Conheça um pouco mais sobre este mercado, o nível de competitividade, as áreas de atuação e a remuneração média de um profissional especializado
Conhecendo a profissão
O enfermeiro é um profissional da área da saúde que atua com a assistência hospitalar a pessoas e grupos. Ele também pode liderar equipes e ser responsável por recursos materiais, higiene e alimentação.
Este profissional trabalha em conjunto com outros, como médicos e psicólogos, sendo indispensável em hospitais e clínicas.
Enfermeiro x técnico de enfermagem x auxiliar de enfermagem
Enfermeiro: profissional com graduação de quatro anos no curso de Enfermagem. Existe a possibilidade de fazer mestrado e doutorado, além de especializações em diversas áreas, como cardiologia e dermatologia. O enfermeiro coordena e planeja a execução dos cuidados aos pacientes e realiza a assistência de enfermagem (exame físico para definir a prescrição e a indicação aos técnicos e auxiliares para os cuidados com cada paciente).
Técnico em enfermagem: passa por um curso técnico de dois anos e pode atuar somente na presença do enfermeiro. O técnico realiza monitoramento dos dados vitais, cuidados aos pacientes, produz relatórios de atendimento, entre outras atividades.
Auxiliar de enfermagem: não possui graduação no curso de Enfermagem nem curso técnico, apenas um curso básico para auxílio de profissionais. Suas funções são bem variadas: pode aplicar injeções, dar medicamentos, limpar o ambiente dos pacientes e arrumar os leitos.
Áreas de atuação do enfermeiro
A formação no curso de Enfermagem habilita o profissional para atuar em diversos segmentos da área da saúde, desde hospitais, passando por clínicas até atendimento domiciliar. Abaixo, conheça algumas possibilidades:
Ensino: como educador, ministra aulas práticas e teóricas voltadas para a formação de novos profissionais.
Enfermagem geral: comanda equipes de auxiliares e técnicos de enfermagem no atendimento e cuidado aos pacientes.
Enfermagem médico-cirúrgica: realiza cuidados pré e pós-operatório em hospitais, clínicas e prontos-socorros.
Enfermagem geriátrica: atende exclusivamente pacientes idosos em domicílio, clínicas, hospitais e casas de repouso.
Enfermagem pediátrica: orienta e ensina os pais sobre os cuidados com bebês e crianças, além de acompanhar o crescimento e o desenvolvimento.
Enfermagem de resgate: participa de equipes de salvamento de vítimas dos mais diversos tipos de acidentes.
Enfermagem psiquiátrica: acompanha pacientes com alterações psicológicas.
Enfermagem do trabalho: cuida da saúde dos funcionários de determinada empresa, além de desenvolver e acompanhar projetos de prevenção de doenças.
Enfermagem em saúde pública: orienta a população sobre a necessidade de prevenção de determinadas doenças e promove a saúde pública. Atende pacientes em hospitais públicos, escolas e creches, e auxilia no processo de formação de agentes de saúde.
Pesquisa clínica: trabalha em hospitais, universidades e institutos de pesquisa. Planeja e coordena estudos epidemiológicos e desenvolvimento de novas medicações.
Gestão de qualidade: avalia processos e atividades para melhorar a segurança dos pacientes.
Gestão de projetos: administra atividades ligadas a projetos multidisciplinares, como implementação de novos protocolos ou abertura de novas alas hospitalares.
Remuneração do enfermeiro
Os salários vão de R$ 1.500 a R$ 9.300. Porém, como toda profissão, o salário varia de acordo com a experiência, o cargo e a empresa. O nível de graduação e a especialização também interferem no valor da remuneração.
Agora que você já sabe mais sobre esse mercado, conheça o curso de Enfermagem do Ítalo, que oferece qualificação profissional de alto nível, possui laboratórios com tecnologia de ponta e professores extremamente capacitados, que acompanham o aluno em todo o processo de formação.