Perguntas Frequentes

A Ouvidoria é um instrumento de comunicação entre as comunidades interna e externa e os gestores que compõem a estrutura organizacional do UniÍtalo. É órgão criado e mantido pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro no propósito de atender à comunidade acadêmica interna que hoje se encontra na proximidade de 11.000 alunos em suas sugestões, críticas, reclamações, e todo tipo de comunicação que se fizer necessária para o bom aproveitamento dos estudos, o cumprimento eficiente das atividades pedagógicas e da convivência pacífica e fecunda do aluno que faz do seu curso superior um projeto para a sua vida pessoal e profissional.

A Ouvidoria se reporta à Mantenedora e à Reitoria a quem presta esclarecimentos e informações diariamente e as comunica em tempo real os acontecimentos do campus do Centro Universitário Ítalo Brasileiro. Ela também possui contato direto com as Pró-Reitorias, Áreas de Negócios, Saúde, Educação e Tecnológicos e seus diretores e coordenadores.

Quem responde pela ouvidoria é o Prof. Luis Lodi Zaghi e sua equipe.

Sim e esta pergunta é de suma importância. Todo e-mail é lido e respondido em até 48 horas. Cumpre esclarecer que a Ouvidoria não possui um poder decisório para resolver pendências de setores específicos. Para ilustrar, um problema com o mau funcionamento de infra-estrutura da Instituição, é notificado à Ouvidoria que repassa em tempo real a queixa ao setor responsável. Deseja-se com isso que a comunidade acadêmica saiba que a Ouvidoria é os olhos e ouvidos daqueles que querem estudar com seriedade, qualidade e que gostam do UniÍtalo.

Muitos entendem que a Ouvidoria seja um canal de desabafo e reclamações. É claro que eles fazem parte do cotidiano acadêmico. Não obstante a esta importante forma de atendimento, o aluno poderá consultar ou enviar à Ouvidoria sugestões para a melhoras no dia-a-dia acadêmico, críticas quanto aos serviços e infra-estrutura de funcionamento, elogios a respeito (também gostamos !) de um bom trabalho ou desempenho de um setor, funcionários, professor, coordenação, etc. Como dizemos e cremos nesta afirmação, “Sua opinião é muito importante!”

Sim, ele é o principal e primeiro contato de quem quer falar com algum departamento do Uniítalo quanto ao conteúdo é a respeito de alguma dúvida ou procedimento. Continuem consultado este importante setor. Para falar conosco, clique aqui.

Outra pergunta muito importante. Não apenas a identidade do aluno é preservada mas também os seus dados pessoais como e-mail, número de matrícula e telefone ficam preservados sob o sigilo da Ouvidoria.

Os trabalhos da Ouvidoria tiveram início em agosto de 2009 e prolongaram-se até o final do primeiro mandato em julho de 2010, tendo sido conduzida durante este período pelo Prof. José Salvador de Abreu. A partir desta data, até julho de 2012, a Ouvidoria foi conduzida pelo Profº Luiz Felippe. De agosto de 2012 a fevereiro de 2013 foi conduzida pelo Profº Elwyn Correia, e de fevereiro de 2013 a dezembro de 2015, o Profº Milton del Rio Blas esteve à frente da Ouvidoria. Desde então, o Profº Luis Lodi Zaghi é o responsável.

Para dúvidas na solicitação e revalidação de Bilhete Único Escolar, acesse este link.

Mantemos no UniÍtalo a Estação Estágio Emprego, sob gestão da Profª. Áurea Cardoso. A Estação Estágio Emprego localiza-se na sala L15 e você pode entrar em contato pelo telefone 5645-0157 ou pelo email estacao@uniitalo.it.

