A Ítalo Empresa Júnior apresenta o Projeto Oficinas Interdisciplinares, coordenado e organizado por Professor Dr. Jerley Pereira da Silva e Professora Pós-doutora Ana Maria Ramos Sanchez Varella.
As Oficinas oferecerão apresentações com temas diferenciados e multidisciplinares. As diferentes áreas do conhecimento serão contempladas para contribuir com o desenvolvimento pessoal do auditório.
Convidadas:
Denise Rocha e Cristiane Avellar
Redação final:
Ana Maria R.S.Varella
No dia 17 de junho houve mais uma Oficina Interdisciplinar sobre o tema TEA (Transtorno do Espectro Autista).
As oficinas interdisciplinares são organizadas pela Empresa Júnior, sob a coordenação e organização do Pró-reitor Professor Dr. Jerley Pereira da Silva e a Professora Pós-doutora Ana Maria Ramos Sanchez Varella.
Título: Meu filho é TEA, e agora?
Convidada: Cátia Rodrigues
Redação final: Ana Maria R.S.Varella
No dia 13 de maio houve mais uma Oficina Interdisciplinar sobre o tema TEA (Transtorno do Espectro Autista).
As oficinas interdisciplinares são organizadas pela Empresa Júnior, sob a coordenação e organização do Pró-reitor Professor Dr. Jerley Pereira da Silva e a Professora Pós-doutora Ana Maria Ramos Sanchez Varella.
No dia 13 de maio houve a apresentação da Oficina Interdisciplinar: Meu filho é TEA, e agora? Os alunos, professores e convidados que estiveram no Centro Universitário Ítalo Brasileiro, foram privilegiados em ouvir a Professora Dra. Cátia Rodrigues.
Além dos organizadores, prestigiaram a colega palestrante Hélio Athia Júnior, o Professor Me. Vanderlei Fernandes Barreto e o Professor Dr. Márcio Alexandre Masella.
Foi uma manhã de emoção com atenção, vibração, informações, verdade, esclarecimentos, história de vida…foi um momento permeado de conhecimentos sobre o autismo.
A platéia foi formada por vários cursos que têm interesse no assunto.
Ao contar sua história de vida, Dra. Cátia emocionou não somente as mães atípicas, mas todos os presentes. Histórias reais não são apenas teóricas, são vivências reais que esclarecem.
A apresentação foi tocante, clara, esclarecedora. Foi aplaudida várias vezes em sua apresentação. Dra. Cátia distribuiu a força da vida, pois tocou em questões muito delicadas, íntimas e ajudou seus ouvintes.
Ao narrar sua história pode contribuir com outras mães. As mães atípicas presentes foram convidadas a falar. Muitas reflexões, pois cada história é única.
Algo para pensar em nossa sociedade: De que maneira poderemos auxiliar mães e portadores do TEA? No final, os alunos expuseram suas reflexões e saíram com a possibilidade de olhar para o autista de uma outra maneira. Importante momento para o repensar de atitudes.
No final seu filho entregou flores e mais um momento inesquecível.
A foto final com as mães atípicas abraçadas por seus filhos para comemorar o dia das mães.
Parabéns a todas as mães e pais que se desenvolvem com os ensinamentos apresentados por seus filhos, em qualquer situação.
Segundo Dra. Cátia “Um autista precisa ser respeitado! Medo e esperança são palavras que sinto. O autista cresce e precisa ter autonomia. Tudo que faço penso em meu filho.”
Agradecimentos pela liberação do material elaborado pela Professora Dra. Cátía Rodrigues, que teve a assessoria técnica de Luciana Volterrini Cotovia Pimentel.
Baixe o arquivo da apresentação Meu filho tem TEA, e agora?
Breve Currículo da Professora Dra. Cátia Rodrigues
Coordenadora do curso de Pedagogia, no Centro Universitário Ítalo Brasileiro há mais de 20 anos.
Doutora em Língua Portuguesa, Mestrado em Comunicação e Letras, Especialista em Didática do Ensino Superior, Especialista em Novas Tecnologias de Ensino-Aprendizagem. Especialista em Alfabetização e Letramento. Psicopedagoga. Graduada em Letras e Pedagogia.
Aluno envolvido:
Major doutorando Juan Manuel Ramos Santamaria
Convidados:
Tenente Coronel Denis Fernandes da Policía Militar de São Paulo
Delegado Fabiano Barbeiro da Polícia Civil de São Paulo
Orientação:
Professor Dr. Jerley Pereira da Silva
Organizadores:
Professor Dr. Marcos Antônio Gagliardi Cascino
Professor Dr. Jerley Pereira da Silva
Professora Pós-doutora: Ana Maria Ramos Sanchez Varella
Texto Ana Maria Ramos Sanchez Varella
Data: 25/10/22
No final da manhã, do dia 25 de outubro, os convidados abordaram o assunto em uma Mesa Redonda: “Luta contra o terrorismo yihadista e o crime
organizado”.
