O UniÍtalo

A História da IEPAC – Instituição Educacional Prof. Pasquale Cascino. 

Completou 68 anos de existência, no ano de 2017. Teve início, em 1949, fundada pelo Prof. Pasquale Cascino, um dos milhares de imigrantes italianos que contribuíram – e ainda contribuem – para o progresso paulistano e paulista.

O nome da mantenedora, Instituição Educacional Prof. Pasquale Cascino, é uma homenagem ao idealizador, fundador e realizador desta importante obra educacional, na capital paulista.

Mais tarde passou a designar-se Instituição Educacional Tabajara e, agora, Instituição Educacional Prof. Pasquale Cascino, numa homenagem de seu quadro social ao idealizador, fundador e realizador desta importante obra educacional, na capital paulista.

Sempre sob a direção do Prof. Pasquale Cascino, a instituição iniciou suas atividades como modesta Escola de Datilografia, com uma única sala de aula, formando pessoal para a prática comercial e de serviços.

Por volta de 1951, inicia sua ação no ensino formal, obtendo autorização para funcionamento de um curso primário, tal como prescrevia a legislação da época.

Atendendo ao imperativo da comunidade estudantil, fiel às suas origens e tradições e visando transformar-se em pólo de referência das culturas italiana e brasileira alterou a denominação de sua mantida, de Faculdade Tabajara para Faculdade Ítalo Brasileira, conforme Portaria Ministerial MEC, nº 1.100 de 28/9/98, publicada no D.O.U. nº 186 de 29/9/98.

Após vinte e sete anos de funcionamento, a Faculdade Ítalo Brasileira, além dos cursos de graduação que ministra, incrementou os cursos de pós-graduação e a realização de pesquisas e programas de extensão (cursos e serviços), na sua área de atuação, consolidando-se como uma instituição de ensino superior de qualidade.

No ano em que completou seu 57º aniversário de existência, por meio da Portaria MEC nº 1.697/2006, publicada no DOU de 16/10/2006, a Faculdade Ítalo Brasileira é transformada em Centro Universitário, passando a denominar-se Centro Universitário Ítalo Brasileiro (UniÍtalo).

Depois de atingido o patamar de Centro Universitário, por meio de resoluções internas, colocou em prática, nos anos de 2007 e 2008, os seguintes cursos: Artes Visuais (Licenciatura), Filosofia (Licenciatura), Geografia (Licenciatura), Letras (Licenciatura), Serviço Social (Licenciatura), Sociologia (Licenciatura), Educação Física (Bacharelado), Teologia (Bacharelado), Gestão de Marketing (Tecnologia), Gestão de Finanças para Pequenas e Médias Empresas (Tecnologia) e Gestão de Estabelecimentos Comerciais (Tecnologia).

PASSO A PASSO PARA VOCÊ OBTER MAIORES INFORMES DO UNIÍTALO NO SITE MEC/INEP

O Centro Universitário Ítalo Brasileiro foi credenciado no dia 13/10/06 pela Portaria MEC nº 1697/06, publicada no DOU – Diário Oficial da União de 16/10/06, seção 1, nº 198, página 16.

 Acesse o Site www.educacaosuperior.inep.gov.br

 No link de PESQUISA clicar em INSTITUIÇÃO

 Clicar em MUNICÍPIO, vai abrir tela e você preenche o seguinte:

  • município: SÃO PAULO
  • categoria: PRIVADA
  • organização: clicar na seta e selecionar CENTRO UNIVERSITÁRIO
  • não preencha o nome da instituição
  • clicar em CONSULTAR

 Abrirá a tela com todos os CENTROS UNIVERSITÁRIOS do município de São Paulo. O UNIÍTALO é o oitavo da lista.

 Clicar em UNIITALO e abrirá tela com todos os informes do CENTRO UNIVERSITÁRIO ÍTALO BRASILEIRO – UNIÍTALO