Pós-graduação | Presencial | 12 Meses
Alfabetização e Letramento
Alfabetização e Letramento
Certificado Modular
Metodologias ativas
Reconhecido pelo MEC
Mentoria com Coordenador
Sobre o curso
As escolas de educação infantil e ensino fundamental necessitam de educadores que não apenas ensinem às crianças o código linguístico, mas também desenvolvam nelas habilidades e competências para perceber as funções sociais da escrita.
Para atender a essa necessidade do campo de atuação dos professores de Língua Portuguesa nas séries iniciais, o curso de Pós-Graduação em Alfabetização e Letramento tem o propósito de fornecer os conhecimentos teóricos-metodológicos sobre o processo de aquisição da língua escrita, bem como acerca dos usos da escrita e de outras linguagens em diferentes contextos sociais. Para tanto, privilegia a pesquisa dos fundamentos da alfabetização e do letramento, das dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita, metodologias e projetos de intervenção pedagógica em alfabetização.
Para quem é o curso?
Graduados em Pedagogia e qualquer outro curso de licenciatura. O objetivo é proporcionar a continuidade da formação acadêmica dos docentes da educação básica, sobretudo daqueles envolvidos com o ensino da Língua Portuguesa nos anos iniciais do ensino fundamental, ou seja, dos que estão diretamente envolvidos com a temática da alfabetização e letramento.
Onde você irá atuar?
O Especialista em ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO poderá atuar como docente das séries iniciais, em escolas públicas e/ou privadas.
Além disso, se ele optar por cursar a disciplina Didática do Ensino Superior, poderá atuar, também, como professor universitário, sobretudo no curso de Pedagogia.
INFORMAÇÕES DO CURSO
Turmas
Investimento
Conteúdo
Duração
12 meses
Corpo docente
Formado por mestres e doutores, todos com larga experiência no ensino superior e na educação básica.
Mercado de trabalho
A educação básica exige cada vez mais dos profissionais o domínio de fundamentos teórico-metodológicos que embasam o processo de aquisição da leitura e escrita.
Formação humanística
O Centro Universitário Ítalo Brasileiro tem como foco formar cidadãos pensantes, críticos e atuantes.
Nosso coordenador:
Prof. Dr. Jerley Pereira da Silva
Pró-Reitor Acadêmico do Centro Universitário Ítalo Brasileiro, com ampla experiência na área de Gestão Educacional.
Formação: Doutor e Mestre em Educação: Currículo pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP.
Pós-Graduado em Gestão de Pessoas para Negócios, Consultoria Empresarial, Novas Tecnologias de Ensino-aprendizagem e Administração Hospitalar, Saúde Pública e PSF. Bacharel em Administração.
Licenciado em Pedagogia.
Formação em Técnico Agrícola.
Outras atribuições:
Coordenador Geral do Programa de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário Ítalo Brasileiro.
Participa diretamente no desenvolvimento e aprovação de Cursos de Pós-graduação e extensão presencial e EAD nas áreas de Educação, Saúde, Negócios, Direito e Tecnologia.
Coordenador de Graduação dos Cursos Tecnólogos e Bacharéis.
Membro do Conselho Diretor de Mobilidade Acadêmica e Internacionalização.
Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Saberes Interdisciplinares – GEPESI.
Pesquisa em andamento sobre o TEA (Transtorno do Espectro Autista).
Orientador de Projetos Interdisciplinares no Curso de Administração de Empresas.
Coordenador da Ítalo Empresa Júnior. Docente e pesquisador convidado em outras Universidades.
Autor de vários artigos científicos.
Parceria na obra: Percurso de um Núcleo de estudos e Pesquisas: Interdisciplinaridade ou Metodologia Ativa? Assessor técnico em algumas obras na área da Educação. Gestor de Projetos Educacionais e Empresarial. Diretor Executivo da Empresa APPROVATUS Consultoria Educacional e Empresarial.
Editor Chefe da EDUCAFOCO – Revista Eletrônica Interdisciplinar Internacional: Educação, Pesquisa e Formação Continuada: https:// educafoco.italo.br/ Orcid.org/0000-0002-1906-1992
0.00 average based on 0 ratings