Por Ana Maria R.S.Varella e Jerley Pereira da Silva
Nosso projeto visa valorizar pessoas que constroem suas histórias profissionais com responsabilidade, estudos, conhecimentos e com exemplos éticos, dedicação e comprometimento.
Essas histórias inspiradoras serão o incentivo que falta, muitas vezes, para a geração tecnológica, que esquece ser necessário trilhar com atenção, otimismo, persistência o caminho que a levará ao sucesso. É o tempo do amadurecimento. Essa geração terá um grande aprendizado à frente. O tempo da espera, que cobra ações e é real.
Resgataremos um texto escrito na Revista Educafoco, volume 1, número 1 que nos emocionou, porque iniciamos essa Revista Eletrônica Interdisciplinar Internacional com muita vontade de acertar e ter a oportunidade de uma expressão livre e comprometida com a humanização.
Nesse primeiro número fomos nos espelhar em uma família vitoriosa e com muitos exemplos de sobrevivência e persistência.
Pudemos rever e recompor a história do fundador do Centro Universitário Católico Ítalo Brasileiro, perceber o quanto foi dedicado à educação.
Somos colaboradores dessa história, embora não tenhamos conhecido seu fundador, constatamos que seu filho e neto respeitam a sua filosofia. Ao se transformar em uma Instituição Católica, a responsabilidade deles aumentou e a nossa também.
Início da História… vida do fundador educador Pasquale Cascino.
Ao investigar e revisitar a história, encontramos emoção nas palavras de um filho para com seu pai. Por esse motivo a narrativa faz parte de escritos de Marcos Antônio Gagliardi Cascino.
Tudo começou com sonhos de meu pai.
Foi um homem sonhador, preocupado com as questões sociais e com muita vontade de vencer.
Imigrante italiano, filho de Francesco Cascino e Domenica Maria Viccino, nascido em 07 de junho de 1923, em Verbicaro, província de Cosenza, Itália e falecido em 14 de agosto de 2003, em São Paulo.
Em 1937, meu pai deixou Verbicaro e veio para o Brasil. Seu grande sonho era ser engenheiro, porém não conseguiu concretizar seu desejo.
Em 1949, construiu com as próprias mãos, um pequeno espaço de 15 m2 em Moema e fundou uma pequena escola de datilografia com 4 máquinas.
Concluiu sua formação como normalista e se apaixonou definitivamente por educação, fundando uma escola primária. Casou-se com uma professora e ficou com ela até o final de sua vida.
Meus pais trabalhavam duro. Meu pai lutava para realizar seu sonho na ampliação de uma escola primária construída pelas próprias mãos, o que aconteceu em 1961.
Uma casa muito boa que comportava 400 alunos por período.
Foi sócio fundador da Instituição Educacional Professor Pasquale Cascino, mantenedora do Colégio Ítalo Brasileiro de Educação Infantil, com início em 1968.
Em 1972 deu empreendimento à Faculdade Ítalo-Brasileira, campus unidade Moema com os cursos de Administração Geral, Administração com Habilitação em Comércio Exterior, Ciências Contábeis, Tecnologia em Processamento de Dados, Ciências Econômicas.
Em 1999, foi aberto o campus da unidade Santo Amaro, localizado na Av. João Dias, 2046 e que já incluía os cursos de Educação Física, Fisioterapia, Pedagogia, Secretariado Executivo Bilíngue, Enfermagem e Administração com Habilitação em Marketing. No mesmo endereço, também foi o mantenedor do Teatro Paulo Autran.
Construir uma Instituição Educacional que atendesse os mais necessitados era outro sonho, ele o atingiu culminando com o Centro Universitário Ítalo Brasileiro, hoje Centro Universitário Católico Ítalo Brasileiro, que tem mais de 10.000 alunos de ensino superior.
A história continua com seu filho
Marcos Antônio Gagliardi Cascino, que teve a missão de continuar o legado de seu pai.
Sequência de sua narrativa…
A cada dia busco o aprimoramento em diferentes contextos, tento ser uma pessoa melhor. Verdadeiramente almejo essa melhora, pela oportunidade de ter construído uma bagagem anterior.
Por isso reforço, sem história não é possível melhorar. Os aprimoramentos não acontecem apenas na esfera acadêmica, mas, também nas relações sociais.
Meu pai me mostrou o verdadeiro significado da superação de dificuldades, quando pensava em ajudar aqueles que como ele, um dia, tiveram de ver seus sonhos prejudicados. A vontade tinha de ser maior do que tudo.
Pretendo contribuir com a sociedade, essa mesma sociedade arquitetada pelo sonho de meu pai um dia, e que abraço por inteiro, hoje.
Quero propor reflexões que traduzam a capacidade de automotivação, iniciativa para investigação, harmonia no tripé estudos, trabalho e vida familiar, aplicação dos conhecimentos obtidos em sala de aula na resolução de desafios profissionais e autonomia intelectual no processo de ensino e aprendizagem.
Meu objetivo não é apenas pensar na educação dos estudantes dentro do Centro Universitário, mas perguntar até que ponto eles conseguirão acompanhar descobertas magníficas e dimensões sociais que valorizarão a grandeza do espírito, da cultura e da verdadeira essência das coisas.
Nossa Instituição possui uma trajetória de serviços prestados com mais de 70 anos de história no universo educacional e sempre esteve atenta e disposta aos novos projetos e propostas pedagógicas.
Durante várias décadas, essa instituição se deparou e venceu diversos desafios e obstáculos sociais, políticos e econômicos que fizeram parte da história desse país.
O Ítalo é uma Instituição Educacional comprometida com a formação e evolução pessoal e o exercício consciente da cidadania, para contribuir com o desenvolvimento de uma sociedade ética e justa. Neste sentido, a educação superior tem como seu maior desafio, no século XXI, não somente formar pessoas, mas modificar vidas, proporcionar sonhos e redesenhar trajetórias contribuindo, assim, para o desenvolvimento da sociedade como um todo.
Meu pai foi o primeiro italiano a empreender na área educacional no Brasil.
É uma história continuada, que teve início com meus pais, passando por mim e atualmente está com meu filho.
Houve uma continuidade e toda continuidade gera uma história. Assim como na vida a história está conectada ao ato de vivenciar. Esta trajetória de mais de sete décadas, e traduzida na continuidade de filosofia, de valores, de missão e de metas dentro de um processo contínuo e sem interrupções.
E continua…
Como Educador e Reitor sou o elemento de apoio a meu filho. O fio condutor que une as três gerações é o Idealismo.
Marcos Vinícius Busoli Cascino é o atual chanceler do Ítalo. Sua gestão tem demonstrado que é um empresário visionário, ético, competente e gentil. Com certeza não deixará quebrar os fios que uniram as três gerações.