Você tem conta no Linkedin? Como tem usado? O linkedin é a maior rede social do mundo de negócios e relacionamento. São 700 milhões de usuários no mundo todo, 70 milhões só no Brasil. Segundo dados da própria rede, 80% dos usuários a acessam todos dias, a grande maioria com fins profissionais.
Num momento crítico como o que estamos vivendo, ter um perfil adequado e atrativo nessa rede pode ajudar muito em novas perspectivas de trabalho e recolocação profissional. Se sua conta no Linkedin está meio esquecida, capenga ou, pior, você ainda nem fez uma porque não sabe por onde começar, trouxemos 5 dicas que vão te ajudar a usar a rede da melhor forma e a aprimorar sua marca pessoal. Vamos lá?
1) A primeira impressão é a que…
Fica, e no Linkedin não é diferente. Hábitos e comportamentos digitais que você tem em outras redes sociais, como Instagram, Facebook e Whatsapp, definitivamente não fazem sentido no Linkedin. É preciso ter cuidado na construção do seu perfil, cuidado com as pessoas que interage e cuidado com o que posta e compartilha. No Linkedin você é encontrado por recrutadores, CEO’s, diretores e personalidades importantes do mercado de trabalho. Por isso é tão importante utilizar essa rede com sabedoria e maturidade.
2) Construindo seu perfil no Linkedin
Vamos por partes, para facilitar sua leitura =)
Foto: de acordo com a rede, pessoas que utilizam fotos adequadas no perfil têm 40% a mais de retorno em contratações. E o que seria uma foto adequada? Do seu rosto, com um sorriso 🙂 e de preferência em alta resolução.
Imagem de fundo: não é algo extremamente necessário, mas é legal ter! O próprio Linkedin sugere colocar uma imagem que pode ser mais pessoal, como uma foto bacana da sua família, por exemplo.
Nome: não é necessário colocar o seu nome inteiro se ele for muito grande, tá? Nome e um sobrenome já está ótimo.
Cargo: escreva exatamente o que você faz, sua profissão, e quanto mais preciso for, melhor. Você também pode escrever brevemente como o seu trabalho ajuda no mercado, mas evite frases vazias e sensacionalistas, como: “realizo o sonho das pessoas”. Seja objetivo e exato. Ah, se estiver em busca de novas oportunidades você pode escrever isso também, mas o Linkedin oferece a opção de deixar uma informação dessa já pronta, que fica visível aos recrutadores.
Informações de contato: é muito importante que todas as suas informações de contato estejam preenchidas e que sejam sempre atualizadas.
Sobre: essa é a hora de falar um pouco de você, em poucas palavras. Use esse campo para se apresentar.
3) O poder das palavras-chave
Você sabia que, além de recrutadores buscarem por candidatos, muitas pessoas buscam serviços profissionais dentro do Linkedin? Então, se você presta algum serviço ou vende algum produto, deixe isso claro utilizando as palavras chave disponíveis relacionadas ao serviço/produto. E, para ser mais facilmente encontrado por recrutadores, utilize todas as palavras-chave possíveis relacionadas às suas habilidades e competências.
4) Vale a pena adquirir um plano?
Olha, o Linkedin funciona muito bem gratuitamente. A diferença com o plano premium pessoal (que não é tão caro, mas não tá fácil pra ninguém, né?) é que quando você se candidata a uma vaga, seu perfil fica no topo entre os candidatos. Ou seja, sua visibilidade fica maior. Existem outros benefícios também, sugiro que você dê uma olhadinha lá e veja se faz sentido para você neste momento. Mas lembre-se: utilizar o Linkedin gratuitamente (e adequadamente) também gera muitos resultados!
5) Procurando 1º emprego ou estágio? O Linkedin também é pra você!
Sim! Ué, você ainda não trabalhou na sua área de estudo, mas tenho certeza que é cheio de competências e experiências boas para contar. Monte o seu perfil profissional seguindo as dicas dadas e destaque: experiências de trabalho não remunerados, atividades e conquistas relevantes na faculdade, trabalhos sociais, enfim, tudo de bacana que você já fez ou faz que podem contribuir com sua imagem profissional. Não se esqueça de mencionar que é estudante e de qual área de estudo.
Todas as dicas que listamos aqui foram tiradas da Live Linkedin: Como se posicionar profissionalmente?, que fizemos em agosto com Guilherme Loureiro, sócio fundador de uma startup de vendas e tecnologia e expert nessa rede social! Conduzida pelo nosso professor e coordenador Robert Waker, Guilherme deu muitas outras dicas nessa conversa e avaliou ao vivo o perfil no Linkedin de um dos espectadores. Vale a pena conferir na íntegra, viu? E depois de assistir tudinho, corre para atualizar ou criar sua conta no Linkedin!