É sempre você que divide a conta do churrasco ou que calcula certinho a gasolina? Você é o cara ou a mana dos números? Saiba que avanços tecnológicos como a inteligência artificial, robótica e nanotecnologia criarão 2,1 milhões de novos empregos nesse futuro que nos espera, de acordo com um estudo sobre o Futuro do Emprego, realizado pelo Fórum Econômico Mundial. E sabe de quem as organizações mais vão precisar? Sim, de você que ama e tem facilidade com os números.
A matemática é aplicável em diversos setores: da ciência e tecnologia, aos negócios, varejo, saúde e muito mais. Além disso, o profissional qualificado formado nessa área está em falta nas escolas brasileiras. No entanto, ainda é uma carreira com baixa procura, principalmente pela falta de conhecimento da sua importância para o presente e, especialmente, para o futuro. O estudo realizado pelo Fórum Econômico Mundial mostrou uma tendência que você, matemático ou futuro matemático, precisa ficar de olho: a maioria dos novos empregos será em áreas que requerem profissionais da computação, engenharia, arquitetura e matemática.
Não basta ser de exatas
As habilidades mais requeridas que matemáticos costumam ter, como pensamento crítico, lógico, agilidade na resolução de problemas e, claro, facilidade com cálculos, não serão suficientes para o mercado que nos aguarda. Competências como inteligência emocional, facilidade de trabalhar em equipe e negociação serão muito valorizadas.
A formação em Matemática
O curso de Licenciatura em Matemática tem duração de quatro anos. É possível fazer na modalidade a distância, onde o currículo é o mesmo do curso presencial e você pode estudar de onde estiver, dentro da sua rotina. Clique aqui se quiser conhecer o curso da Ítalo. =)
Este profissional poderá atuar em escolas, desde o Ensino Fundamental II até o Ensino Médio, mas também em empresas de consultoria, institutos de pesquisa, empresas do setor de informática, processamento de dados, instituições financeiras e, num futuro próximo, em empresas e áreas de negócio que ainda nem existem!
Disciplinas
Além de disciplinas pedagógicas, como sociologia da educação, didática e psicologia da aprendizagem, o curso também apresenta disciplinas como: fundamentos da matemática, fundamentos do cálculo, análise combinatória e probabilidade, cálculo diferencial, raciocínio lógico e muitas outras. Veja a matriz curricular completa do curso da Ítalo aqui.
Cada vez mais a nossa vida e o nosso trabalho estão rodeados – e até dependentes – pela tecnologia e inovações tecnológicas. Seguindo essa tendência, profissionais formados em matemática terão mais espaços de atuação e mais necessidades de negócio para suprir. Mas precisamos deles! De você. =)