O FIES – Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior é uma solução para o financiamento estudantil em nível superior, que apresenta as seguintes vantagens:

· Financiamento de até 100% do valor do curso.
· Prazo para pagamento de até 3 vezes o período financiado, ou seja, se são 4 anos de curso, você pode parcelar em até 12 anos e só começa a pagar 18 meses após se formar.
· Taxa de juros de apenas 3,4% ao ano.
· Financiamento para todo o semestre, independente da data de formalização do contrato.
· Durante o curso, a cada três meses, você paga o valor máximo de R$50,00, que podem ser debitados da sua Conta Universitária, aberta no Banco do Brasil, na data que você escolher.
· Se a sua renda familiar per capita for de até 1,5 salário mínimo, será dispensada a exigência de fiador. O mesmo acontece se você estiver matriculado em cursos de licenciatura.

Para maiores informações, consulte o NAF – Núcleo de Atendimento Financeiro ou acesse o site http://sisfiesportal.mec.gov.br.

A Colação de Grau que ocorre no Teatro do UniÍtalo é oficial e deve ser determinada, conforme Regimento do UniÍtalo e outros aspectos legais, segundo disponibilidade de recursos da Instituição de Ensino.

O UniÍtalo, por mera liberalidade de sua Direção, não cobra nada dos alunos e disponibiliza Teatro, funcionários de apoio, seguranças, ornamentação, mestre de cerimônias, banda, diplomas, entre outros recursos.

Normalmente, os alunos costumam agendar uma outra formatura, denominada “festiva”, sobre a qual decidem o melhor dia e horário, em forma de consenso, inclusive com turmas de outras instituições de ensino superior. Não temos qualquer interferência nesse tipo de evento, sendo que o mesmo é pago pelos alunos e não é obrigatório.

Definidas as datas das colações de grau, oficiais, sob nossa total responsabilidade, não há como alterar o Calendário, dado a complexidade estratégica e logística das medidas necessárias para a realização das mesmas.

O traje fica a critério do formando, pedimos apenas para não comparecem com tênis, chinelos e bonés, pois durante a cerimônia os formandos ficarão com becas.

Os formandos devem chegar com 1 hora de antecedência, para prova das Becas e assinatura da Ata de Colação de Grau.

Caso não possa comparecer na Cerimônia, poderá retirar seu diploma pessoalmente em nossa Central de Acolhimento, de segunda a sexta-feira, das 08h às 18hs, munida de seu RG após a data da colação de grau.

Qualquer pessoa que tenha concluído, comprovadamente, o ensino médio (2º grau) está apta a participar do processo seletivo para ingresso no curso de graduação (bacharelados – licenciaturas e superiores tecnológicos).

O aluno deverá acessar o site, clicar em central de aluno, em seguida em financeiro. Dentro deste item aparecerá boleto online.

Deve ser feito por meio de Requerimento na Central de Acolhimento. O aluno deverá encaminhar a documentação original ou autenticada do Histórico Escolar e Conteúdo programático para que seja analisado pelo coordenador do curso. A dispensa de disciplina poderá ser solicitada por alunos que possuam curso superior completo ou incompleto.

Não existe. As datas de vencimentos são padronizadas para efeito financeiro e contábil. Caso o aluno encontre dificuldade em pagar no vencimento, poderá procurar o NAF (Núcleo de Atendimento Financeiro).

Solicitar na Central de Acolhimento.

Não há Provas para ingressar. O processo ocorre por meio de entrevistas realizadas com a coordenação da pós-graduação no campus João Dias..

Formalizar processo junto ao NAF – Núcleo de Atendimento Financeiro (de segunda à sexta-feira, das 7h às 20h30 e aos sábados, das 9h às 14h30).

Solicitar via Requerimento na Central de Acolhimento.

Atualmente, para ambos os casos, o aluno deve formalizar procedimento junto à Central de Acolhimento, garantindo-se, por um semestre, seu retorno com obrigatoriedade de nova Análise Curricular. Se trancou, aluno faz rematrícula. Se cancelou, aluno faz nova matrícula e apresenta documentação novamente.

