Adquira novos conhecimentos de marketing, a partir de novas ferramentas, estratégias e formas de atuar na parte de gestão empresarial e vendas
O mercado de trabalho está a cada dia mais competitivo. Existem cada vez mais pessoas disputando a mesma vaga e aqueles que conseguem apresentar algo que seja um diferencial, conseguem se sobressair em relação aos outros. Dessa forma, uma maneira de se diferenciar do que já existe no mercado, é ter uma especialização que pode ser na sua área de atuação ou até mesmo buscando aprimorar seus conhecimentos em outras áreas profissionais.
O curso de MBA em Gestão Estratégica de Marketing é destinado a profissionais que atuem em marketing ou pessoas de outras áreas que buscam um aprimoramento de seus conhecimentos na função. Ele é destinado a pessoas que desejam aprender novas técnicas de gestão, campanhas de marketing, vendas, entre outras disciplinas.
Aqui no Ítalo, vamos te ajudar a tirar todas as suas dúvidas em relação ao curso, com informações úteis e que exemplificam a pós-graduação em Gestão de Marketing.
- O que é Gestão Estratégica de Marketing?
- Grade curricular
- A diferença entre Lato Sensu e Stricto Sensu
- Mercado de trabalho
-
O que é Gestão Estratégica de Marketing?
Consiste principalmente em ser a área responsável por traçar o planejamento de ações de marketing de uma organização. No Ítalo, a pós-graduação em Gestão Estratégica de Marketing tem duração de 18 meses de curso presencial.
O aluno aprende técnicas de novas mídias e complexidade do comportamento do consumidor, além de ferramentas que vão auxiliá-lo em pesquisas de mercado, estratégias de marketing e vendas. O curso de pós-graduação aborda temas relevantes para um desempenho estratégico ou funcional nas organizações, além de tratar temas voltados ao e-commerce, técnicas gerenciais e conhecimentos necessários para o planejamento e execução de estratégias mercadológicas.
-
Grade curricular
O conteúdo ministrado permite ao estudante o domínio das técnicas de marketing e sua utilização como um importante instrumento de gestão para as empresas que atuam nos ambientes complexos e em transformação. A grade de disciplinas embasa-se num currículo que engloba os principais aspectos mercadológicos, culminada com a elaboração de um plano de marketing, em que o estudante aplica o conhecimento teórico e prático construído nas aulas.
Veja abaixo as disciplinas ministradas nesse curso:
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Essas são as matérias aplicadas durante os 18 meses de curso. Lembre-se que esses nomes podem ser alterados dependendo da universidade, no entanto, o conteúdo disciplinar normalmente é o mesmo.
-
A diferença entre Lato Sensu e Stricto Sensu
Quando pensamos em um curso MBA (Master in Business Administration), percebemos que existem dois caminhos em que se pode percorrer: o Lato Sensu ou Stricto Sensu. Ambos são termos originários do latim, no Brasil, a expressão foi introduzida para distinguir os cursos de pós-graduação.
Lato Sensu significa “sentido amplo”, designado aos cursos de especialização e MBA em que a atividade de pesquisa tem uma grande abrangência, envolvendo problemas específicos da área de estudo. Somente podem participar de um curso Lato Sensu aqueles que tiverem concluído alguma graduação, independente da área. Geralmente, a pós-graduação é escolhida por aqueles que já atuam no ramo, seja para auxiliar na sua profissão, no seu emprego atual ou para buscar novas oportunidades como reposicionamento do mercado de trabalho.
Stricto Sensu significa “sentido limitado”, ou seja, essa pós-graduação está restrita aos cursos de mestrado e doutorado. Assim como no Lato Sensu, os alunos que desejam fazer um curso Stricto Sensu devem ter concluído uma graduação. São cursos de pós-graduação mais longos e que englobam mestrado e doutorado. No final do curso o aluno recebe o título de mestre ou doutor. Normalmente, os alunos que optam por fazer um mestrado e um doutorado, são aqueles que desejam seguir uma carreira acadêmica, seja dando aulas ou atuando em projetos e pesquisas.
-
Mercado de trabalho
O mercado de trabalho para quem termina uma especialização é muito amplo e existem diversas carreiras em que se pode seguir. A Ítalo separou apenas algumas profissões que um profissional pode seguir após o termino de seu curso.
Veja abaixo alguns exemplos:
Consultoria
Prestar assessoria a empresas para promover o lançamento de produtos.
Desenvolvimento e inovação de produtos
Identificar as necessidades dos consumidores e convertê-las em ofertas, produtos ou serviços que os satisfaçam. Renovar um produto já existente no mercado.
Gerência de produto
Planejar as estratégias de venda de um produto desde que é lançado até sua chegada ao mercado.
Merchandising
Planejar a inserção publicitária dentro do conteúdo de veículos de comunicação.
Planejamento estratégico
Coletar, analisar e interpretar dados do mercado para que possam ser estabelecidas estratégias (plano de marketing).
Professor
Pode dar palestras ou ministrar disciplinas voltadas à área, dando aulas em universidades ou cursos técnico.
Use as dicas da Ítalo para definir o tipo de especialização que irá seguir. Acesse nossos outros artigos e entenda cada vez mais sobre o universo dos cursos MBAs.
Veja também tudo sobre nosso curso de graduação em administração.