Experiências trocadas, puderam refletir sobre as formas de combate ao terrorismo yihadista na Europa. Outras reflexões foram realizadas em relação
aos métodos, investigações e experiências no Brasil contra o Novo Cangaço, sobre os ataques do PCC (Primeiro Comando da Capital) à cidade de São
Paulo em 2006.
O Major Juan explicou como o advento do grupo Daesh tem tido um impacto grande na Europa e como a resposta holística da Coligação internacional
contra o Daesh tem conseguido minimizar a ameaça.
As reflexões mostraram que as sociedades, as corporações, as entidades públicas e as empresas têm de se organizar e ser resilientes para tais
situações. É a mostra da importância da participação da sociedade nesse desafio. Ele pontuou que a estratégia da União Europeia contra o terrorismo é
prevenir, proteger, perseguir e descapitalizar as organizações criminosas, privando-as dos recursos que permitem que operem.
O Centro Universitário Ítalo Brasileiro teve a honra de receber o doutorando Juan Manuel Ramos Santamaria.
Convidado:
Juan Manuel Ramos Santamaria
Texto Ana Maria Varella
Data: 26/10/22
No dia 26 de outubro de 2022, o Major Juan Manuel Ramos Santamaria, doutorando da UNED – Universidade Nacional de Educação de Madri-
Espanha apresentou sua Oficina Interdisciplinar, organizada pela Empresa Júnior, sob a coordenação e organização dos doutores Jerley Pereira da Silva e Ana Maria Ramos Sanchez Varella.
Apresentou-se às 19h, para o Curso de Administração. O Major Juan iniciou sua Oficina chamando a atenção dos estudantes para ficarem atentos às
mudanças globais. Destacou os últimos acontecimentos do mundo, entre eles o advento do Daesh, a guerra da Ucrânia, o Brexit, a COVID-19.
Esses acontecimentos são desafios que as organizações público e privadas têm e tiveram de enfrentar porque geraram graves problemas.
Ele confirmou sua ideia de que as organizações devem estar preparadas para enfrentar adversidades, desde uma pandemia, até um ataque terrorista. Ele afirmou que a liderança das organizações tem de encontrar caminhos para superação.
Lembrou aos estudantes que as corporações, as entidades públicas e as empresas, devem se preparar, organizar-se para enfrentar tudo.
A sociedade tem de acompanhar as mudanças que se apresentam, é o caso da estratégia da União Europeia contra o terrorismo, porque tem de prevenir, proteger, perseguir, responder. O Major doutorando explicou sobre as teorias do cisne preto e o rinoceronte cinza e avaliou o impacto do altamente improvável, no caso da primeira e, a falta de resposta ante sinais evidentes, no caso da segunda.
Confirmou a ideia de que o mundo está em constante mudança e as empresas têm que se adaptar a elas.
O Major Juan expôs que a prevenção do crime envolve abordar as raízes de suas causas e não somente os atos criminais e as suas consequências. Para
ele, as políticas de segurança, especialmente as da prevenção, têm que ter uma abordagem ampla. Devem incluir não só as agências policiais, mas também as instituições e os profissionais.
Há a necessidade da cooperação de outros setores, como as escolas, as universidades e outras instituições de ensino, para evitar que os jovens entrem
no mundo do crime.
O setor privado, quando ligado às atividades financeiras, pode contribuir com o desenvolvimento de procedimentos para prevenir atividades de fraude ou de lavagem de dinheiro. Terminou a Oficina Interdisciplinar afirmando que as organizações da sociedade civil também podem ter um papel na gestão de campanhas para a sensibilização do público.
Após sua fala e apresentação os estudantes puderam questioná-lo e aplaudi-lo.
O Centro Universitário Ítalo Brasileiro teve a honra de receber o doutorando Juan Manuel Ramos Santamaria.
Convidado:
Juan Manuel Ramos Santamaria
Participação dos convidados:
1-Dr.Denis Fernandes – Tenente-Coronel – Subchefe do Centro de Inteligência da Polícia Militar de São Paulo.
2-Dr.Fabiano Barbeiro – Delegado da Polícia Civil de São Paulo.
Texto Ana Maria Varella
Data: 25/10/22
No dia 25 de outubro de 2022, o Major Juan Manuel Ramos Santamaria, doutorando da UNED – Universidade Nacional de Educação de Madri- Espanha apresentou sua Oficina Interdisciplinar organizada pela Empresa Júnior, sob a coordenação e organização dos doutores Jerley Pereira da Silva e Ana Maria Ramos Sanchez Varella.
Essa Oficina contou com os participantes convidados Dr. Denis Fernandes e Dr. Fabiano Barbeiro. Foi uma manhã especial para os estudantes dos Cursos de Psicologia e Enfermagem.
