24/12/2022
Por Ana Maria Varella e Jerley Pereira da Silva
Nos dias 24 e 25 de dezembro de 2022, a Capela Universitária Beato Carlo Acutis ficou lotada. Foram duas celebrações, a missa do Galo, que é celebrada na véspera do dia 25 e a do dia do Natal.
Estiveram presentes representantes do Centro Universitário Ítalo Brasileiro, o Chanceler Marcos Vinícius Busoli Cascino, o Magnífico Reitor Professor Dr. Marcos Antônio Gagliardi Cascino, o Pró-Reitor Professor Dr. Jerley Pereira da Silva e respectivas esposas. A Capela ficou pequena para muitos convidados presentes na celebração.
Interessante ressaltar que a expressão missa do Galo possui várias versões, uma delas vem da lenda que à meia-noite, do dia 24 de dezembro, um galo cantou fortemente, anunciando a vinda de Jesus Cristo. Há outras versões, porém o mais importante é que seja comemorada com alegria.
Segundo pesquisas, o Natal é a celebração do calendário litúrgico que contempla três eucaristias: a da noite, a da aurora e a do dia.
A da noite (do galo) abrange os aspectos históricos e humanos do nascimento de Cristo. A da aurora celebra o nascimento de Jesus no coração das pessoas e a missa do dia evoca o nascimento do “Verbo, no seio do Pai”.
No passado, era realizada uma vigília do Natal, os fiéis seguiam algumas etapas, até celebrar a missa do dia 25.
Hoje, devido à violência, as missas são realizadas mais cedo e as famílias voltam com segurança para suas casas.
(dados em Pt.mwikipedia.org)