O artigo abaixo foi escrito em 2014 pelo Pe. George W. Rutler. Em sua vasta experiência como pároco, autor e pastor de almas na Arquidiocese de Nova York, Pe. Rutler nos adverte dos perigos do avanço da ditadura do relativismo nas escolas e universidades norte-americanas. O avanço dessa força destrutiva sobre a educação pretende subverter a educação clássica católica por enxergar nela o principal obstáculo para a escravização das mentes. E não nos enganemos, o embate entre as pedagogias modernas promovidas pelo Estado e a perene educação clássica católica é batalha entre a liberdade e a escravidão.
É certo que, após quase uma década, muito mudou, e a providência divina encontrou homens e mulheres que aceitaram a missão de se tornar verdadeiros educadores. Nos Estados Unidos, bem como no Brasil, escolas cujos currículos são integral ou parcialmente inspirados no modelo clássico multiplicaram-se, oferecendo a nossos filhos e alunos uma alternativa, antes inexistente em muitos lugares, para a educação monopolizada pelas pedagogias modernas.
Ainda assim, a leitura do Pe. Rutler é proveitosa não só para nos recordar das vezes em que os lobos estavam à porta mas para nos mostrar que precisamos atender o mandado de Nosso Senhor para educar as nações, “Ide, pois, ensinai todas as gentes” (Mt 28, 19). Portanto, confiantes de que agimos como servos bons e fiéis cuja recompensa celestial nos aguarda, não tenhamos medo de aplicar nosso tempo e energias na restauração da verdadeira educação.