Pós-graduação | EAD | 24 meses
Pós-graduação em Design Editorial
Pós-graduação em Design Editorial
Certificado Modular
Metodologias ativas
Reconhecido pelo MEC
Mentoria com Coordenador
Sobre a Pós-Graduação em Design Editorial
A pós-graduação em Design Editorial é um curso voltado para aqueles que querem se especializar dentro da comunicação gráfico-visual, seja em materiais editoriais impressos, sejam livros, revistas ou jornais. O designer editorial trabalha em estreita colaboração com editores e autores, não apenas para criar capas e layouts atraentes, mas para descobrir a melhor maneira de harmonizar textos, imagens e dados.
O curso visa aprofundar o conhecimento dos alunos sobre o processo de design de livros e outras publicações, além de desenvolver habilidades específicas e facilitar a entrada desse profissional no competitivo mercado editorial.
O objetivo do curso é equipar os alunos com o vocabulário necessário, familiarizá-los com as principais referências visuais do Design Editorial e ajudá-los a desenvolver um olhar estético aguçado.
Além disso, os alunos terão a oportunidade de montar seu próprio portfólio através de atividades práticas. Eles também aprenderão como o design influencia no custo e na produção gráfica de um livro e se familiarizarão com os valores praticados no mercado editorial brasileiro.
O que é Design Editorial?
O Design Editorial é uma especialidade do Design Gráfico que se concentra especificamente na criação e organização de conteúdo para publicações impressas e digitais. É através do Design Editorial que o profissional pode apresentar informações de uma maneira que seja visualmente atraente e que seja de fácil entendimento para o leitor. Isso só é possível após o devido estudo e posterior escolha de elementos, como tipografia, imagens, cores e outros.
O profissional dessa área atua diretamente com editores, redatores, ilustradores e fotógrafos para garantir que o design de uma publicação reflita todo o conteúdo da melhor maneira possível e atendendo ao público-alvo.
Quanto tempo de pós-graduação em Design Editorial?
A pós-graduação em Psicologia Organizacional tem duração prevista de 24 meses, ou seja, dois anos.
Quem deve fazer essa pós-graduação?
A pós-graduação em Design Editorial é destinada a profissionais que já possuem uma graduação e que desejam se especializar no campo do design editorial.
Profissionais como designers gráficos, editores, autores e outros da indústria editorial que desejam aprofundar seus conhecimentos e habilidades em design editorial também podem se beneficiar dos conhecimentos oferecidos no curso.
Esse curso também pode interessar a profissionais da área de educação que estejam envolvidos na produção de materiais didáticos. Afinal, entender como a informação bem-organizada e um layout coerente é fundamental para que os alunos consigam absorver ao máximo o conteúdo presente em livros didáticos.
Além disso, o curso pode ser relevante para profissionais de marketing, publicidade e comunicação que trabalham com materiais impressos ou digitais e desejam entender melhor como o design eficaz pode melhorar a comunicação visual.
Onde os especialistas em Design Editorial podem atuar?
Os especialistas em Design Editorial têm uma vasta gama de oportunidades de trabalho. Além de desenvolver projetos gráficos para livros e revistas e prestar serviços para editoras, eles também podem encontrar emprego em várias outras indústrias.
Por exemplo, muitas empresas, de vários setores, precisam de profissionais qualificados para criar e gerenciar a produção de seus materiais de marketing e comunicação. Isso pode incluir desde a criação de brochuras, catálogos, relatórios anuais, boletins informativos e outros materiais promocionais.
Além disso, os especialistas em Design Editorial também podem trabalhar como freelancers, oferecendo seus serviços a uma variedade de clientes. Esse especialista pode atuar na criação de capas de livros para autores independentes, planejar o design de materiais de marketing para pequenas empresas ou oferecer consultorias especializadas para editoras.
Outras possíveis áreas de trabalho incluem agências de publicidade, onde os designers editoriais podem trabalhar na criação de material de comunicação, e o setor de notícias e mídia, onde podem estar envolvidos na criação e no design de jornais e revistas.
O que se estuda na pós-graduação em Design Editorial?
Aqui na Ítalo, você estudará na pós-graduação em Design Editorial:
- Composição e layout, incluindo aulas avançadas de Adobe InDesign
- Tipografia
- Design de capas
- Adobe Illustrator
- Teoria da imagem
- Infografia
- Tratamento de imagens no Adobe Photoshop
- Direitos autorais aplicados ao mercado criativo e editorial
- História do Design Editorial
- Processos gráficos editoriais
INFORMAÇÕES DO CURSO
Turmas
Investimento
Conteúdo
Duração
24 meses
Evolução profissional
Aprenda as melhores técnicas para se tornar um designer profissional.
Evolução pessoal
Expansão de conhecimentos e habilidades.
Mentoria com o Coordenador
O aluno tem à disposição uma mentoria com o Coordenador do curso, um profissional experiente para ajudá-lo em sua evolução profissional e pessoal.
Nossa coordenadora:
Prof(a) Cibele Bustamante
Formada em Produção Editorial pela ECO/UFRJ, mestre em Design pela ESDI/UERJ e PhD em Design e Comunicação Multimídia pelo Politécnico de Milão.
Foi designer freelancer para várias editoras brasileiras, e trabalhou como designer para as agências de comunicação Selluloid e InPress Porter Novelli, no Brasil; além de ter sido designer editorial na NoveNoveSei Edizioni, na Itália.
A frente do NESPE, é coordenadora das pós-graduações em Edição e Gestão Editorial e Design Editorial em parceria com a Ítalo, e é professora dos cursos de Design Editorial, Produção de E-books e Indesign.
Foi membro do Júri do Prêmio Jabuti 2020 na categoria Projeto Gráfico.
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