Por Ana Maria R.S.Varella – 08/03/23
Colaboração da notícia e fotos: Thais Lourenço Dutra
No dia 08 de março, o Centro Universitário Ítalo Brasileiro valorizou e comemorou o Dia Internacional das Mulheres. Houve ações do R.H. para que todas as colaboradoras tivessem um dia diferente.
A abertura foi feita pelo Artista Plínio Oliveira que tocou e cantou para emocionar a todas as mulheres presentes. A aluna do Curso de Teatro, Daniella Pinfildi, apresentou o texto “Canção das mulheres”, da autora Lya Luft. A platéia ficou emocionada.
Para complementar houve a presença da convidada palestrante Gi Sollar, consultora de imagem e estilo, cuja palestra destacou a imagem pessoal, comunicação, aparência e comportamento.
Importante destacar que essa comemoração anual sobre o tema Mulheres surgiu depois que o Partido Socialista da América organizou o Dia das Mulheres, em 1909, em Nova Iorque. Foi uma jornada pela igualdade de direitos civis e em favor do voto feminino.
Em 1910, em outra Conferência, Clara Zetkin, professora, ativista sugeriu que o Dia das Mulheres passasse a ser celebrado todos os anos. Em 2013, as mulheres russas celebraram a data, porém somente em 1917, na Rússia imperial, organizou-se passeata de mulheres, em protesto contra a carestia, desemprego e deterioração das condições de vida. Homens se juntaram a elas e ocorreu a revolução de 1917.
Em 1975, o dia 08 de março foi instituído pelas Nações Unidas, o Dia Internacional das Mulheres. Esse dia é comemorado em mais de 100 países, é um dia de protesto por direitos ou celebração feminina.
Fonte pt.m.wikipedia.org