Conseguir estágio é um dos primeiros passos da carreira profissional de qualquer estudante. Porém, conseguir a oportunidade do primeiro emprego pode não ser uma tarefa simples caso você não esteja preparado da maneira correta.
Para aumentar as suas chances e causar uma boa impressão, um currículo bem feito é essencial. Nesse documento você irá expor suas habilidades, experiências e qualificações para se destacar dos outros candidatos.
Mas calma, não se apresse e saia criando o seu CV sem ler todas as dicas que iremos dar aqui nesse artigo.
Confira abaixo os tópicos que não podem faltar:
Dados pessoais
É o item que encabeça o documento. Neste item você deve colocar nome completo, endereço, telefones e e-mail.
Atente-se para não colocar informações desatualizadas ou esquecer de algum desses itens. Muitos candidatos perdem oportunidades por esquecer de colocar número de celular ou e-mail errado.
Objetivo
O objetivo deve ser sucinto, dizer em poucas palavras qual a vaga desejada.
Coloque apenas um objetivo por CV, caso contrário poderá causar a impressão de que você não tem certeza do que está buscando para a sua carreira profissional.
Qualificação
Aqui você irá colocar em poucas linhas as qualificações acadêmicas e experiências profissionais adquiridas em situações anteriores.
Quanto menos informações tiver para adicionar, mais você deve evidenciar as que possui.
Formação acadêmica
Insira aqui o seu curso de graduação, nome da instituição, horário de aulas, semestre atual e previsão de término.
Se você faz um curso a distância (EAD), não se preocupe em especificar no currículo.
O último item citado, previsão de término, não pode faltar. É de extrema importância para as empresas saber quando você irá terminar o curso, isso irá determinar se você poderá ou não seguir no processo seletivo.
Cursos complementares
Todos os cursos feitos, pagos ou gratuitos, longos ou curtos, devem entrar nessa parte do currículo. Coloque a data, duração e onde eles foram feitos.
Os apresente de maneira direta e objetiva. Se prontifique de colocar cursos que tenham relação com a vaga que está buscando.
Idioma
Se você já fez algum curso de idiomas, esse é o momento de você contar para o recrutador.
Jamais coloque idiomas que você não tenha pelo menos o básico, nas entrevistas isso será cobrado. Se mentir, você será eliminado e ficará manchado para oportunidades futuras.
Identifique as línguas estrangeiras e ao lado coloque o nível de fluência.
Experiência profissional
Caso tenha alguma experiência profissional, coloque neste item.
Devem ser colocadas as empresas que você atuou, bem como a área de atuação. Data de entrada e saída não podem ser esquecidas. Comece sempre mencionando a empresa atual, e depois as anteriores em ordem cronológica. Nesta hora, é bom saber dosar e não colocar mais de três experiências, para não carregar o seu CV.
Mencione também, todas as atividades desenvolvidas durante cada experiência. Para o recrutador é fundamental saber todas as tarefas desenvolvidas em empregos anteriores.
Conhecimentos de informática
Esse é o momento de citar todos os seus conhecimentos técnicos em informática.
Cite todos os softwares que possuir domínio, em sequência coloque o seu nível na utilização da ferramenta.
É praticamente obrigatório citar o nível de conhecimento em cada um dos programas do pacote Office.
Experiências internacionais
Se você viajou para o exterior para fazer intercâmbio, comente nessa área. Viagens feitas apenas com o intuito cultural também são válidas e devem ser citadas no seu currículo.
Atividades extracurriculares
Na última parte do seu CV entram todas as atividades que você exerceu sem âmbito profissional.
Exemplo: participação em ONGs, jogar pelo time da faculdade, estar associado ao diretório acadêmico…
Considerações sobre o currículo
Para finalizar, tenha em mente que todas as informações colocadas no currículo devem ser verdadeiras. Colocar informações falsas prejudica você e também a empresa, que, irá ter perdido tempo em um longo processo seletivo.
Tenha um currículo diferente para cada tipo de vaga. Fique atento para não esquecer de atualizá-lo frequentemente.
Para não ficar nervoso durante a entrevista tenha o seu currículo na ponta da língua, isso irá te ajudar a ter um discurso claro e objetivo, transparecendo para o recrutador seriedade e honestidade