Não há dúvidas de que a literatura infantil favorece o processo ensino-aprendizagem. Ela é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, as emoções e os sentimentos de forma prazerosa e significativa. Por isso, neste dia tão importante, vamos reconhecer a importância da literatura infantil e incentivar a formação do hábito de leitura na fase em que todos os comportamentos se formam.
Para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil, conversamos com a Profª Ma. Ivani de Oliveira Magalhães Santos e com a Profª Marcia Polacchini, ambas com livros infantis publicados, sobre a importância da leitura na fase de alfabetização e ao longo da infância.
Ítalo: Qual a importância da leitura no início do aprendizado infantil?
Profª Marcia: É muito importante a leitura começar a partir de 1, 2 ou 3 anos. Mesmo que a criança ainda não seja alfabetizada, o interesse pela leitura deve começar nesta fase, por meio da leitura feita pelos pais. Já o seu desenvolvimento se desdobra na escola, onde a criança passa muito tempo. O professor deve trabalhar o ensinodas letras de uma maneira lúdica, estimulando a leitura e a imaginação. Por isso, é importante que ele indique livros que conheça e, principalmente, que tenha lido previamente.
Profª Ivani: Trabalho com contação de histórias para bebês e sensibilização para gestantes e acredito que a leitura começa no período de vida intrauterino, quando a criança já é estimulada pela leitura feita pela mãe. Dessa forma, o bebê vai se acostumando com o tom de voz e o som das palavras. Para mim, o mais importante é que, enquanto bebê, a leitura seja feita apenas por meio de desenhos. Isso porque o momento da leitura se associa ao afeto, gerando assim excelentes memórias que a criança irá carregar ao longo da vida todas as vezes que abrir um livro.
Ítalo: Qual a melhor forma de incentivar uma criança a ler?
Profª Marcia: Atualmente, na sociedade em que vivemos, é a soma da família com a escola. O ideal é que a família tire um tempo, mesmo que a criança passe o dia inteiro na escola, para ler junto e mostrar o quanto o hábito da leitura é prazeroso, divertido e importante – nem que seja antes de dormir.
Profª Ivani: Se as maiores referências da criança, que são o pai e a mãe, não leem, dificilmente a criança gostará de ler, porque, muitas vezes, ela aprende por imitação. Se no ambiente onde vive, seja na escola, seja em casa, a criança vê pessoas felizes com a leitura, com certeza, ela será feliz ao ler e terá nos livros momentos de aumento de vocabulário e ampliação do mundo real, entre outras coisas muito importantes para o desenvolvimento do ser humano.
Ítalo: Quais autores nacionais vocês indicam?
Profª Marcia: Como vou mais para a linha do teatro, gosto muito dos livros da Maria Clara Machado.
Profª Ivani: Minha favorita é a Tatiana Belinky, mas também gosto muito da Ruth Rocha, da Ana Maria Machado, do Ricardo Azevedo e do Ilan Brenman.
Ítalo: Para finalizar, quais são as dicas para quem está estudando Pedagogia e quer trabalhar incentivando a literatura infantil?
Profª Ivani: Pesquise bastante na internet. No YouTube tem diversas dicas sobre livros e literatura infantil. Mas não despreze o “ao vivo”, assista e faça contação de histórias. Vale lembrar que sempre há eventos gratuitos na cidade. Começou a fazer Pedagogia? Viva a área, vá assistir a uma peça infantil ou a uma contação e se apaixone por determinado autor. Isso amplia o seu repertório.
Profª Marcia: Respeite o tempo e o espaço da criança. Não queira correr alfabetizando aos 3 ou 4 anos. Explore o lúdico! E, para explorar o lúdico, o pedagogo precisa vivê-lo, visitando uma exposição, assistindo a uma peça de teatro, um show, uma apresentação de dança ou até mesmo uma contação de história, como a Profª. Ivani comentou. Você precisa viver experiências para passá-las adiante. Aborde sempre o criativo e a experimentação!
Profª Ivani: Outra dica é: seja voluntário mediando a leitura para crianças de associações, ONGs e afins. Elas vão adorar!