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Horário

Turmas 100% EAD.

Investimento

Valor da matricula: 150,00
+ 14 parcelas de
R$250,00*

*Valor para pagamento até dia 10 de cada mês.

Conteúdo programático

DISCIPLINASCARGA HORÁRIA SEMESTRAL
Financiamento da Educação e a função social da Escola Pública30h
Pedagogia Social e Pedagogia Escolar30h
Direitos Humanos, Gênero e Diversidades30h
Fundamentos teóricos e metodológicos da Pedagogia Social 30h
Gestão pública e gestão de projetos e programas sociais 30h
Teoria e prática do Estatuto da Criança e do Adolescente30h
Fundamentos teóricos epistemológicos da Pedagogia Social no Brasil e a Teoria Geral da educação popular, social e comunitária30h
Métodos e Técnicas de trabalho na Pedagogia Social15h
Metodologia Científica e a pesquisa em Pedagogia Social15h
Educação em Prisões e o Projeto Político Pedagógico da Educação em Prisões30h
Pedagogia Social e Juventudes30h
Educação Social de Rua30h
Economia Solidária e Desenvolvimento Local30h
Legislação, políticas e tratamentos da dependência química30h
Trabalho de Conclusão De Curso60h
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO450h

DOCENTES BRASILEIROS

PROF. DR. EDUARDO JANUÁRIO (USP)
Pós-doutorando (FEUSP, 2019), Doutor e Mestre (FFLCH-USP, 2019), Especialista em História, Sociedade e Cultura (PUC-SP, 2009). Licenciado em História (Teresa Martin, 2005). Professor de História e Diretor de Escola pública (2006-2011).Atualmente é professor do Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação e pesquisador do Laboratório de Economia Política e História Econômica da Universidade de São Paulo (LEPHE-USP), na área de Educação, Finanças Públicas e Relações Étnico-Raciais. Foi bolsista CNPq (mestrado) e CAPES (doutorado). Foi professor e diretor de escola nos municípios de São Paulo, Santana e Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus. Currículo Lattes.

PROFª DRª EVELCY MONTEIRO MACHADO (UFPR)
Doutora em Filosofia e Ciências da Educação (Universidade de Santiago de Compostela, Espanha, 1999). Graduada em Pedagogia. Mestrado em Educação (UFPR, 1983). Especialista em Métodos e Técnicas da Educação (UFPR, 1975). Membro dos Grupos de Pesquisa: Pedagogia Social, USP e Pedagogia, Complexidade e Educação, UFPR. Foi Coordenadora do Núcleo de Pesquisa de Pedagogia Social, NEPS/UFPR. Atualmente é professora pesquisadora do Programa de Pós Graduação em Educação da UFPR nos seguintes temas: Politica Educacional e Formação do Educador, com ênfase na Formação do Pedagogo, na Pedagogia Social e na Educação Social. Currículo Lattes.

PROFª DRª EUNICE APARECIDA DE JESUS PRUDENTE (USP)
Doutorado em Direito (USP, 1996). Mestrado em Direito (USP, 1980). Atualmente é professora doutora da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Professora licenciada da Faculdade Zumbi dos Palmares. É a primeira e única mulher negra a lecionar na Faculdade de Direito da USP. Foi primeira mulher negra a ocupar o cargo de Secretária da Justiça no Estado de São Paulo. Atualmente é Secretária Municipal de Direitos Humanos da Prefeitura Municipal de São Paulo Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito do Estado, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos humanos, cidadania, direito, negros - Brasil, e intersecionalidades entre gênero e etnia. É presidente da Comissão da Verdade da Escravidão Negra da Ordem dos Advogados de São Paulo e, também, diretora técnica da Ouvidoria Geral do Estado de São Paulo no Conselho de Transparência da Administração Pública. Também é membro da Comissão de Direitos Humanos da USP. Atualmente, é colunista da Rádio USP, com a coluna Educação e Direitos. Currículo Lattes.