Regulamento

CAPÍTULO I – DA OUVIDORIA DE ALUNOS

Art 1º A Ouvidoria de Alunos do Centro Universitario Ítalo Brasileiro é um elo ou facilitador de processos, um instrumento de comunicação entre as comunidades internas e externas e os gestores dos diversos órgãos que compõem sua estrutura organizacional.
Art 2º Os objetivos da Ouvidoria de Alunos do UniÍTALO são: I – Estimular a efetiva participação de Alunos, Familiares e Representantes da Comunidade no processo de melhorias contínuas, pois todos representam de maneira significativa à formação de opinião da imagem da Instituição. II – Interagir com todos os setores do UniÍTALO na busca de otimização da qualidade de seus serviços, com o objetivo de torná-los mais eficazes, cuidando do compromisso ético da Instituição. III – Acolher, analisar, encaminhar e dar devolutiva das sugestões, insatisfações, consultas e elogios dos Alunos, seus Familiares e Representantes da Comunidade. IV – Estreitar os relacionamentos de uma comunicação organizacional aplicada na reflexão dos fluxos das informações e tornar-se um agente de transformação, constituindo uma rica fonte de informações para a realimentação do sistema acadêmico.

CAPÍTULO II – DO CARGO DE OUVIDOR E DE SUAS ATRIBUIÇÕES

Art 3º O cargo de Ouvidor e a própria Ouvidoria estão ligados à Reitoria.
Art 4º O Ouvidor do Centro Universitario Ítalo Brasileiro tem as seguintes atribuições: I – Receber demandas – sugestões, insatisfações, consultas e elogios provenientes dos Alunos, seus Familiares e Representantes da Comunidade. II – Encaminhar aos setores pertinentes às solicitações para que possam: a) No caso de sugestões: adotá-las, estudá-las ou justificar a impossibilidade de sua adoção; b) No caso de insatisfações: explicar o fato, corrigí-lo ou não reconhecê-lo como verdadeiro; c) No caso de consultas: responder as questões dos solicitantes; d) No caso de elogios: conhecer os aspectos positivos e admirados do trabalho. III – Transmitir aos solicitantes, no prazo máximo de cinco dias úteis, contados do recebimento da resposta do reclamado, as posições das unidades envolvidas. IV – Manter permanentemente atualizadas as informações e estatísticas referentes às suas atividades. V – Sugerir às instancias administrativas medidas de aperfeiçoamento da organização e do funcionamento da Instituição. VI – Retornar a sugestão, quando aceita pela unidade, mas não realizada.

CAPÍTULO III – DOS REQUISITOS PARA O CARGO DE OUVIDOR

Art 5º O cargo de Ouvidor do Centro Universitário Ítalo Brasileiro exige os seguintes requisitos: I – Ter Curso Superior completo. II – Possuir capacidade par assumir as funções previstas, envolvendo responsabilidade, discrição e organização. III – Ter desenvoltura para se comunicar com as diversas unidades da Instituição. IV – Ser sensível para compreender os problemas dos solicitantes e, ao mesmo tempo, as limitações das unidades.

CAPÍTULO IV – INSTRUMENTOS

Art 6º Na Ouvidoria, as pessoas são atendidas pessoalmente, mediante agendamento por e-mail ( ouvidoria@uniitalo.it ), também disponível o link OUVIDORIA, constante no site http://www.italo.com.br.

CAPÍTULO V – DOS USUÁRIOS

Art 7º A Ouvidoria pode ser utilizada: I – Por Alunos, Familiares e Representantes da Comunidade. Parágrafo único A Ouvidoria não atende a solicitações anônimas, garantindo, no entanto, a confidencialidade e privacidade sobre o nome e os dados pessoais dos usuários.

CAPÍTULO VI – DISPOSIÇÕES GERAIS

Art 8º O presente Regulamento entre em vigor na data de sua aprovação pelo Conselho Universitário – CONSU e Portaria UniÍTALO nº 00133/09/PO de 10 de Agosto de 2009, revogando as disposições em contrário.