Por Ana Maria R.S.Varella – 26/06/23
O assunto TEA tem sido muito falado em nossa sociedade. Mais uma vez o Centro Universitário Ítalo Brasileiro está na frente com essa pauta.
Na 5ª edição do Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), o autismo foi englobado no chamado Transtorno do Espectro Autista-TEA.
No Ítalo há pessoas com TEA e todos da Instituição precisam estar atentos aos cuidados necessários para a melhor convivência. Além disso, com conhecimento e esclarecimentos poderemos auxiliar a nossa sociedade a ser mais inclusiva.
A Ítalo Empresa Júnior desenvolve ações de responsabilidade social e inclusão e o desenvolvimento de projetos sobre o assunto tem sido valorizado e citado em vários eventos. Mais de 4 oficinas com temas diferenciados já foram oferecidas à comunidade interna e externa e atraiu a participação de Associações de familiares atípicos.
Sob a supervisão da Professora Pós-doutora Ana Maria R.S.Varella dois jovens com TEA estão sendo preparados para serem incluídos no mercado de trabalho. A intenção é desenvolver parceria com empresa que queira se preparar para recebê-los.
Os pais não são esquecidos. Segundo Varella “é muito importante ouvir os pais e familiares, afinal são eles que convivem diretamente, no dia a dia, com essa realidade. Eles precisam também de cuidados”.
Ela e o Pró-reitor acadêmico Professor Dr. Jerley Pereira da Silva, organizadores e elaboradores do Projeto Ítalo TEA, foram convidados a participar, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, da Frente Parlamentar de Proteção às pessoas com autismo. Puderam ouvir e refletir sobre o assunto.