O Major Juan Manuel Ramos Santamaría iniciou sua apresentação com o título: “Combate ao terrorismo e ao crime organizado na União Europeia”, baseado no título de sua tese: O instrumento policial na luta contra a ameaça yihadista do Daesh: ferramentas normativas na Espanha e na União Europeia.
Os estudantes ficaram muito atentos, porque entenderam que o objetivo de uma Oficina Interdisciplinar é incentivá-los às pesquisas, para além da sua área do conhecimento.
O Major Juan levantou questões referentes ao advento do grupo terrorista Daesh, à mobilização de combatentes estrangeiros. Refletiu sobre a forma como o mundo reagiu criando a Coligação Internacional, para que, desde uma abordagem holística, conseguisse acabar com a posse de território do grupo.
Foram analisados o emprego do instrumento policial e militar contra o terrorismo e a importância de outras áreas da sociedade nesse desafio.
Outra questão levantada foi a preparação para a intervenção dos serviços sanitários em caso de um ataque num Grande Evento, como o ocorrido em Manchester em 2017, no concerto de Ariana Grande.
Da mesma forma, falou sobre a forma em que as forças de segurança encaram o crime organizado na Europa, com especial referência ao tráfico de drogas no sul da Espanha.
Em seguida, houve a apresentação do Tenente Coronel Dr. Denis Fernandes, da Polícia Militar de São Paulo, que traçou paralelo entre os métodos terroristas e os ataques que a cidade de São Paulo sofreu em 2006.
O terrorismo e o crime organizado se diferenciam no objetivo, porém, nos métodos e procedimentos têm muitas semelhanças.
Para encerrar o Delegado da Polícia Civil de São Paulo Dr.Fabiano Barbeiro comentou sobre a importância das investigações sobre o crime organizado.
Após as apresentações os estudantes puderam participar com perguntas e questionamentos.
Convidado:
Paulo Rogério Teixeira
Texto Ana Maria Varella
Data: 22/10/2022
A Oficina Interdisciplinar do Paulo Rogério Teixeira foi um sucesso. Ocorreu no dia 22/10/22 e o tema foi “Hot Money”.
Paulo possui graduação em Ciências Contábeis e MBA em Controladoria. Está há mais de 35 anos em áreas de suporte, com exercício em posições de
liderança.
Seu tema atraiu muitos estudantes e com certeza ele voltará outras vezes para abrilhantar o Projeto Oficinas Interdisciplinares, organizado pelos Drs. Jerley Pereira da Silva e Ana Maria Ramos Sanchez Varella.
Convidada:
Ana Maria Ramos Sanchez Varella
Texto Ana Maria Varella
Data: 31/08/2022
A convidada Professora Pós-doutora em Educação, com ampla experiência em Linguagem e Comunicação, especializada em Discursos Argumentativos, esteve no Curso de Administração, para rever com os alunos, a importância da comunicação no dia a dia.
Com toques teóricos em relação à construção da linguagem e demonstrando a importância do rever a própria comunicação, os alunos exercitaram a linguagem oral e escrita.
Expressaram-se em vários formatos textuais e revisaram as diferentes possibilidades de comunicação. Não foi deixado de lado o aspecto fundamental de prestar atenção a tudo o que é enviado ao outro nas redes sociais e no dia a dia nas comunicações internas nas empresas.
Ficou claro para eles a importância da clareza e coerência na expressão das ideias e respeito às normas gramaticais da Língua Portuguesa, em todo tipo de comunicação, seja oral ou escrita.
Os diferentes tipos de parágrafos foram revistos e exercitar as fundamentações teóricas foi fundamental, porque argumentar aciona o canal de convencimento ao ouvinte ou leitor. Os alunos perceberam que, hoje, em um momento tão polarizado da sociedade, será necessário exercitar a tranquilidade e atenção para que nas comunicações, as argumentações realmente sejam convincentes, baseadas no conhecimento e não apenas em informações.
Revisaram, releram o que escreveram e demonstraram estar atentos a essa oportunidade do exercício da comunicação diária, que os levará a ter muito sucesso em suas categorias profissionais.
Convidado Palestrantes:
Empresários Marcelo Pereira Bernardo e Roberto Carlos Gomes Zanin
Texto Ana Maria Varella
Data: 29/08/2022
A Empresa Júnior teve a honra de receber os palestrantes convidados Marcelo e Roberto para abrirem diálogo sobre o tema Gestão Esportiva, assunto muito comentado, no momento, na sociedade.
Compartilharam suas experiências com os alunos do curso de Administração e responderam a muitas perguntas.
Quais as competências do gestor esportivo foi uma das questões levantadas.
