir atrás de galerias para expor sua arte e fazer rede de contatos. Ou seja, não dá pra ficar parado. Vá atrás de uma boa assessoria de imprensa e abuse das mídias sociais. Quem não é visto, não é lembrado!
Procura-se professores de artes
Você sabia que hoje, por caráter emergencial, temos aulas de artes sendo ministradas por profissionais que não têm formação em arte? Pois é. A demanda do estado é tão grande, que neste ano abriram inscrições para quem ainda está no último ano de curso.
Ou seja, há uma grande procura por bons professores de arte que consigam, principalmente, trabalhar com as quatro linguagens; visual, teatro, música e dança. E, pelo menos na Ítalo, os alunos de Artes Visuais saem preparados para isso.
A disciplina de artes está desvalorizada na educação?
É verdade que o ensino de arte passou por um período difícil, de certa forma desacreditado. Mas isso mudou, principalmente por conta de resultados de pesquisas tanto nacionais quanto internacionais que colocam a arte como fundamental para o desenvolvimento humano.
Segundo Márcia Polachini, coordenadora dos cursos de Teatro e Artes Visuais da Ítalo,
“é no contato com a arte que a criatividade se desenvolve, e a criatividade é entendida hoje como uma das principais competências necessárias em todas as áreas de atuação. Assim, a arte voltou a ser valorizada nas escolas e com isso a demanda por bons profissionais aumentou.”
Como é o curso de Artes Visuais?
A licenciatura, como já dissemos lá em cima, forma o artista educador. Então o curso de Artes Visuais alia teoria e prática em cada semestre, com disciplinas que dialogam entre si, de maneira interdisciplinar. Assim, os alunos têm matérias específicas da área, como desenho, xilografia, escultura, pintura; e também disciplinas pedagógicas, como didática, por exemplo, pensando na aplicabilidade em sala de aula. Na Ítalo o curso conta com uma infraestrutura especial, com ateliê de artes e um espaço amplo e arborizado que contribui com a inspiração e criação dos futuros artistas.
Ah! O estágio para o curso de licenciatura é obrigatório a partir do quarto semestre, e deve ser realizado em escolas de ensino fundamental e médio.
E depois da formação? É preciso se especializar mais?
Nem precisa esperar para se formar. Realizar cursos de especialização durante a graduação em Artes Visuais é super recomendável! E pensando numa pós-graduação, a Ítalo oferece ótimos cursos. Uma dica é o de Expressões Artísticas, que vai aprofundar o conhecimento nas quatro linguagens (visual, teatro, música e dança).
Ao finalizar o curso de Artes Visuais, o aluno também pode se interessar pela área terapêutica por exemplo, e fazer uma especialização em arteterapia, um campo que está ganhando muita força e visibilidade.
E agora, tá convencido de que Artes Visuais é uma carreira promissora como qualquer outra? Seja qual for a profissão, o sucesso e ascensão dependem muito de você e da escolha que segue o seu sonho, seu desejo e sua vocação. Juramos que não é papo de coach: se você estuda e faz o que gosta, consequentemente vai se dedicar e conquistar sucesso e felicidade na sua profissão, sim!
Adorei a matéria, parabéns!