PROF. DR. FÁBIO APARECIDO MOREIRA (USP)
Doutorado em Educação (USP, 2016). Mestre em Educação (USP, 2008). Graduação em Letras (UNESP, 1997). Tem experiência de mais de 15 anos na área de Educação, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos em Regimes de Privação da Liberdade. Atuou como Consultor Especialista em Educação para a Organização dos Estados Ibero-americanos, para a UNESCO, Ministério da Educação do Brasil e para alguns governos estaduais. Compõe a Equipe de Consultores para a Formação de Docentes do SENAC - São Paulo, ministrando cursos presenciais e semipresenciais para docentes e técnicos. Atua ainda como Consultor Especialista em Educação para redes públicas e privadas em ações de formação de docentes e gestores. Currículo Lattes.

PROF. DR. FRANCISCO EVANGELISTA (UNISAL)
Doutor em Educação (PUC/SP, 2011). Mestrado em Educação (PUC Campinas, 2002). Especialista em Filosofia para crianças e jovens (PUCSP, 1997). Graduação em Filosofia (PUC Campinas, 1990). Atualmente é professor do Programa de Mestrado em Educação do UNISAL - Centro Universitário Salesiano de São Paulo no Campus de Americana. Coordenador do HIPE - História da Práxis Educativa Social e Comunitária - UNISAL (pesquisador); Projeto de Pesquisa Narrativas de Formação em Educação: possibilidades para a pesquisa e investigação em Educação Sócio-comunitária. Membro do GPTeFE: Grupo de Pesquisa Teorias e Fundamentos da Educação/UFSCar. Editor da Revista Ciências da Educação (2018/2020). Coordenador do Núcleo Étnico Racial e Cultural/UNISAL. Pesquisador da Cátedra Unesco: Juventude, Educação e Sociedade/Universidade Católica de Brasília. Currículo Lattes.

PROF. DR. JERLEY PEREIRA DA SILVA (ÍTALO)
Doutor em Educação (PUC/SP, 2018). Mestre em Educação (PUC/SP, 2013). Especialização em Gestão de Pessoas para Negócios (ÍTALO, 2002), Consultoria Empresarial (ÍTALO, 2005), Novas Tecnologias de Ensino-aprendizagem (ÍTALO, 2013) e Administração Hospitalar, Saúde pública e PSF (ÍTALO, 2015). Licenciado em Pedagogia (ÍTALO, 2013). Bacharel em Administração (UNIB 2000). No Centro Universitário Ítalo Brasileiro é Coordenador Pedagógico e docente nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Saberes Interdisciplinares (GEPESI). Orientador de projetos Interdisciplinares no Curso de Administração de Empresas. Na Universidade Paulista é docente e pesquisador no Centro de Estudos e Pesquisas sobre Gentilezas e no Núcleo de Estudos e Pesquisas: Interdisciplinaridade: Movimento e transformação. Ampla experiência na área de Gestão Educacional. Diretor Executivo da Empresa APPROVATUS Consultoria Educacional e Empresarial. Currículo Lattes.

PROF. DR. JOÃO CLEMENTE DE SOUZA NETO (MACKENZIE)
Pós-doutorado em Sociologia (PUC SP,2005). Doutorado em Ciências Sociais (PUCSP, 1997). Mestrado em Sociologia (PUCSP, 1992). Graduação em Ciências Sociais (Nª Sª Medianeira,1987). É professor adjunto, pesquisador e orientador no Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura e no Curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Membro do Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações (Socius - Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa), do Grupo de Pedagogia Social da USP e líder do Grupo de Pedagogia Social da Universidade Presbiteriana Mackenzie, do Instituto Catequético Secular São José, da Associação Civil Gaudium et Spes e da Pastoral do Menor da Região Episcopal Lapa, São Paulo, Atua no atendimento e defesa da criança, do adolescente e de famílias em situação de vulnerabilidade social. Com experiência nas áreas de Ciências Sociais e Pedagogia Social, realiza pesquisas nos campos da infância, adolescência e juventude, sobre as temáticas racismo, socialização, inserção social, desvio, práticas sociais, políticas públicas, diversidade cultural, instituições e formação de professores e educadores sociais. É autor de artigos e livros sobre os temas pesquisados, e pareceria a em revistas especializadas. Currículo Lattes.