Nos estudos sobre Gestão Esportiva alguns autores têm constatado que entre essas competências estão a habilidade de negociar, a forma de planejar, ter liderança para decidir, aceitar sugestões e estar abertos a críticas. O mais importante é ter conhecimento sobre sua área de atuação.
Os convidados falaram sobre os modelos de novos negócios e projetos para a área. Comentou sobre a necessidade dos clubes se profissionalizarem cada vez mais, pois são empresas que precisam visar lucro e estar atentos à modernidade.
Um dos exemplos é a valorização que os clubes darão ao futebol feminino.
Os convidados receberam o agradecimento do Professor Dr. Jerley Pereira da Silva, coordenador do Curso de Administração, que considerou a Oficina muito importante, porque os alunos terão de pensar em projetos nessa área.
Eles desenvolverão, na disciplina Modelo de Negócios, do Curso de Administração, um projeto sobre Gestão Esportiva.
A palestra acionou no grupo muitas ideias e os alunos saíram da Oficina com ideias a serem desenvolvidas para surgirem projetos criativos e inovadores.
O Prof. Me. Roberto Garcia, do Curso de Ciências Contábeis e os professores convidados estão no Projeto Oficinas Interdisciplinares, que é coordenado e organizado por Professor Dr. Jerley Pereira da Silva e Professora Pós-doutora Ana Maria Ramos Sanchez Varella. As Oficinas oferecem apresentações com temas diferenciados e multidisciplinares e são organizadas pela Ítalo Empresa Júnior.
Os graduados e graduandos do Curso de Ciências Contábeis terão a oportunidade de participar das Oficinas para aperfeiçoar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas e treinar para a prova do Conselho Federal de Contabilidade, que acontecerá no dia 18 de setembro, das 10h às 14h.
A aprovação é fundamental, pois visa credenciar os profissionais Contadores para o exercício da profissão, após a conclusão da graduação em Ciências Contábeis.
Essa credencial proporciona para as empresas, que utilizam o serviço do Contador, segurança sobre a qualificação do profissional e a sua regularidade.
As Oficinas acontecerão aos sábados das 9h às 17h, nos meses de Agosto e Setembro.
Em Agosto: dias 13, 20 e 27.
Em Setembro: dias 03, 10 e 17.
O valor cobrado é bem acessível.
Convidado:
Alana Ligia Ribeiro, Alesson Oliveira Adorno, Gabriel Ítalo Chalegra de Barros, Letícia Oliveira Santos e Roseane Vieira de Sousa
Texto de Letícia Santos
Revisão final: Ana Maria Varella
Há quase um ano surgiu a proposta de elaboração do projeto Inter de Milão.
Esse início partiu de uma palestra realizada, no dia 30 de novembro de 2021, no Centro Universitário Ítalo Brasileiro, com o Vice-presidente de Marketing da Inter de Milão, o Senhor Luca Denovaro.
Nessa data foi proposto um desafio aos alunos dos Cursos de Administração, Tecnologia da Informação e Publicidade e Propaganda. Elaborar um projeto que fizesse a marca “Inter de Milão” e “Inter Academy” mais conhecida por todo o Brasil.
O desafio estava lançado, era uma proposta para “mentes brilhantes e criativas”.
Vários grupos foram formados para realizar uma proposta, muitos alunos se uniram para entregar um projeto inovador.
Foram muitos meses de trabalho, alguns grupos desistiram durante o processo, outros foram até o final. Apenas um grupo teve seu pré-projeto aprovado e foi selecionado para a próxima fase de orientação profissional, antes da apresentação final aos representantes da Inter de Milão.
O grupo vencedor é formado por alunos que se conheceram no dia da palestra e ao conversar, perceberam que tinham os mesmos objetivos, desejavam dar o melhor de si para que esse projeto fosse um sucesso. Tinham algo em comum, são moradores da zona sul de São Paulo e do mesmo período, noturno. O grupo é composto por alunos dos Cursos de Publicidade e Propaganda e de Tecnologia da Informação: Alana Ligia Ribeiro, Alesson Oliveira Adorno, Gabriel Ítalo Chalegra de Barros, Letícia Oliveira Santos e Roseane Vieira de Sousa.
A Empresa Júnior abriu-se para recebê-los e orientá-los para que o resultado final fosse um projeto profissional com a marca de excelência do Centro Universitário Ítalo Brasileiro.
A partir desse momento começou a grande estruturação do projeto. Os alunos aceitaram o segundo desafio, porque o primeiro já haviam vencido.
Os alunos abraçaram essa responsabilidade e enfrentaram todos os desafios propostos pelos Orientadores, os Professores Drs. Jerley Pereira da Silva e Ana Maria R.S.Varella, para tornar o Projeto mais profissional. Receberam o apoio do Coordenador de Publicidade e Propaganda, o Professor Dr. Robert Waker.
