Pós-graduação | Presencial | 30 Meses
Especialização em Ortodontia
Especialização em Ortodontia
Certificado Modular
Metodologias ativas
Reconhecido pelo MEC
Mentoria com Coordenador
Sobre a pós-graduação em Ortodontia
Curso autorizado pelo MEC, elaborado pela OrtoConecta em parceria com a Ítalo.
Dentro do estudo da odontologia, a especialização em Ortodontia é uma área de grande relevância e demanda. O curso de pós-graduação em Ortodontia foi pensado para capacitar os cirurgiões-dentistas no diagnóstico, no planejamento e na posterior execução dos tratamentos ortodônticos, entre eles os aspectos preventivos, interceptativos e corretivos.
Utilizando as modernas tecnologias de odontologia digital, este programa tem como objetivo aprimorar os conhecimentos teóricos e práticos dos profissionais, permitindo que alcancem a excelência na prática clínica ortodôntica.
O currículo do Centro Universitário Católico Ítalo Brasileiro é baseado em evidências científicas atualizadas, oferecendo uma formação ampla, além de desenvolver habilidades diagnósticas e de planejamento de tratamento individualizado.
Além disso, incentiva a pesquisa científica e a contínua busca pelo aperfeiçoamento profissional, preparando os dentistas para enfrentarem os desafios clínicos e contribuir para a saúde e estética dentofacial de seus pacientes.
O que é a pós-graduação em Ortodontia?
A pós-graduação do Centro Universitário Católico Ítalo Brasileiro é um programa avançado de especialização destinado a cirurgiões-dentistas que desejam aprofundar seus conhecimentos e habilidades na correção de más oclusões e no manejo das alterações dentofaciais.
O curso combina teoria com prática clínica intensiva, permitindo aos profissionais dominarem as técnicas mais avançadas de tratamento ortodôntico.
Nosso programa foi pensado para abranger todos os aspectos da ortodontia, desde o diagnóstico até o planejamento e implementação das intervenções ortodônticas preventivas, interceptivas e corretivas.
Além da formação técnica, a pós-graduação também fomenta a pesquisa científica, incentivando os especialistas a explorarem novas metodologias e tecnologias que possam contribuir para o avanço da especialidade.
Quanto tempo de pós-graduação em Ortodontia?
A pós-graduação em Ortodontia tem como duração 30 meses, ou seja, dois anos e seis meses.
Nesse período, o estudante aprenderá técnicas para análise detalhada de radiografias, fotos e moldes, que são essenciais para o diagnóstico e o planejamento do tratamento, assim como questões éticas e procedimentos de segurança, que são necessários na prática clínica.
A pós-graduação também prepara os alunos para lidarem com tratamentos das disfunções da articulação temporomandibular, além de examinar possíveis mudanças estruturais na face e no crânio ao longo do tempo, principalmente para tratamentos em crianças e adolescentes.
Além dessas disciplinas, o estudante também terá contato com vários tipos de técnicas de tratamento ortodôntico, desde a prevenção até a intervenção precoce, bem como correções mais complexas em adultos.
O currículo da pós-graduação foi pensado para equipar os ortodontistas com conhecimentos técnicos e práticos que são necessários para a excelência na prática clínica, permitindo que possam lidar com vários casos ortodônticos.
Quem deve fazer a pós-graduação em Ortodontia?
A pós-graduação em Ortodontia pode ser realizada por cirurgiões-dentistas devidamente inscritos no Conselho Regional de Odontologia. Estudantes dos cursos de graduação deverão apresentar os documentos comprobatórios antes de efetuarem a matrícula.
Onde os especialistas em Ortodontia podem atuar?
Os especialistas em Ortodontia têm uma vasta área de oportunidades de atuação. Após obterem o título de especialista, os profissionais poderão exercer atividades em ambientes como atuar como responsável técnico, supervisionando tratamentos e garantindo a qualidade e conformidade dos procedimentos realizados.
Também poderão ser responsáveis pela análise e liberação dos tratamentos ortodônticos cobertos pelos seguros de saúde ou planos odontológicos.
Os cirurgiões-dentistas especialistas em Ortodontia também podem trabalhar em ambientes corporativos ou hospitalares, onde a ortodontia pode ser aplicada em tratamentos mais complexos que requerem a interação com outras especialidades médicas, além de oferecer tratamentos personalizados, em clínicas particulares, atendendo pacientes diretamente.
Profissionais do setor público podem atuar na prevenção e tratamento de maloclusões na população em geral.
Além da atuação clínica, os especialistas também podem ministrar aulas em cursos de especialização, contribuindo como professores adjuntos ou engajar-se na pesquisa acadêmica, onde poderão explorar novas técnicas e materiais, melhorando os métodos existentes e contribuindo para o avanço científico da ortodontia.
O que se estuda na pós-graduação em Ortodontia?
Na pós-graduação em Ortodontia, os cirurgiões-dentistas estudarão:
- Análise da documentação ortodôntica;
- Ancoragem absoluta;
- Bioética;
- Biossegurança;
- Crescimento e desenvolvimento crânio facial;
- Disfunção temporo mandibular;
- Ética e legislação e emergências médicas;
- Metodologia;
- Oclusão;
- Ortodontia autoligada;
- Ortodontia clínica;
- Ortodontia corretiva;
- Ortodontia preventiva.
INFORMAÇÕES DO CURSO
Turmas
Investimento
Conteúdo
Duração
30 meses
Evolução profissional
Com o título de especialista, os profissionais poderão ampliar suas funções.
Evolução pessoal
Desenvolvimento de habilidades que poderão ser usadas seja qual for a escolha na carreira.
Mentoria com o Coordenador
Mentoria com o Coordenador do curso, um profissional experiente para orientá-lo na carreira
Nosso coordenador:
Prof.D. Gustavo Furlan
Possui graduação em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2002) e mestrado em Odontologia pela Universidade Ibirapuera (2015).
Tem experiência na área de Ortodontia. Coordenador e Professor do curso de pós-graduação em Ortodontia na UniÍtalo-SP e NEOP-MG.
Professor do curso de pós-graduação em Ortodontia na UniÍtalo-SP, Agor-RS e NEOP-MG.
0.00 average based on 0 ratings