Curso Superior de Marketing: tudo que você precisa saber sobre a área
“O marketing é a alma do negócio”. Temos certeza que você já ouviu essa frase por aí. É um ditado usado no mundo corporativo. E, como ingressar na área? É aqui que o curso superior de Marketing ganha extrema importância.
Afinal, é através do marketing que os clientes são conquistados e depois, fidelizados. De campanhas publicitárias à gestão de mídias sociais, o marketing abrange um enorme campo de habilidades e conhecimentos.
E o marketing não para de evoluir. Com a digitalização dos processos e a grande influência da internet na vida das pessoas, o marketing online tornou-se parte essencial de diferentes mercados. Continue a leitura e saiba tudo que você precisa sobre o marketing!
Principais ramos do marketing
Como comentamos antes, o marketing é um campo que abraça muitas habilidades. Tudo depende do que o mercado precisa.
As demandas do mercado são moldadas por mudanças tecnológicas, comportamentais e econômicas, exigindo adaptação rápida e dos profissionais.
A seguir, conheça três das principais áreas do marketing.
Marketing digital
O marketing digital se tornou mais que essencial em um mundo onde tudo está a apenas um clique de distância. As empresas utilizam a internet e as redes sociais para se conectar com seus clientes de maneiras inovadoras e cativantes.
Nesta parte do marketing estão:
- Criação de conteúdo nas redes sociais;
- Elaboração de anúncios para a web;
- Utilização de estratégias de SEO;
- E-mail marketing.
O marketing digital é tudo sobre estar presente onde as pessoas estão hoje em dia: online, mantendo os consumidores sempre engajados e interessados.
Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo está muito inserido no marketing digital que mencionamos acima. Mas, também está presente em estratégias offline. Quem trabalha com marketing de conteúdo se torna um bom contador de histórias.
Em vez de bombardear os consumidores com anúncios diretos, o marketing de conteúdo se concentra em criar e compartilhar materiais valiosos que educam, entretêm e inspiram.
Isso inclui a criação de artigos detalhados, vídeos envolventes, bons materiais visuais, como infográficos e até mesmo podcasts que abordam temas relevantes para o público-alvo.
A chave aqui é fornecer valor real, ajudando os consumidores a resolver problemas ou aprender algo novo, o que, por sua vez, constrói confiança e autoridade para a marca.
Marketing de relacionamento
O marketing de relacionamento é um dos segmentos mais tradicionais do marketing. Trata-se de construir e manter uma relação sólida e duradoura com os clientes, baseada na confiança, lealdade e satisfação.
Essa área envolve:
- Atendimento de qualidade ao cliente;
- Resolver problemas de forma eficaz;
- Programas de fidelidade.
Nesta área, a comunicação personalizada é a base. Isso significa ir além das campanhas de marketing em massa e criar mensagens que realmente falam com os interesses e necessidades individuais dos clientes.
Usar o nome do cliente, recomendar produtos com base em compras anteriores e oferecer promoções exclusivas são exemplos de como personalizar a comunicação.
O objetivo é fazer com que cada cliente se sinta valorizado e único, não apenas mais um número na base de dados.
Quando bem feito, o marketing de relacionamento transforma clientes ocasionais em defensores da marca, que além de retornarem para novas compras, mas também recomendam a empresa para amigos e familiares.
O que um profissional de marketing precisa ter para se destacar no mercado
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, trabalhar com marketing, ou qualquer outra área da comunicação, não se trata apenas de “dom” ou criatividade.
A criatividade é essencial para desenvolver ideias inovadoras que capturem a atenção do público. Mas não basta ser criativo, é importante ter habilidades analíticas para interpretar dados e entender tendências de mercado.
Confira algumas das principais qualidades para um profissional de marketing:
- Capacidade analítica;
- Comunicação clara, tanto com a equipe como com os clientes;
- Flexibilidade;
- Empatia;
- Gestão de projetos.
A importância de uma boa formação
Uma boa formação vai garantir que o profissional desenvolva todas essas habilidades acima, além, claro, de capacitar a parte técnica, com o uso de ferramentas que são fundamentais no dia a dia.
Aqui no Centro Universitário Ítalo Brasileiro, a área de comunicação como um todo abraça o marketing. O aluno pode escolher entre cursar o curso geral de marketing, tanto EAD, como presencial, ou se especializar no curso de marketing digital, 100% à distância, e ainda, se desejar, pode fazer a graduação completa em publicidade e propaganda com ênfase em marketing e tecnologia.
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