PROFª DRª JULIANA SANTOS GRACIANI (PUC/SP)
Doutorado Psicologia Social (PUC SP, 2015), Mestrado em Gerontologia Social (PUC SP, 2010). Especialista em Arte e Desenvolvimento Humano (Faculdade Messiânica, 2015) e Psicologia Transpessoal (UNIPAZ, 2019). Psicóloga Clínica (PUC, 2002), Pedagoga (UNIP, 2015) e Teóloga (UNINTER, 2019). Professora da Graduação em Psicologia na FMU (2019). Foi Coordenadora de Cursos da Pós-Graduação da USJT (2019), Coordenadora Social da Extensão Universitária na USJT (2018), professora da Graduação em Psicologia, Administração, Direito e Gestão de Recursos Humanos na USJT, professora convidada da Pós-Graduação em Pedagogia Social na UNISAL. Currículo Lattes.

PROF. DR. MÁRCIO ALEXANDRE MASELLA (ÍTALO)
Pós-Doutorado (USP, 2016). Doutorado em Educação (PUC SP, 2014). Mestrado em Educação (PUC SP, 2009), graduação em História (Teresa Martin, 1993), Graduação em Pedagogia (UniFRanca, 1998). Pesquisador colaborador do grupo de Estudos e Pesquisa em interdisciplinaridade (GEPI), do Programa de Pós-Graduação em Educação Currículo da PUC SP. Membro do Grupo de Pesquisa GEPÊPrivação (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação em Regimes de Privação da Liberdade-USP). Professor de Pós-Graduação do Centro Universitário Ítalo Brasileiro. Professor da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura do Município de São Paulo (1994-2004). Professor Coordenador Pedagógico da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (1993-2001). Coordenador Pedagógico da Fundação CASA (2001-2015). Coordenador Pedagógico da Escola para Formação e Capacitação Profissional da Fundação CASA. Assessor de gabinete da Diretoria Regional de Educação, da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (2013-2016). Conselheiro do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente-CONDECA. Diretor Executivo da Escola de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo (2018). Currículo Lattes.

PROF. DR. ROBERTO DA SILVA (USP)
Livre Docente em Pedagogia Social (USP, 2009). Doutorado em Educação (USP, 2001). Mestrado em Educação (USP, 1998). Pedagogo (UFMT, 1993), Atualmente é professor Livre Docente do Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Leciona no Programa de Pós-Graduação em Educação e orienta mestrado e doutorado na Linha de Pesquisa Estado, Sociedade e Educação e supervisiona pós-doutorados nas mesmas áreas. É o editor da Coleção Pedagogia Social junto à Editora Expressão e Arte e participa do Conselho Editorial da Revista de Ciências da Educação (UNISAL), de Cadernos de Pedagogia Social (Portugal), da Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos, da Revista Brasileira de Execução Penal. Coordena o Mestrado em Educação na Universidade Lueji A'Nkonde, de Angola) e coordena convênios com Angola, Argentina e Alemanha. Organiza os Congressos Internacionais de Pedagogia Social (2006, 2008, 2010, 2012, 2015 e 2018) e as Jornadas Brasileiras de Pedagogia Social (16ª edição). É membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Sistema Penitenciário do Estado de São Paulo. Atua na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais e Educação em espaços não escolares, especialmente, abrigos, unidades de internação de adolescentes e estabelecimentos penitenciários. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia Social (GEPPS), o GEPÊPrivação (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação em Regimes de Privação da Liberdade e o GEPEULAN (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação em Angola). Currículo Lattes.

