A História da IEPAC – Instituição Educacional Prof. Pasquale Cascino. 

Completou 65 anos de existência, no ano de 2014. Teve início, em 1949, sob a denominação de Instituto de Ensino Tabajara, instituído em 25 de janeiro de 1949, pelo Prof. Pasquale Cascino, um dos milhares de imigrantes italianos que contribuíram – e ainda contribuem – para o progresso paulistano e paulista.

Mais tarde passou a designar-se Instituição Educacional Tabajara e, agora, Instituição Educacional Prof. Pasquale Cascino, numa homenagem de seu quadro social ao idealizador, fundador e realizador desta importante obra educacional, na capital paulista.

Sempre sob a direção do Prof. Pasquale Cascino, a instituição iniciou suas atividades como modesta Escola de Datilografia, com uma única sala de aula, formando pessoal para a prática comercial e de serviços.

Por volta de 1951, inicia sua ação no ensino formal, obtendo autorização para funcionamento de um curso primário, tal como prescrevia a legislação da época.

Atendendo ao imperativo da comunidade estudantil, fiel às suas origens e tradições e visando transformar-se em pólo de referência das culturas italiana e brasileira alterou a denominação de sua mantida, de Faculdade Tabajara para Faculdade Ítalo Brasileira, conforme Portaria Ministerial MEC, nº 1.100 de 28/9/98, publicada no D.O.U. nº 186 de 29/9/98.

Após vinte e sete anos de funcionamento, a Faculdade Ítalo Brasileira, além dos cursos de graduação que ministra, incrementou os cursos de pós-graduação e a realização de pesquisas e programas de extensão (cursos e serviços), na sua área de atuação, consolidando-se como uma instituição de ensino superior de qualidade.

No ano em que completou seu 57º aniversário de existência, por meio da Portaria MEC nº 1.697/2006, publicada no DOU de 16/10/2006, a Faculdade Ítalo Brasileira é transformada em Centro Universitário, passando a denominar-se Centro Universitário Ítalo Brasileiro (UniÍtalo).

Depois de atingido o patamar de Centro Universitário, por meio de resoluções internas, colocou em prática, nos anos de 2007 e 2008, os seguintes cursos: Artes Visuais (Licenciatura), Filosofia (Licenciatura), Geografia (Licenciatura), Letras (Licenciatura), Serviço Social (Licenciatura), Sociologia (Licenciatura), Educação Física (Bacharelado), Teologia (Bacharelado), Gestão de Marketing (Tecnologia), Gestão de Finanças para Pequenas e Médias Empresas (Tecnologia) e Gestão de Estabelecimentos Comerciais (Tecnologia).

PASSO A PASSO PARA VOCÊ OBTER MAIORES INFORMES DO UNIÍTALO NO SITE MEC/INEP

O Centro Universitário Ítalo Brasileiro foi credenciado no dia 13/10/06 pela Portaria MEC nº 1697/06, publicada no DOU – Diário Oficial da União de 16/10/06, seção 1, nº 198, página 16.

 Acesse o Site www.educacaosuperior.inep.gov.br

 No link de PESQUISA clicar em INSTITUIÇÃO

 Clicar em MUNICÍPIO, vai abrir tela e você preenche o seguinte:

  • município: SÃO PAULO
  • categoria: PRIVADA
  • organização: clicar na seta e selecionar CENTRO UNIVERSITÁRIO
  • não preencha o nome da instituição
  • clicar em CONSULTAR

 Abrirá a tela com todos os CENTROS UNIVERSITÁRIOS do município de São Paulo. O UNIÍTALO é o oitavo da lista.

 Clicar em UNIITALO e abrirá tela com todos os informes do CENTRO UNIVERSITÁRIO ÍTALO BRASILEIRO – UNIÍTALO