Foram meses de idas à faculdade toda semana para reuniões com os orientadores, muito diálogo, explicações, orientações, mudanças no processo, expectativas e muita vontade de finalizar o projeto condizente com o desejado.
Em junho o projeto foi finalizado e foram preparadas as telas para apresentação.
No dia marcado, Marcelo Pereira Bernardo, CO da IT.Sports Brasil Escolas de Futebol Ltda. com seus convidados, ouviu os alunos e o projeto realizado.
Foi um sucesso, os alunos surpreenderam os ouvintes com sua apresentação impecável. Foi uma apresentação profissional, que emocionou a todos e encheu de orgulho os Orientadores.
Uma das propostas do Centro Universitário Ítalo Brasileiro é oferecer essas experiências para os alunos, para que consigam se sobressair em sua vida pessoal e profissional. É a aplicação do que aprendem com seus Professores competentes.
Os alunos Alana Ligia Ribeiro, Alesson Oliveira Adorno, Gabriel Ítalo Chalegra de Barros, Letícia Oliveira Santos e Roseane Vieira de Sousa puderam externar seus pensamentos:
Segundo Roseane, “Participar do projeto foi desafiador pois tínhamos uma responsabilidade muito grande por ser o primeiro projeto internacional da Empresa Júnior junto com a Ítalo, apresentar para um cliente e de ter essa oportunidade dentro da faculdade.”
Letícia complementou: “Quando entrei na Ítalo a minha vontade de participar de um projeto grande era enorme, mas eu nunca imaginei que isso aconteceria tão rápido e logo no meu primeiro ano de faculdade. Tenho orgulho em dizer que realizei esse projeto e que todos os desafios me fizeram hoje ter uma outra visão e uma outra mentalidade, apresentar as ideias para os representantes da Inter aqui no Brasil foi gratificante e recompensador.”
Palavras de Gabriel: “Espero ter feito parte de um pouco da história da Inter aqui no Brasil, aprendeu com os desafios enfrentados por eles, experiência de dar tempo ao tempo.”
Alesson afirmou que “Ter a experiência de participar de um projeto com a Inter de Milão foi a coisa mais surreal que aconteceu na minha vida. […] O projeto me trouxe novas visões de mercado e entender na prática como tudo funciona é incrível, me fez ainda mais torcedor da Inter. Fiquei surpreso com essa oportunidade logo no primeiro ano da faculdade.”
Alana explicou que “Esse projeto ensinou coisas sobre mim que eu não sabia que era capaz, pude realmente evoluir no modo de pensar e no modo de agir. […] Sinto que quando surgir novos desafios profissionais, graças a Inter e a ítalo, vou poder usar esse projeto como referência para lembrar que sou capaz! Foi o primeiro e mais inesquecível projeto que fiz durante o ano letivo.”
Esses depoimentos mostram o impacto positivo que esse projeto teve na vida de cada integrante. Os meses se passaram e esses alunos guardam apenas boas memórias e sentimentos desse projeto inesquecível. Todos sabem da importância que a Empresa Júnior teve durante esse processo e agradecem carinhosamente a todos que fizeram parte desse ciclo.
Eles contam que aguardam ansiosamente pelas próximas oportunidades e que esse projeto da Inter de Milão seja apenas o começo.
O convite de participar do Projeto Oficinas Interdisciplinares e conversar com o Curso de Administração foi muito positivo. Eles puderam mostrar a importância do Projeto e suas etapas. O Coordenador do Curso de Administração e também um dos orientadores do projeto, o Professor Dr. Jerley Pereira da Silva, ficou muito emocionado com a presença deles e a forma profissional que apresentaram o projeto vencedor. Um exemplo para todos os alunos presentes.
Após a apresentação do grupo, uma das componentes Letícia falou em nome do grupo:
“A sensação de estar frente aos alunos, mostra a certeza de que fizemos tudo certo e que fomos merecedores. Nossa primeira experiência como palestrantes foi incrível, houve muita receptividade dos alunos. “Aproveitamos cada minuto dessa oportunidade e estaremos de coração aberto para as próximas oportunidades.”
O grupo foi convidado a fazer parte do painel “O futebol como meio de transformação pessoal e social, no dia 05 de setembro de 2022, na CBF, no Evento Brasil Futebol EXPO 2022. Eles serão homenageados por Marcelo Bernardo e Mauro Beting. O evento terá a ilustre presença do Diretor de futebol da base da Inter de Milão, Roberto Samaden.
Parabéns aos alunos que brilharam nesse projeto internacional. O centro Universitário Ítalo Brasileiro agradece a todos os envolvidos.