PROF. ESP. LUIZ CARLOS FAVARON
Graduação em Serviço Social (UERJ). Educador Social na Prefeitura Municipal de Maranguape. Assistente Social no Centro de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas da SER-III (CAPS - AD). Trabalhou como coordenador terapêutico no Centro de Recuperação Mão Amiga (CREMA). Trabalhou como Assistente Social na Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza. Tem Especialização em Dependência Química pela a Universidade de Fortaleza, Tem Especialização em Políticas Públicas pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA). Tem Especialização em Desenvolvimento de Comunidade pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Currículo.

DOCENTES ESTRANGEIROS

PROF. DR. DANIEL SCHUGURENSKY (EUA)
Daniel Schugurensky é professor na School of Public Affairs e na School of Social Transformation da Arizona State University, na qual é diretor fundador da Participatory Governance Initiative, o diretor do mestrado em Pedagogia Social e Cultural, e o coordenador dos cursos de graduação e pós-graduação em transformação social. Entre seus livros escritos ou editados recentemente estão Educação para a cidadania global na formação de professores (Routledge, 2020), "Pelo povo: democracia participativa, engajamento cívico e educação para a cidadania" (Participatory Governance Initiative 2017); "Trabalho Voluntário, Aprendizagem Informal e Ação Social" (Rotterdam: Sense, 2013), " Paulo Freire " (Biblioteca de Pensamento Educacional. Londres: Continuum, 2011), " Aprendendo a cidadania praticando a democracia: iniciativas e perspectivas internacionais " (Cambridge Scholarly Press, 2010), " Quatro em dez: Jovens que falam espanhol e abandono escolar precoce em Toronto " (LARED / Universidade de Toronto, 2009), e "Rupturas, continuidades e reaprendizagem: A participação política dos latino-americanos no Canadá "(Toronto: Transformative Learning Centre, 2007). Publicou mais de 100 artigos, capítulos de livros e relatórios técnicos sobre diversos temas, incluindo educação de adultos, desenvolvimento comunitário, democracia participativa, educação para a cidadania, economia social, engajamento cívico, ensino superior, migração e trabalho voluntário.Um de seus projetos atuais concentra-se no orçamento participativo escolar. É Ph.D. Estudos de Política Educacional, pela Universidade de Alberta, Canadá, 1994.e graduado em Educação (com honras), pela Universidad Nacional Autónoma de México, 1987. Currículo.

PROF. DR. JORGE CAMORS (URUGUAY)
Diretor do Centro de Treinamento e Estudos do INAU (ex-INAME) cargo obtida por Concurso de Mérito e Oposição, exercendo diversas atividades de gestão nas áreas de recursos humanos, materiais e financeiros; com o seguinte funções: “Formação de Educadores Sociais (carreira de nível superior). Atualização do pessoal do INAU: Conferências, Workshops, Reuniões, Seminários. Aperfeiçoamento de Pessoal Técnico e Especializado, em funções na INAU. Planejar, organizar, executar e avaliar todos os Programas de Treinamento, Aperfeiçoamento e Atualização do Pessoal Técnico e Especializado do INAU. Coordenar com instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais, o várias atividades de educação e formação relacionadas com o INAU. " O desenvolvimento do Projeto de Capacitação para Educadores Sociais, aprovado pela Diretoria do INAME em setembro de 1989, que começou a correr a partir de março de 1990, e obtém o reconhecimento de Carreira de Nível Superior pelo Ministério da Educação e Cultura, por Resolução Ministerial de 9 de outubro de 1997. Coordenador da Área de Educação Não Formal da Direção de Educação do Ministério de Educação e Cultura do Uruguai. O desenvolvimento do Projeto de Capacitação para Educadores Sociais, aprovado pela Diretoria do INAME em setembro de 1989, que começou a correr a partir de março de 1990, e obtém o reconhecimento de Carreira de Nível Superior pelo Ministério da Educação e Cultura, por Resolução Ministerial de 9 de outubro de 1997. Currículo.

