Dados da 5ª fase do inquérito sorológico – explicamos: uma pesquisa que identifica a imunidade da população à covid-19, realizada no município de São Paulo com pessoas maiores de 18 anos – mostraram que “13,9% da população adulta da capital paulista apresentam anticorpos para o novo coronavírus, o que indica que já tiveram a covid-19” (veja mais aqui). Com base nisso, o prefeito Bruno Covas autorizou a volta às aulas presenciais para alunos do Ensino Superior – público e privado – a partir do dia 7 de outubro. “Não tem mais sentido, com os dados que nós temos, continuar a proibir o ensino superior na cidade de São Paulo…”, afirmou Covas na coletiva de imprensa que aconteceu no dia 17 de setembro de 2020.
Retomada segura
O Ministério da Educação elaborou um protocolo de biossegurança que todas as universidades terão de seguir. Serão regras como: medição constante de temperatura e saturação de alunos e funcionários; disponibilização de termômetros e álcool em gel 70%; limpeza periódica de todos os ambientes; distanciamento social; uso obrigatório de máscaras de proteção; entre outros.
E a Ítalo?
Com muita cautela, a Ítalo será uma das instituições que voltará com o ensino presencial assim que as autoridades permitirem.
Atenção: se você é aluno da Ítalo e está lendo este post (olá :)), fique tranquilo. Você será devidamente avisado quando as aulas presencias forem retomadas, tudo será orientado direitinho e com antecedência. Por enquanto, segue a vida!
De forma segura, gradual e ainda mesclando com o ensino remoto, as atividades práticas, tão essenciais à formação dos estudantes, voltarão a acontecer. A equipe de colaboradores, que em parte já retomou suas atividades no campus, está totalmente preparada para receber os alunos e orientada quanto aos cuidados e medidas de prevenção à doença.
Inclusive o campus já está recebendo visitantes e estudantes que aparecem por lá com saudade dos pavões (tente não abraçar os pobrezinhos). Todas as medidas de segurança já estão sendo tomadas, como o controle para evitar aglomerações, equipes medindo temperatura e saturação de todos que entram e a obrigatoriedade do uso de máscaras em todas as dependências.
Pavão Francisco não curte abraços
Não está fácil, mas vamos em frente
A pandemia segue avançando aqui na América do Sul, mas avança também a nossa esperança de que ela esteja com os dias contados. O governo de São Paulo “já garantiu a importação de 46 milhões de doses” da vacina Coronavac, contra a covid-19, que está em sua última fase de testes (veja a matéria completa da revista EXAME aqui). Se os testes forem positivos, é possível que tenhamos uma vacinação em massa ainda neste ano. Oremosssss. 💚
Fontes:
https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/09/17/covas-libera-retorno-as-aulas-presenciais-para-universidades-e-reabertura-das-escolas-para-atividades-de-reforco-em-outubro.ghtml
https://educacao.uol.com.br/noticias/2020/09/17/prefeitura-de-sp-libera-volta-as-aulas-do-ensino-superio-a-partir-de-710.htm
https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/2020/09/18/quase-400-faculdades-privadas-do-brasil-ja-podem-voltar-as-aulas-presenciais
https://exame.com/brasil/sp-vai-receber-as-primeiras-5-milhoes-de-doses-da-coronavac-em-outubro/