Convidado:
Rodrigo Guimarães
Texto de Letícia Santos
Revisão final: Ana Maria Varella
Rodrigo Guimarães é Gestor, Master Coach e Escritor. Escreveu o livro Transformação Poderosa: O caminho para o sucesso, que reúne dicas, exercícios e um treinamento para serem aplicados no cotidiano para fundamentar uma mudança de comportamento das pessoas. Essa é sua proposta para a Oficina Interdisciplinar.
Expectativas do Professor Rodrigo antes de iniciar a Oficina
Em seu depoimento para a Letícia Santos, que faz parte da área de comunicação da Empresa Júnior, o palestrante Rodrigo contou que se sentiu muito feliz e grato por poder fazer parte do Projeto Oficinas Interdisciplinares. Seu desejo é que as pessoas possam mudar o entendimento delas quanto à autossabotagem.
Desenvolvimento da Oficina
Essa Oficina Interdisciplinar teve como principal objetivo provar que é o cérebro que comanda as ações humanas. Por esse motivo, precisa ser ensinado a viver de forma saudável, para que ele não autossabote as ações realizadas.
Rodrigo explicou, de forma didática, que a autossabotagem é “a arte de deixar para o amanhã o que podemos fazer hoje”. Comentou que esse lema está muito presente na geração atual, que costuma deixar tarefas importantes para depois.
“Hoje em dia você até pode ter pensamentos bons, mas se você não tem comportamento adequado, nada acontece. Resultado vai ter de realizar, quando você faz, as coisas começam a acontecer.”
Em alguns momentos chamou a platéia a participar. Em uma das atividades propôs que todos se levantassem e colocou uma música para que as pessoas se alongassem e sentissem cada parte do corpo. A tranquilidade ia chegando, conforme a música ia tocando. Após isso, ele nos contou que essa é uma das lições do método da Programação Neurolinguística (PNL).
“O que eu quis mostrar pra vocês é que quando tiver um momento da vida em que vocês não tiverem condições de realizar algo, é porque seu corpo está sem recurso. […] Quando você encontra algo que o motiva, o seu corpo automaticamente se enche de energia. […] Então toda vez que você tiver que fazer um trabalho e você acha que não consegue, vá lá em um canto, mexa o braço e mexa o corpo. O seu corpo vai agradecer e a sua mente também.”
Durante a palestra ele brincou com o imaginário, com o objetivo de mostrar como funciona a programação Neurolinguística (PNL).
Tive a oportunidade de ser chamada por ele para experimentar, na frente de todos, uma visita a uma das minhas fobias a baratas. Com os olhos fechados e com sua voz me conduzindo, pude reviver um dos momentos marcantes do meu medo com elas. Com as instruções dele, de forma natural e controlada fui imaginando aquela cena de forma pausada e emoldurei como um quadro e fui me afastando cada vez mais dele, até não existir mais. Aprendi a ressignificar aquele momento traumático que vivi e abri a mente para outros problemas também. Precisamos controlar a nossa mente para fazer com que esses problemas se tornem um quadro emoldurado e que aos poucos vai sumindo, para que fiquemos mais leves e menos tensos.
Ele finalizou sua palestra falando sobre algumas estratégias para quebrar a autossabotagem, de acordo com o método PNL (Programação Neurolinguística) e com certeza atingiu seu objetivo nessa Oficina ao nos convidar a mudar nosso comportamento.
Parabéns Palestrante Rodrigo Guimarães! Estamos orgulhosos de tê-lo como ex-aluno do Centro Universitário Ítalo Brasileiro.
Convidado:
Dr. Marcus Margueron
Professor Dr. Marcus Margueron é docente do Pós-graduação do Centro Universitário Ítalo Brasileiro e nessa Oficina se propôs a apresentar, ao público, ferramentas para que consigam evoluir financeiramente.
Ele é professor da área de Finanças, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e é apaixonado por Finanças Pessoais.
Quem esteve presente em sua palestra, na semana acadêmica, pôde escutar mais sobre a metodologia e origem do Método da Árvore Suíça de Dinheiro, criado por ele.
Expectativas do Professor Dr. Marcus antes de iniciar a Oficina
Professor Dr. Marcus comentou que se sentiu muito realizado e feliz por ter mostrado, na semana acadêmica, aos alunos, o seu método.
Para a sequência da proposta, nessa Oficina, espera que todos preencham a planilha do excel com a sua orientação e que tenham interesse em utilizar o aplicativo a fim de que comecem a tomar decisões inteligentes, na área financeira.
Desenvolvimento da Oficina
Na Oficina Interdisciplinar, mostrou, na prática, como utilizar o método e o aplicativo para que as pessoas possam estar aptas a ter uma evolução financeira.
A Oficina teve como principais objetivos mostrar na prática como funcionam as planilhas do Excel para controle financeiro baseado no método desenvolvido por Professor Dr.Marcus, o “Método da Árvore Suíça de Dinheiro”. Mostrou também a importância de fazer compras inteligentes para evitar gastos desnecessários, isso tudo com a praticidade do aplicativo “Palm5”, criado por ele.