PROF. DR. JOSÉ ANTONIO CARIDE GOMES (ESPANHA)
Doutor em Filosofia e Ciências da Educação (Pedagogia) pela Universidad de Santiago de Compostela (USC), com prêmio extraordinário de doutorado (1982-83). Professor titular de Pedagogia Social (Área de Teoria e História da Educação) na USC, desde abril de 2002; previamente professor titular de universidade (1986-2002);, professor adjunto interino (1983-1986), Professor Colaborador (1983) e Professor Assistente (1979-1983). Professor em mais de 30 universidades da Espanha e de outros países (Argentina, Brasil, Cabo Verde, Chile, França, México, Portugal e Suíça). Diretor e IP do Grupo de Investigação em “Pedagogía Social e Educação Ambiental” (SEPA-interea, GI-1447 da USC), da Rede de Grupos de Investigação em Educação e Formação para a Cidadania e a Sociedade de Conhecimento (RINEF-CISOC), ambos de Referência Competitiva no Sistema Universitário de Galicia; e IP da Rede de Grupos de Investigação “Jovens e Inclusão Social”. Desde 2002 até 2013, presidiu a Sociedade Iberoamericana de Pedagogia Social (SIPS). Em novembro de 2004, no Chile, a foi concedida a "Ordem de Mérito” do Conselho Mundial de Educación - World Council For Currículum and Instruction. Currículo.

PROF. DR. MARCELO KRICHESKY (ARGENTINA)
Licenciado em Ciências da Educação. Faculdade de Filosofia e Letras, UBA, 1985. Mestre em Educação e Sociedade. FLACSO / Buenos Aires, Argentina, 1990-1992. Dissertação de Mestrado: Trabalho Infantil e Ensino Fundamental em setores populares. Pós-graduação no DIE-México 1992-1993. Doutorando com cursos concluídos no Doutorado FLACSO 2006. 2008 em pedagogia com tese em preparação a ser apresentada na Faculdade de Ffia y Letras., UBA. Tema: Inclusão educacional na Argentina- 2001-2010: novos formatos estaduais e não estatais para o ensino médio. Consultor em projetos de educação na FUNDAÇÃO SES. Bs As (2002-2014). Coordenação de Programas de Pesquisa Educacional em Inclusão no Ensino Médio; Doutor em Pesquisa Operacional e Gestão Estatística do Ministério da Educação do Governo da Cidade de Buenos Aires. Falência do Prof. Adjunto do Currículo. Escola de Humanidades. UNSAM (2009). Coordenação do ciclo de seminários sobre Políticas Socioeducativas (2011-2013) (UNIPE). Coordenação de Investigações sobre políticas, obrigatoriedade e inclusão educacional (Agência Científica e Tecnológica / UNIPE) (2011-2014). Participação em Congressos internacionais e nacionais. Publicações em revistas e livros da área educacional sobre Tutoria no Ensino Médio (PAIDOS; 1996), Inclusão Educativa (Novidades Educacionais; 2004) e Pedagogia Social na Argentina (UNIPE; 2011). Currículo.

PROF. DR. MIGUEL MARRENGULA (MOÇAMBIQUE)
Miguel Merrengula é Professor de Estudos de Animação e Desenvolvimento Sociocultural na Faculdade de Estudos Culturais do Instituto Superior de Artes e Cultura (ISArC) de Moçambique, onde também atua como Diretor dos Serviços Centrais Pedagógicos e Científicos. É cofundador do Instituto Superior de Estudos de Desenvolvimento Local (ISEDEL), onde atua como Diretor-Geral Adjunto desde 2013. É também fundador e Diretor Executivo da Agência Moçambicana de Investigação Aplicada (AMPAS) desde 2012. Seus interesses de pesquisa são: Animação Sociocultural (Arte e cultura para o desenvolvimento), Estudos de Desenvolvimento Local e Serviço Social (arte e cultura em serviço social e proteção à criança). Publicou em revistas de animação sociocultural e serviço social. Currículo.

