Autora: Professora Dra Magna Celi Mendes da Rocha
Edith Stein (1891-1942) nasceu na Alemanha em um período sombrio da história mundial, mas possuía uma unidade de vida que até hoje ilumina e inspira muitos estudiosos e pesquisadores. Dedicada aos estudos desde criança, foi adquirindo conhecimento e sabedoria de vida em cada etapa de sua trajetória. Tinha forte interesse pelos estudos sobre a pessoa humana e dedicou-se, em profundidade, a conhecer de modo integral seu principal interesse. Para isso, transitou com segurança e produziu obras que podem trazer ricas contribuições na Filosofia, Psicologia, Teologia, Pedagogia, entre outras.
Seu arcabouço teórico, adquirido a duras penas, muito rapidamente via-se transformado em compromisso com os demais. Serviu como enfermeira na Cruz Vermelha, durante a Primeira Guerra Mundial, trabalhou ativamente na formação de professores e tinha um forte compromisso com a formação das novas gerações. Sua dedicação à formação das mulheres, no momento histórico em que ampliavam seu campo de atuação para além do ambiente familiar, impressiona pelo rigor científico e humano de suas colocações, sua preocupação constante em favorecer que tais mulheres não perdessem a identidade e originalidade, pois só assim poderiam contribuir de modo efetivo e fecundo onde quer que estivessem.
De origem judaica, desde que abraçou a fé católica, Edith Stein estava convencida de que “a força inabalável da Igreja se origina da coexistência de verdades eternas e inabaláveis a serem conservadas sem concessões e de uma elasticidade incomparável na adaptação às condições e necessidades de cada época”. Sua formação na escola fenomenológica de Edmund Husserl que tinha como proposta investigar as essências que permanecem para se ter uma maior abertura para aceitar o novo que se apresenta, favoreceram seu encontro com a fé. Aprendeu assim, a integrar em sua vida o compromisso com o mundo presente, sem perder de vista o sentido de eternidade.
Leia mais na Revista EDUCAFOCO: Educação, Pesquisa e Formação continuada
https://educafoco.italo.br/index.php/educafoco
V.5, n.1: Edith Stein, a pessoa humana e seus desdobramentos práticos: interfaces entre Psicologia, Filosofia, Pedagogia e Teologia
STEIN, Edith. A mulher: sua missão segundo natureza e a graça. EDUSC: Bauru, 1999, p. 177.