Por Ana Maria R.S.Varella – 15/02/23
Cooperação da notícia: Francisca Maria Emília da Silva Pinto
No dia 15 de fevereiro de 2023, o Santo Padre, o Papa Francisco, nomeou o novo Bispo Auxiliar da Diocese de Santo Amaro. O escolhido foi o Monsenhor Marcelo Antônio da Silva. Ele foi saudado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, que em documento, desejou um “profícuo Ministério”. Foram lembradas, na carta, reflexões do Santo Padre, registradas em março de 2022, entre elas, seu pensamento expresso: “buscamos a dignidade humana, a defesa da sacralidade e da integralidade da vida como horizonte de nossa fé.”
O Chanceler Marcos Vinicius Busoli Cascino, o Magnífico Reitor Professor Dr. Marcos Gagliardi Cascino e o Pró-Reitor Professor Dr. Jerley Pereira da Silva, do Centro Universitário Ítalo Brasileiro, destacaram a atuação do Monsenhor na Instituição e o parabenizaram pelo Ministério de amor e abnegação às comunidades por onde passou. Agradeceram a sua passagem pela Paróquia Universitária Carlos Acutis, de 2020 a 2023 e estão muito felizes com a honrosa nomeação.
O novo Bispo Monsenhor Marcelo nasceu na cidade de Apucarana, no Paraná. Em 1991 ingressou no Seminário Diocesano de Santo Amaro. Tem formação em Filosofia e Teologia. Aprofundou seus estudos na língua latina e grega. Cursou Mestrado e Doutorado em Bioética. Coordenou os Cursos de Filosofia e Teologia do Centro Universitário Ítalo Brasileiro.
Atualmente, Monsenhor Marcelo Antônio da Silva é Diretor Acadêmico e Professor de Ética e Bioética do Instituto Superior de Filosofia e Ciências Religiosas São Boaventura. Membro do Conselho de Ética da Sociedade Brasileira de Bioética do Estado de São Paulo. Membro do Grupo de Trabalho de Bioética para o Ensino Médio do CREMESP – Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo. Vigário Geral da Diocese de Santo Amaro e Pároco da Paróquia São Pancrácio.
A Preceptora do Colégio Liceo Santo Amaro, Abade, Neusa Cascino, parabenizou o Bispo Auxiliar, na Diocese de Santo Amaro e desejou todas as bênçãos, nessa nova etapa de sua vida. Segundo ela, “o Centro Universitário Ítalo Brasileiro e o Colégio Liceo Santo Amaro, Abade estão em júbilo e honrados de tê-lo tido como Capelão, Professor e Coordenador dos Cursos de Teologia e Filosofia, o que nos deu muita satisfação.”