Você gosta de consumir conteúdos nas redes sociais? E na TV, também curte? Se você respondeu sim para alguma das perguntas, com certeza você já consumiu bastante conteúdo de comunicação integrada.
O marketing é uma área comunicacional super ampla, e diversos caminhos podem ser seguidos para que uma estratégia de marketing cumpra seu objetivo: consolidar bem uma marca e atrair mais clientes.
Uma dessas técnicas usadas, pode ser a comunicação integrada, que está abrindo diversas portas no mundo do marketing. Por isso, hoje trouxemos esse artigo para que você entenda como funciona e quais são os benefícios deste tipo de comunicação. Continue a leitura!
O que é comunicação integrada?
A comunicação integrada, como o nome já diz, nada mais é que uma integração da forma de se comunicar de uma marca. No início, perguntamos se você consome conteúdo no celular ou na TV, isso porque, esses são canais que o marketing pode utilizar.
Mas, comunicação via e-mail, publicações de artigos como este em sites e até ações off-line, ou seja, ações presenciais como cartazes e panfletos podem ser utilizadas nessa estratégia.
E olha só… podem ser usados todos esses canais ao mesmo tempo, ou apenas dois. Vamos trazer alguns exemplos, confira:
- Um salão de beleza pode ter um site em que publica artigos, e esses mesmos assuntos são adaptados para as redes sociais;
- Mas, este mesmo salão pode fazer isso, e inserir um banner na frente do estabelecimento com uma chamada que tenha relação com algum dos conteúdos já postados;
- Além disso, a dona ou dono do salão pode investir em propagandas na TV utilizando do mesmo tom de voz que é usado nos outros canais para chamar o público.
Em todas essas fases do exemplo, a comunicação integrada já estava acontecendo, o que difere é a capacidade de alcance dos canais escolhidos.
Porque ela melhora uma estratégia de marketing?
Como você viu acima, diferentes públicos podem ser alcançados pelo salão de beleza que utilizamos como exemplo.
- Nas redes sociais, o público pode ser de clientes fiéis que já acompanham a empresa, ou mesmo atingir novos clientes por meio dos compartilhamentos;
- No site, podem ser encontradas pessoas que precisam do conhecimento, e que ao ver a autoridade da empresa no assunto, se sintam confortáveis em buscar serviços;
- Com o banner na frente do estabelecimento, o salão consegue alcançar um público direto, que vai ter a possibilidade de entrar no local assim que ver o cartaz.
Na TV será outro público e assim por diante…Mas aqui é onde entra o pulo do gato: apesar de serem canais diferentes, em todos os materiais, o cliente vai encontrar o mesmo tom de voz, as mesmas cores e vai, automaticamente, reconhecer a marca.
É por isso que esse tipo de comunicação abre tantas portas no marketing, pois uma mensagem unificada é passada para o público-alvo, que, por consequência, cria mais confiança e vai, eventualmente, procurar aquele produto ou serviço.
A importância de um bom profissional
No entanto, vale destacar: nada disso acontece como um passe de mágica. Pelo contrário, há bastante trabalho envolvido, e muitos profissionais de comunicação por trás das câmeras para fazer dar certo.
Logo, é necessário a atuação de um bom profissional, com a qualificação e experiência necessária que possa tocar a comunicação integrada para frente. Tudo exige estudo de público, análise de dados, e construção de materiais realmente chamativos e alinhados com o objetivo da marca.
Se você gostou do conteúdo sobre comunicação integrada e acha que essa pode ser sua praia, continue por aqui e saiba mais informações!
Por que estudar marketing?
A cada dia que passa mais empresas e negócios de variados setores da sociedade buscam ter uma equipe de marketing, ou prestadores de serviços que façam esse papel. Afinal, o público está mais antenado que nunca.
E sim, é preciso estar em todo lugar ao mesmo tempo. O marketing desempenha um papel fundamental em todas as áreas de negócios, sendo essencial para o sucesso e o crescimento das empresas em um mercado cada vez mais competitivo.
Por isso, estudar marketing oferece uma série de oportunidades para os profissionais que se dedicam tanto em boa graduação, como em estar em constante aprendizado.
Habilidades necessárias para profissionais da área
Para ter sucesso no campo do marketing, é essencial desenvolver uma série de habilidades e competências. Os profissionais de marketing precisam ser:
- Criativos;
- Analíticos;
- Estratégicos.
Isso para que sejam capazes de entender as necessidades do mercado e desenvolver campanhas eficazes para atingir o público-alvo.
Além disso, é importante ter habilidades de comunicação interpessoal, trabalho em equipe e liderança, pois o marketing é aquele setor que precisa lidar com todos os outros setores da empresa.
Mas fique tranquilo! Todas essas habilidades são ensinadas nos cursos de comunicação e podem ser perfeitamente desenvolvidas em estágios, trabalhos práticos e estudos de caso.
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