A Super Body League, plataforma online que acolhe e atende praticantes de musculação e atletas, produziu um documentário impactante sobre o uso de anabolizantes. “Roleta Russa” revela concepções de especialistas de diversas áreas, como médica, esportiva e jurídica, além de relatos impressionantes de ex-usuários. O filme coloca uma importante reflexão sobre o uso dessas substâncias proibidas, consequências e impactos desse obscuro mercado na nossa sociedade.
O pré-lançamento de “Roleta Russa” vai acontecer aqui no Teatro da Ítalo, dia 19 de setembro, às 10h. A entrada é franca e valerá 3 horas complementares para todos os alunos da Ítalo.
Fizemos algumas perguntas ao Marcelo Bueno que possui experiência de 35 anos na área de fitness e bodybuilding e é o idealizador do documentário. Confira:
Ítalo: Como surgiu a ideia de fazer o documentário Roleta Russa?
Marcelo Bueno – Minha história como atleta começou em 1989, quando eu tinha 20 anos. Eu participava de competições e era usuário de anabolizantes e esteróides, mas não tinha a menor ideia das consequências que essas substâncias poderiam causar no meu corpo. Foi então que, a partir dos anos 2000, comecei a ver amigos meus, também usuários, adoecerem. Outros até morreram.
No ano de 2005 casei com minha atual esposa. Ela era atleta da Seleção Brasileira de Fitness e fazia uso apenas de suplementos naturais. Em 2006 conhecemos e começamos a participar dos Campeonatos Naturais, que até então só aconteciam nos Estados Unidos. São competições naturais nas quais os competidores passam por antidoping. Fiquei apaixonado e decidi por aprender a moldar o meu corpo e o corpo das pessoas de uma forma real e natural, e não fake, à base de esteróides.
Foi assim que, em 2017, comecei um trabalho com meu parceiro Fernando Quevedo de montar a Super Body League, uma liga natural aqui no Brasil. E tivemos a ideia de produzir um documentário contando o lado negro do universo fitness e bodybuilding, que não gira em torno apenas de competições, mas também do estilo de vida de pessoas comuns e de um mercado obscuro.
Ítalo: O que vocês pretendem alcançar com esse material?
Marcelo Bueno – Esse documentário é um alerta e uma educação aos atletas, praticantes de atividades físicas, pais e, fundamentalmente, profissionais e futuros profissionais da área da saúde. O objetivo é mostrar o que acontece de verdade por trás do mundo fitness e estético, os perigos e os efeitos colaterais do uso de substâncias para o molde do corpo e expor o mercado obscuro de anabolizantes, esteróides e outros hormônios.
Ítalo: Como foi estruturado o documentário?
Marcelo Bueno – A ideia era que o filme tivesse um cunho educativo a todas as pessoas, não só atletas e praticantes de atividades físicas. A estrutura foi montada para disponibilizar um material revelador, com constatações e informações de médicos renomados e especializados nesse tema, além de depoimentos de pessoas que no passado utilizaram substâncias proibidas e hoje sofrem sérias sequelas por causa disso.
Ítalo: Que mensagem você deixaria para pessoas que fazem uso dessas substâncias?
Marcelo Bueno – Pessoas que já possuem sequelas pelo uso de anabolizantes, já têm um lugar de acolhimento e orientação: que é a Super Body League (clique aqui para acessar o site oficial).
Quem faz uso, não teve sequelas e não se interessa em parar, eu sempre digo que é uma escolha. O título do documentário é Roleta Russa exatamente por isso: porque essas pessoas estão fazendo uma roleta russa com a própria vida. Tem quem teve sorte e ficou ilesa. E tem quem ficou com sequelas seríssimas ou perdeu a vida. No documentário serão mostrados alguns casos.
Um conselho importante que dou para os profissionais da saúde, educadores físicos e estudantes que estão para se formar: que tomem cuidado com conteúdos da internet com apologia ao uso de anabolizantes e esteróides. Cuidado ao se inspirar em pessoas que fazem uso dessas substâncias e estão com corpos imensos. A sua credibilidade na profissão não depende do tamanho do seu corpo. Você é um profissional da saúde e deve promover saúde. Você deve levar apenas a saúde para as academias, escolas e pessoas que procuram o seu trabalho e conhecimento. Anabolizantes e esteróides matam, não são saúde. Pense no seu cliente.
Confira o trailer oficial:
Poderia disponibilizar o mesmo e outros horários mais flexíveis.
Muito bom gostaria muito de comparecer…