PROF. DR. SÉRGIO GROSSI (ITÁLIA)
Sergio Grossi é Doutor em Ciências Pedagógicas, Educação e Aprendizagem pela Universitá di Padova (Itália), Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense, Mestre em Planejamento e Gerenciamento de Intervenções Educacionais em Situações de Emergência Social pela Università di Bologna com intercâmbio na Universidade Paris X (França) e possui graduação em Filosofia, Cognição e Psicologia pela Università di Bologna. Pesquisa na área de educação de adultos em contextos de privação e restrição de liberdade, debatendo com a sociologia da prisão e a criminologia. Trabalhou, também, na educação e no apoio a projetos destinados aos sem-abrigos, aos requerentes de asilo, aos adolescentes em situação de prisão e às vítimas de tráfico de seres humanos na Itália, Argentina e Brasil. Currículo.

PROF. DR. XAVIER ÚCAR (ESPANHA)
Xavier Úcar é professor titular de Pedagogia Social na Universitat Autònoma de Barcelona (Espanha). É especialista em programas de Pedagogia Social, Educação Social e Desenho e Avaliação de Desenvolvimento Comunitário e Programas de Animação Sociocultural. Desde 2012, Xavier é Presidente da Sociedade Ibero-americana de Pedagogia Social (SIPS). Coeditou uma coleção de livros sobre 'Ação Comunitária e Ação SocioEducativa' da Editora Graó (2006-2013) e escreveu mais de 100 publicações, entre livros, capítulos de livros e papers. A última publicação de Xavier foi uma trilogia intitulada 'Pedagogías de lo social (Pedagogias do social)' (2016). Currículo.

PROFª DRª ISABEL BAPTISTA (PORTUGAL)
Isabel Baptista é Professora Associada (FEP / UCP) e Doutora em Filosofia (FLUP) e Mestre em Filosofia da Educação (FLUP). É Presidente do Conselho Pedagógico - FEP / UCP; Coordenadora dos Programas de Mestrado em Ciências da Educação - FEP / UCP; Presidente do Conselho de Acompanhamento da Carta de Ética da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) e Diretora da Revista “A Página da Educação, Profedições”. Em março de 2019 foi nomeada, por Despacho Reitoral, Provedora de Ética do Centro Regional do Porto da UCP para o triénio 2019/2022. Currículo.

PROFª DRª SILVIA AZEVEDO (PORTUGAL)
Silvia Azevedo possui Licenciatura em Psicologia e Ciências da Educação (UPT), Mestre (Psicologia e Ciências da Educação) pela Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, PHD em Psicologia e Ciências da Educação (UPT) e Formação Avançada em Gestão pela Universidade do Porto Porto Business School. É Professora Coordenadora na área de Educação e Social pela ISCEDOURO. Coordenadora na International Association Social Education AIEJI: Copenhaga, Copenhaga, DK, Presidente Associação dos Profissionais Técnicos Superiores de Educação Social (APTSES), Professora Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) no Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, Portugal e na Escola Superior de Educação do Porto ,Portugal.

PROFª DRª SANNA RYYNANEN (FINLÂNDIA)
Possui graduação em Sociologia pela University of Tampere, Finlândia (1995), mestrado em Sociologia pela University of Tampere (1998) e doutorado em Educação / Pedagogia Social pela University of Tampere (2011). Atualmente é professora (Senior Lecturer) de Pedagogia Social na University of Eastern Finland, Finlândia. Atua principalmente nos seguintes temas: pedagogia social, sociologia de educação, métodos de pesquisa, movimentos sociais, economia solidária, educação não-formal. Currículo.