Quando o período escolar vai chegando ao fim, iniciam os questionamentos sobre o próximo passo: começar a trabalhar, tirar um período de descanso, fazer cursinho ou emendar uma faculdade? Essa decisão não é fácil, porque envolve inúmeros fatores, como a situação financeira e emocional dos jovens. Porém, trouxemos algumas razões para você refletir sobre o caminho da educação superior, ainda mais com a realidade difícil que estamos enfrentando no Brasil e no mundo. Por que emendar uma faculdade é mais interessante? Vem comigo!
1) Por que investir na sua educação superior logo
Começar uma faculdade não é tão fácil, financeiramente falando. Quem não pode contar com a ajuda da família, muitas vezes precisa trabalhar simultaneamente com os estudos – para bancá-los -, lutar por uma bolsa integral ou se dedicar para entrar em uma universidade pública.
Para quem escolhe universidades privadas, os primeiros anos podem ser bem desafiadores, sim. No entanto, uma pesquisa realizada pelo Instituto Semesp e publicada no início do mês de dezembro de 2020, mostrou que os estudantes têm um aumento de renda mensal da ordem de 182% após a conclusão do curso superior. Ou seja, a dificuldade é temporária: ter um diploma amplia muito as oportunidades de trabalho e de aumento de renda.
2) Possibilidade de trabalhar com o que gosta: sua saúde e o mundo agradecem
Muita gente já sabe o que quer fazer da vida desde cedo. Mas a maioria não, e tudo bem. Se você faz parte dessa maioria, pense com calma: certamente você já tem uma noção das suas facilidades, capacidades, habilidades e paixões. Além disso, é possível realizar testes ou orientações vocacionais, alguns disponíveis até gratuitamente na internet. Eles não são 100% assertivos, mas podem dar um norte para sua verdadeira vocação.
E aí, encare um curso superior na área mais próxima com o que você gosta de fazer, tem curiosidade e um mínimo de domínio. Porque estudar e trabalhar com o que gosta, é só alegria: você será um profissional mais realizado, terá muito mais chances de crescer na carreira e o mundo grita por profissionais capacitados e felizes. Ah, e esqueci da remuneração; você será pago por isso. ¯\_(ツ)_/¯
3) Precisa ter pressa?
Não diria pressa, mas, assim, o tempo, o mercado de trabalho e aquele coleguinha que decidiu se matricular na faculdade, não vão esperar por você. Então o quanto antes você ingressar no ensino superior, melhor, porque o quanto antes você entrará no mercado de trabalho na área que escolheu. Fique de olho: o mercado está cada vez mais competitivo.
4) “Ah, mas e se eu escolher errado?”
Isso nem existe. Se por acaso, no meio do percurso, você perceber que não era bem aquilo que queria estudar e com o que queria atuar, o mundo fica longe de acabar! Primeiro que todo o conteúdo que você aprendeu ficará com você para sempre – isso significa mais conhecimento e mais repertório. Segundo, se você quiser desistir, você pode: fazer uma transferência para outro curso (e dependendo da área que escolher, se for próxima do primeiro, você elimina matérias e vida que segue); ou você muda completamente de área, isso é absolutamente normal. O que importa é a sua felicidade pessoal e profissional.
Uma dica muito boa para quem está inseguro por qual graduação escolher, é: faça um Tecnólogo. É uma graduação com tempo reduzido e mais generalista, ou seja, se você acertar na mosca, depois é só escolher uma 2ª graduação mais aprofundada ou partir para uma pós-graduação. Por outro lado, se não for bem aquilo que queria, tudo bem: você sai com um diploma de graduação e parte para próxima! O resultado será você com mais de um diploma e muito conhecimento. Nada mal, hein?
Escolher o caminho da educação superior o quanto antes é aumentar a chance de conquistar estabilidade financeira e emocional; você mais feliz e sendo pago por isso, que maravilha! Se a grana está curta, considere as graduações EAD: normalmente são mais em conta e o conteúdo e diploma são os mesmos dos cursos presenciais. <3
Apesar de tantas incertezas que estamos vivendo, uma coisa ainda é certa: o diploma é uma conquista pessoal que nunca, nunquinha, ninguém poderá tirar de você, além de ser algo muito valorizado no mercado de trabalho. Não deixe de investir no seu crescimento intelectual e profissional!