Por Ana Maria R.S.Varella – 26/05/24
No dia 25 de maio, a platéia estava lotada para ouvir os depoimentos de mães atípicas, principalmente as que convivem com crianças e adolescentes com o Transtorno do Espectro Autista.
Os alunos do Curso de Nutrição, do Centro Universitário Católico Ítalo Brasileiro, recepcionaram os convidados, sob a orientação da Coordenadora Ma. Tessa Cristine Alves, palestrante do Fórum.
O evento foi aberto pela representante do Projeto Dino, a Sra. Keila Couto R.Seiller, que agradeceu ao Pró-reitor Acadêmico Professor Dr. Jerley Pereira da Silva. Ele destacou a importância do encontro.
Em seguida, houve a fala da Secretária Municipal da Pessoa com deficiência, a Sra. Sívia Grecco, que se apresentou como mãe atípica.
Foram muitas as reflexões e apontamentos para o conhecimento dos presentes.
O Ítalo, há mais de 2 anos tem sido palco de importantes reflexões sobre o assunto, sempre ouvindo profissionais que acrescem o conhecimento interno de seus alunos e professores sobre o Transtorno do Espectro Autista.
A Professora Pós-doutora Ana Maria R.S.Varella, responsável pelo Núcleo de estudos e pesquisas do Ítalo, destacou que na Instituição há um grupo de estudos e pesquisas sobre o assunto, certificado pelo CNPQ. Houve um convite à cientificidade do TEA, para os interessados presentes ao Fórum.