Pós-graduação | EAD | 18 meses
Práticas na Educação Infantil com Ênfase na Inclusão e no Desenvolvimento Psicomotor
Práticas na Educação Infantil com Ênfase na Inclusão e no Desenvolvimento Psicomotor
Certificado Modular
Metodologias ativas
Reconhecido pelo MEC
Mentoria com Coordenador
Sobre o curso
O curso de especialização “práticas na educação infantil com ênfase na inclusão e no desenvolvimento psicomotor” aborda aspectos teóricos e práticos relacionados ao desenvolvimento psicomotor das crianças da faixa etária de 0 a 6 anos, bem com estratégias para promover a inclusão de todos os alunos, independentemente de suas habilidades e necessidades educacionais especiais.
A educação inclusiva precisa estar presente em todo contexto escolar, visando garantir a equidade de oportunidades educacionais para todas as crianças, independentemente de suas características ou condições de saúde. Nesse contexto, é fundamental que os profissionais, especialmente os da educação infantil estejam preparados para acolher, compreender e atender às necessidades específicas de cada aluno, considerando a importância da primeira infância como a base do desenvolvimento.
O desenvolvimento psicomotor é uma área de conhecimento essencial para os profissionais que trabalham na educação infantil. Ele abrange o desenvolvimento das habilidades motoras, cognitivas e emocionais, proporcionando uma base sólida para o aprendizado e o desenvolvimento global das crianças.
A relevância desse curso nos tempos atuais está diretamente relacionada à demanda crescente por profissionais capacitados na área da educação inclusiva. De acordo com dados estatísticos recentes, no Brasil, cerca de 6,7% da população possui algum tipo de deficiência.
Considerando que o Transtorno do Espectro Autista passou a ser reconhecido como deficiência em 2013, ele não foi mapeado nas estatísticas e, por isso, a quantidade exata de pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ainda é incerta. Contudo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que haja aproximadamente dois milhões de pessoas com TEA.
Os Transtornos Específicos de Aprendizagem (TEAp) e o Trantorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), também não são reconhecidos como deficiência, mas há um grande número de crianças com esses diagnósticos nas escolas. De acordo com a Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA) mais de 5% das crianças são diagnosticadas com Transtorno. De acordo com o Instituto ABC mais de 8% dos brasileiros têm diagnóstico de TEAPs.
Diante desses resultados, vemos que o número de matrículas de crianças com deficiência e/ou com necessidades educacionais especiais na educação infantil tem aumentado nos últimos anos, o que evidencia a necessidade de profissionais preparados para atuar nesse contexto.
Pesquisas recentes mostram a importância da intervenção precoce preventiva durante o desenvolvimento das crianças na primeira infância, evidenciando que estratégias e práticas educacionais nesse período do desenvolvimento podem contribuir para prevenir esses transtornos (TDAH e TEAPs).
Dessa maneira, a formação é relevante e atual, pois prepara os profissionais da educação infantil para atuar de forma inclusiva e promover o desenvolvimento emocional, cognitivo e motor de todas as crianças de forma consciente, trazendo sentido para sua prática em sala de aula. Diante do aumento da demanda de alunos com necessidades educacionais especiais e da importância da primeira infância para o desenvolvimento humano, essa especialização se mostra cada vez mais necessária e valorizada no mercado de trabalho.
Para quem é o curso?
Pedagogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da área de educação, saúde e áreas afins que atuem ou tenham interesse em atuar com a educação infantil, da primeira infância (de 0 a 6 anos) e buscam capacitação e aprimoramento do conhecimento e de práticas pedagógicas.
Onde você irá atuar?
Os alunos que concluem o curso práticas na educação infantil com ênfase na inclusão e no desenvolvimento psicomotor adquirem uma série de conhecimentos e habilidades que podem ser aplicados em várias áreas e contextos. Aqui estão alguns exemplos de onde esses profissionais podem atuar e aplicar os conceitos aprendidos:
1. Escolas de Educação Infantil, atendendo crianças com diferentes necessidades, especialmente com Transtorno do Espectro Autista, Síndrome de Down e o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, aplicando os conceitos aprendidos para desenvolver diferentes estratégias pedagógicas que atendam às necessidades individuais de cada criança, promovendo uma educação inclusiva. E na estimulação psicomotora de bebês e crianças, respeitando os marcos do desenvolvimento.
2. Instituições de Ensino Especial, atendendo crianças com deficiência e/ou necessidades especiais, aplicando os conhecimentos aprendidos para orientar professores do Ensino Regular na construção de ambientes inclusivos e no desenvolvimento de programas educacionais que estimulem o desenvolvimento psicomotor dessas crianças.
3. Centros e Clínicas de desenvolvimento infantil, oferecendo serviços especializados para crianças com diferentes necessidades, especialmente crianças com Transtorno do Espectro Autista, Síndrome de Down e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. Esses profissionais podem contribuir nesses centros/clínicas, desenvolvendo atividades e programas que promovam o desenvolvimento integral dessas crianças, incluindo aspectos psicomotores.
4. Consultoria e Assessoria, oferecendo serviços de consultoria e assessoria a escolas, instituições e profissionais que desejam promover a inclusão e o desenvolvimento psicomotor em suas práticas educacionais, auxiliando na elaboração de planos pedagógicos, na formação de professores e na implementação de estratégias inclusivas.
5. Pesquisa e desenvolvimento de materiais didáticos, envolvendo-se em pesquisas acadêmicas e no desenvolvimento de materiais didáticos específicos para promover a inclusão e o desenvolvimento psicomotor, contribuindo para a criação de recursos educacionais e acessíveis.
Além da possibilidade de ampliar seu campo de atuação profissional, os alunos que concluírem o curso de práticas na educação infantil com ênfase no desenvolvimento psicomotor terão a possibilidade e o privilégio de fazer a diferença na vida de muitas crianças, promovendo um ensino de qualidade.
INFORMAÇÕES DO CURSO
Turmas
Investimento
Conteúdo
Duração
18 meses
Evolução profissional
Amplia suas competências e proporciona um diferencial valorizado pelo mercado.
Evolução pessoal
Capacita-o para uma atuação mais efetiva e humanizada na educação.
Mentoria com o Coordenador
O aluno tem à disposição uma mentoria com o Coordenador do curso, um profissional experiente para ajudá-lo em sua evolução profissional e pessoal.
Nossa coordenadora:
Prof. Samanta Bassalo dos Santos
Graduada em Administração de Empresas e Pedagogia. Pós-Graduada Clínica e Institucional em Psicomotricidade e Neuropsicopedagogia, graduanda em Neurociências e Gestalt-Terapia.
Extensão Universitária em Neurociências e Psicologia Positiva. Formação em Disciplina Positiva, CNV (Comunicação Não-Violenta), Mindfulness e Yoga para crianças. Capacitação Docente: cursos, palestras e formações para creches. Assessoria em Psicomotricidade em Instituições de Educação Infantil.
Criadora da empresa EDUCA FORA DA CAIXA, autora dos livros: Shantala através do olhar da psicomotricidade, Atividades psicomotoras para a educação infantil na clínica, na escola, em casa para crianças de zero a três anos e onze meses, Aos teus olhos, Uma aventura na floresta Amazônica, Indy e Cristal-construindo a cultura de paz, O jardim das diferenças, Léo o leãozinho que não sabia dividir, Meu primeiro dia de aula.
0.00 average based on 0 ratings