Por Ana Maria R.S.Varella – 20/12/23
O Pró-reitor acadêmico, Professor Dr. Jerley Pereira da Silva, esteve em Brasília, em novembro, em audiência no Ministério da Educação e, em dezembro, foi recebido na CAPES, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Em ambos os locais levou o nome do Centro Universitário Católico Ítalo Brasileiro e sua história. Pode apresentar a missão da Instituição, seus valores humanísticos e mostrar que há muito a ser desenvolvido na Educação Brasileira.
Deixou claro nas cartas apresentadas tanto ao Excelentíssimo Senhor Ministro da Educação Camilo Sobreira de Santana, quanto para a Excelentíssima Dra. Mercedes Maria da Cunha Bustamante, presidente da CAPES, que o sistema educacional tem de passar urgentemente por grandes modificações, a fim de propiciar subsídios para a melhoria na qualidade do ensino brasileiro. Essa qualidade é relacionada ao preparo dos professores que ministram as aulas. Por esse motivo é tão importante capacitar pessoas para produzir inovações individuais e em equipes e ampliar o desenvolvimento cultural e artístico para haver políticas culturais que ampliem o acesso à cultura, às artes e ao conhecimento nesse campo. Foram destacados outros pontos importantes, entre eles a importância do desenvolvimento de estudos e pesquisas no Ítalo.
Houve uma reunião com o Professor Dr. Paulo Jorge Parreira dos Santos, diretor de Avaliação da CAPES. Esteve, também presente, o Professor Pós-doc. Márcio Masella.