X Ginga Brasil

Vem aí o espetáculo “Nas Trilhas do Cinema”



> Ao completar cinco anos, o “Ginga Brasil” revela hoje um formato mais rico de apresentação, contando – inclusive – com artistas convidados. Em cartaz nesta sexta-feira, dia 25/5, às 20 horas

Famoso no cenário do Centro Universitário Ítalo Brasileiro, o “Ginga Brasil” – que está em sua décima edição – promete proporcionar ao público do Teatro Ítalo Brasileiro uma maravilhosa viagem pelo mundo da sétima arte. Elaborado a partir do tema “Nas Trilhas do Cinema”, clássicos de diversas épocas inspiram a arte cênica e coreográfica de alunos do quarto semestre do curso de Educação Física do UniÍtalo.

Como sempre, os espetáculos do “Ginga Brasil” nascem a partir da proposta de um tema, dentro do qual os alunos são convidados – não somente ao desenvolvimento de pesquisas e estudos de contextualização – com também à busca de uma identidade, de um elo entre suas próprias histórias pessoais e aquelas narradas nos filmes escolhidos para compor o espetáculo.

“O movimento artístico do ‘Ginga’ nasce – fundamentalmente – a partir deste exercício e desta vivência dos participantes, retratando, neste caso, como nossos alunos reagem às trilhas do cinema”, explica Rose Maria de Souza, professora da disciplina de Atividades Rítmicas e Culturais e – também – uma das coordenadoras do “Ginga Brasil”, ao lado de Sérgio Hortelan, professor de Organização da Educação Física Escolar.

Desde o início, até o encerramento, o espetáculo “Nas Trilhas do Cinema” reserva muitas surpresas. Serão apresentados momentos cênicos inspirados nas trilhas de filmes como “O Rei Leão”, “Tempos Modernos”, “Ó Pai, Ó”, “Tropa de Elite”, “Street Dance” com “A Gaiola das Loucas” e “Cartola – Música para os Olhos”. A cena final retratará a música “Dance across the floor”, clássico de Jimmy Bo Horne.

Convidadas – A décima edição do “Ginga Brasil” terá dois momentos especialmente sensíveis. Um deles, com a apresentação de uma dançarina cega para a obra de Charlie Chaplin. O outro, com a interpretação da trilha de “O Rei Leão” por uma bailarina com limitação motora.

Já que o tema noite será o cinema, esta se desenvolverá como a entrega do “Oscar do Ginga”. A condução dos trabalhos será realizada por dois alunos do UniÍtalo – uma recém-chegada e um veterano – simbolizando o momento de festa e celebrando – ao mesmo tempo – passado e futuro de uma das atividades acadêmicas mais emblemáticas do centro universitário.

Show de Abertura – Quem pensou que era só; se enganou. O espetáculo terá ainda um show de abertura conduzido também por docentes da instituição. A “Banda dos Professores do UniÍtalo” terá em sua formação Marcio Oda, Victor Tarini e Caio Graco, com a participação especial de Marcio Flores, vocalista convidado da banda Harumi. A ideia de formação e apresentação do grupo partiu de Marcos Vinícius Cascino, presidente do Centro Universitário Ítalo Brasileiro.

No repertório, clássicos nacionais – de bandas como Capital Inicial, Legião Urbana e Lobão – e internacionais – como Beatles e Pink Floyd, com músicas que também embalaram muitos filmes. O grupo – dedicado – está ensaiando das 23 às 1h30 da madrugada e promete fazer bonito.

O projeto artístico “Ginga Brasil” é uma realização do curso de Educação Física do UniÍtalo, coordenado pelo Professor Doutor Ibrahim Reda El Hayek.

Serviço: “X Ginga Brasil”
Data:
25/5/2012
Horários:
20 horas
Local:
Teatro Ítalo Brasileiro

Fonte: Agência UniÍtalo / Ilustração: Divulgação



Para acompanhar os melhores momentos do evento, acesse a galeria no Facebook.

Campus Santo Amaro - Av. João Dias, 2046 - São Paulo, 04724-003 - telefone: 11 5645 0099 - Veja como chegar.