“O grande desafio das finanças pessoais, eu costumo dizer, é tirar do papel. É colocar em prática.”
Ele nos contou, que enquanto trabalhava com um professor desenvolveu um estudo para distribuidoras de energia elétrica que estavam com problemas financeiros e com a ajuda do governo ganhou uma bolsa de estudos para morar um ano na Suíça. Com isso ele voltou com uma solução para essas empresas.
A partir desse estudo ele concluiu a tese de doutorado baseado nos conceitos de tirar os planos do papel e ajudar as empresas a se estabelecerem financeiramente com o Método da Árvore Suíça de Dinheiro, que conta com indicadores de ações para as empresas executarem.
Dr. Marcus conta que, de acordo com professores de Harvard, a analogia da árvore se dá pelo fato de que a geração de riqueza de uma empresa é semelhante a geração de frutos de uma árvore. Tudo começa nas raízes, ou seja, nas pessoas. E na questão de finanças pessoais não é diferente, começamos com os sonhos mas eles precisam ser estruturados e de planejamentos. Mas ele conta que a fase de execução de um sonho se torna muitas vezes o passo mais difícil a ser executado, por isso o método da árvore entra em ação.
“O método procura aumentar essa taxa de sucesso dos planos, esse é o objetivo. É transformar sonhos em patrimônio.”
Professor Dr. Marcus deu uma breve explicação sobre o método e logo em seguida nos mostrou, na prática, como o uso da planilha no Excel funciona. As planilhas contam com várias abas e vários indicadores, nela podemos preencher o valor mensal da nossa renda, dívidas e até as nossas metas. Automaticamente, a aba de indicadores nos mostram se estamos no caminho certo ou no errado. Ele mostra também como é possível controlar gastos diários e mensais com essa planilha e como podemos nos preparar para o futuro, até calcular o INSS.
“Precisamos saber lidar bem com o dinheiro. Escuto dizerem ‘professor, controlar dinheiro é tão chato’, mas experimenta ser controlado por ele, ser limitado por ele. Aí que é complicado.”
Dr. Marcus conta que usou de exemplo a Suíça para a criação do aplicativo para que as pessoas possam fazer compras inteligentes, pois em um momento ele foi comprar remédio para dor de cabeça e lá é comum aparecer o valor unitário do produto, além do valor final. O que aqui no Brasil não é comum, o que dificulta na nossa decisão de comprar um produto mais barato quando na verdade não sabemos se estamos fazendo a conta certa.
O “Palm 5” evita que você perca dinheiro e acabe ganhando em questão de minutos por se tratar de um aplicativo que faz os cálculos necessários para saber se aquela compra à vista ou parcelada vai te fazer perder dinheiro ou poderá te fazer render, consequentemente, ganhar mais. Para que o aplicativo funcione direito você tem que ser uma pessoa que já é acostumada a investir seu dinheiro, já que você ganhará de acordo com o tanto que ele irá render conforme o tempo for passando.
O professor conta que utiliza esse aplicativo todos os dias e percebe que a cada compra inteligente, no final ele lucra muito mais do que aquela compra sem o “Palm 5”. Para demonstrar, ele nos mostra o exemplo da compra de Sabão em Pó de 5kg tamanho família ou dois pacotes menores de Sabão em Pó de 2,2kg. Segundo o aplicativo, ele fará uma compra inteligente se decidir levar os dois pacotes menores, levará quase a mesma quantidade e por um preço muito menor.
Ele garante que a utilização do aplicativo faz com que nos sintamos mais espertos e cada vez mais orgulhosos de sempre tomar a decisão certa e por consequência, lucrar mais com as compras de forma inteligente.
Professor Dr. Marcus Margueron conseguiu, em um sábado pela manhã, influenciar a todos que estavam ali na Oficina a pensar antes de gastar e investir o seu dinheiro, sempre pensando no futuro. Incentivou a todos a usarem o aplicativo para evitar gastos desnecessários e ainda se sentirem motivados por terem feito uma compra inteligente.
Convidada:
Thaynara Andrade Santos
As alunas do Curso de Publicidade e Propaganda Letícia Santos e Roseane Sousa, orientadas pelos organizadores, registraram, no texto abaixo, os momentos especiais vivenciados na primeira Oficina Interdisciplinar 2022, organizado pela Ítalo Empresa Júnior, vinculada ao Curso de Administração de Empresas, sob coordenação do Professor Dr. Jerley Pereira da Silva.
Convidada palestrante
Thaynara Andrade Santos, 20 anos, iniciou o Projeto Oficinas Interdisciplinares. Ela é aluna do curso de Administração de Empresas, sétimo período e trabalha no Carrefour.
