A internet abriu muitas portas para a área de Comunicação Social. Através do meio digital, surgiram grandes oportunidades de mercado, seja para jornalismo, publicidade ou marketing. Dessa forma, surgiu a área de mídia digital.
Se você é um profissional que já trabalha com comunicação ou um estudante que deseja conquistar seu diploma como comunicólogo, você precisa saber mais sobre esse mercado. Conheça agora, neste artigo, o que é Mídia Digital e como você pode ingressar nesse ambiente com sucesso.
O que é Mídia Digital?
Quando falamos sobre Mídia Digital, estamos nos referindo ao conjunto de plataformas, canais e tecnologias utilizadas para distribuir conteúdo e mensagens de forma eletrônica.
Ou seja, isso inclui redes sociais, sites, aplicativos móveis, vídeos online, e-mails, entre outros meios digitais.
Quais são os cursos dessa área?
Atualmente, existem diversos cursos que estão ligados à mídia digital, seja graduação ou pós-graduação.
Alguns exemplos de cursos são Publicidade e Propaganda, Marketing, Marketing Digital e Jornalismo.
Já no nível de pós, o número de variedades é maior, como por exemplo: gestão de redes sociais, marketing digital, análise de dados, produção de conteúdo para web, design gráfico etc.
Mercado de Marketing
O mercado de marketing é vasto e está em constante evolução, oferecendo uma variedade de oportunidades de carreira em diferentes setores e empresas. Com o crescimento do uso da internet e das mídias digitais, a demanda por profissionais de marketing com habilidades em mídia digital tem aumentado significativamente.
Outro ponto importante é que o mercado de mídia digital tende a crescer constantemente. Afinal, há uma evolução diária dentro da internet, então a tendência é encontrar novos formatos de trabalho dentro do ambiente virtual.
Áreas de atuação da Mídia
As áreas de atuação da mídia digital incluem:
– Marketing de Conteúdo
– Social Media Marketing
– E-mail Marketing
– Marketing de Influência
– Marketing de Busca (SEO e SEM)
– Analytics e Análise de Dados em Marketing Digital
– Design Gráfico e Produção de Conteúdo Visual para Mídias Digitais.
Quanto ganha um profissional de marketing?
A remuneração de Marketing no Brasil é em torno de R$3.600, com variações que podem oscilar até R$16.000, conforme a área de atuação, cargo, localização geográfica e empresa contratante.
Comece sua Jornada nessa área!
Para iniciar sua jornada na área de mídia digital, é importante adquirir conhecimentos sólidos através de cursos específicos, experimentar diferentes plataformas e ferramentas, acompanhar as tendências do mercado, construir uma presença online sólida e procurar oportunidades de estágio ou trabalhos freelancer para ganhar experiência prática. A prática constante e o aprendizado contínuo são fundamentais para se destacar neste campo dinâmico e competitivo.
Para dar o primeiro passo nessa nova jornada, confira agora os cursos de comunicação da Ítalo!