91- O Ítalo foi aprovado no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Por Ana Maria R.S.Varella – 26/11/24
Colaboração da notícia: Cátia Rodrigues
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência desempenha especial tarefa na formação de professores no Brasil. Ele articula teoria e prática, promove melhoria na formação docente, valoriza a carreira docente, integra a universidade e a escola. Seu impacto social e educacional é intenso.
Foi apresentado, pela Coordenadora do Curso de Pedagogia, a Professora Dra. Cátia Rodrigues, com o apoio e a participação ativa de seus professores, o projeto que foi aprovado nesse importante Programa. Um marco, porque foi a primeira participação do Centro Universitário Católico Ítalo Brasileiro no PIBID e foi contemplado.
Esse reconhecimento reforça a importância da formação inicial de futuros professores e sua preparação para os desafios da educação contemporânea. Essa aprovação possibilita aos licenciando uma vivência prática e orientada desde os primeiros anos de sua formação, aproximando teoria e prática, o que resulta em um diferencial significativo no desenvolvimento de competências pedagógicas e de pesquisa.
O Centro Universitário Católico Ítalo Brasileiro foi contemplado com 10 vagas para a área de Educação Inclusiva, uma das prioridades do projeto, e 22 vagas para as demais áreas, com exceção dos subprojetos de “Refugiados” e “Alfabetização”.
Esse resultado é muito importante para o curso de Pedagogia, porque passa a oferecer aos futuros docentes uma formação ainda mais completa e integrada. A participação no PIBID também favorece o desenvolvimento de novas metodologias e práticas inovadoras, preparando os alunos tanto para a sala de aula quanto para a pesquisa acadêmica, consolidando-os como profissionais e pesquisadores aptos a lidar com as demandas da educação atual.
Destaque aos subprojetos dos professores:
Prof. Dr. José Luiz Germano Martins: Avaliação da Aprendizagem.
Prof. Dr. Carlos Augusto Xavier: Práticas no Ensino de Alfabetização Matemática.
Profa. Dra. Márcia Cristina Polacchini de Oliveira: Artes.
Profa. Ma. Daniela Scoss: Educação Física e Psicomotricidade.
Prof. Me. Luiz Felippe Matta Ramos: Educação e Refugiados.
Profa. Ma. Francisca Edinete Nogueira de Souza: Fatores inerentes à formação de professores no processo de inclusão de crianças com deficiência intelectual no Ensino Fundamental I.
Profa. Esp. Sarah Nogueira: Tecnologia e Linguagem Digital.
Profa. Esp. Eugênia H. Kato: Alfabetização e Letramento.
Parabéns a todos os envolvidos. Orgulho para o Ítalo!