Antes de dar início a as apresentação, que teve um público de mais de 50 alunos da Instituição e convidados externos, Thaynara relatou para as alunas Letícia e Roseane que estava nervosa e ansiosa, pois seria a primeira vez que se apresentaria para tantas pessoas. Contou também que tinha grandes expectativas em relação ao tema e que esperava que as pessoas se interessassem e tivessem a mesma curiosidade que ela teve, assim que recebeu a proposta de robotização.
Desenvolvimento da Oficina
A oficina teve como principal objetivo dar um novo olhar e falar sobre algo que para muitos ainda é um tabu, o desenvolvimento de robotização e melhorias de processos no mercado de trabalho e a experiência da Thaynara, com a implementação de um robô na sua área, a financeira.
“Vamos supor que o seu gestor chegue em você e fale ‘agora você terá um colega e esse colega é um robô’, para você, isso seria algo positivo ou negativo? E como você enxergaria um robô dentro desse ambiente?”.
Com maestria, Thaynara soube instigar cada um que compareceu na oficina a fazer a diferença e abrir o olhar para o novo. Ela contou que isso aconteceu na vida dela a partir do momento em que fizeram a proposta de robotizar os processos que ela levava cerca de 6h para concluir e trouxeram como solução um sistema que levaria aproximadamente 18min. para realizar essa função.
“Eu tive por muito tempo o pensamento de que o robô seria uma ameaça, e quando você vive de fato essa oportunidade e quando você está aberto dentro da empresa para viver isso com o robô, a sua cabeça muda e você começa a ter outras experiências, na minha visão”.
Thaynara teve receio, mas quando percebeu que o robô só funcionaria direito se ela estivesse supervisionando, conseguiu ver o lado positivo dessa tecnologia. Ela percebeu que conseguia ter tempo para analisar o andamento do sistema e se tudo estava funcionando. Passou a ministrar treinamentos para os outros funcionários entenderem como o robô funciona.
“A gestão de RPA (Automação Robótica de Processos), dá a possibilidade da pessoa explorar o melhor dos dois mundos, ou seja, ela consegue tanto trabalhar a habilidade humana como o recurso do robô. O robô só vai fazer o que mandarmos, pois temos a capacidade de solucionar problemas e eles executarem. Você é quem domina o robô e não ele quem domina você”.
Thaynara contou também que é a proprietária do robô, por ele estar fazendo a sua função. Na fase de projeção ela levantou todos os problemas que aquela função trazia para ela, fazendo com que o robô fosse projetado para não cometer esses erros.
Durante sua apresentação, Thaynara comentou que outras oportunidades podem surgir com essa implementação. Segundo ela, não era vista como uma pessoa capaz de ter funções que precisavam de responsabilidade. Após a instalação desse sistema, as pessoas começaram a valorizá-la mais.
Thaynara conseguiu incentivar todo o grupo presente a refletir como o processo de robotização auxiliará o processo no trabalho de cada um. Deixou um “gostinho de quero mais” para uma segunda parte da Oficina. Professores estiveram presentes, entre eles, a Professora Francisca Maria Emília Pinto que considerou muito importante a presença da Thaynara. “Excelente o assunto apresentado. Espero que tenham muitos alunos, muitos grupos que participem das Oficinas Interdisciplinares e que sejam um sucesso.”
Para finalizar os responsáveis pelas Oficinas Interdisciplinares
No final, as alunas Letícia e Roseane conversaram com os responsáveis pela Coordenação e organização da Oficinas Interdisciplinares, da Ítalo Empresa Júnior, os Professores Drs. Jerley Pereira da Silva e Ana Maria R.S.Varella, que estavam muito emocionados com todo processo da aluna Thaynara, que recebeu toda orientação e foi preparada por eles, para que pudesse brilhar apresentando o conhecimento sobre sua área de atuação.
Varella destacou a dedicação de Thaynara durante o processo de orientação para sua apresentação e a parabenizou com a entrega de seu certificado e uma lembrança para registrar o momento.
Para o Coordenador Dr. Jerley, “A Júnior é uma empresa em que os alunos atuam nos projetos, com o apoio, assessoria e acompanhamento dos professores. Para participar da Júnior é necessário entender quais os objetivos e filosofia da empresa. Têm que estar preparados para aprender e aceitar as observações. É muito gratificante perceber a coragem de Thaynara de vir se expor, compartilhar seu dia a dia com os colegas.”
Ele concluiu agradecendo a parceria dos envolvidos e espera que a Ítalo Empresa Júnior em 2022 “possa realizar sonhos. Estamos aqui para colaborar com os alunos e profissionais. Que possam vivenciar, crescer e contribuir com a Empresa Júnior e o fortalecimento dela”.
Parabéns Thaynara Andrade Santos! Você é um orgulho para o Centro Universitário Ítalo Brasileiro e para o Grupo Carrefour Brasil.