Quando um estudante ingressa no ensino superior, geralmente, encontra dificuldade para fazer um estágio ou conseguir o primeiro emprego. Mas, o que poucos sabem, é da necessidade de apresentar um bom currículo a fim de ser direcionado para a vaga certa.

Conversamos com a coordenadora da Estação Estágio & Emprego do UniÍtalo, a Profª. Aurea Cardoso, que também coordena o curso de Marketing na instituição. A Estação é um núcleo de empregabilidade e apoio aos alunos que estão em busca de um estágio acadêmico, seja supervisionado, seja profissionalizante. O estudante é preparado para fazer entrevistas e, assim, conquistar o mercado de trabalho.

“Desde que a Estação Estágio & Emprego foi montada, em 2014, a principal missão é fazer com que o aluno saia da graduação trabalhando na área que começou a estudar, pois, para ele, nada é mais frustrante do que não conseguir aplicar o que aprendeu na prática. A faculdade sempre vai dar uma bagagem para que o aluno leve experiências acadêmicas para dentro de uma empresa”, pontuou a coordenadora.

É importante que o aluno tenha esse primeiro impulso de aprender e criar habilidades para a profissão que será exercida futuramente. Com o auxílio da Estação, ele terá todo o apoio necessário para conquistar a vaga desejada. “Nosso compromisso é fazer com que o aluno, ao entrar no UniÍtalo, saiba que tem retaguarda para trabalhar na área que estuda. Aqui, ele tem toda assistência para elaborar o currículo de maneira adequada, além de receber ajuda para achar a vaga que deseja”, disse a professora Aurea.

Há, também, os casos em que alguns alunos não se sentem felizes com o curso escolhido e buscam novas oportunidades de carreira. No entanto, ficam perdidos. “Muitas vezes, os alunos optam por uma transição de carreira, mas não têm um suporte. Nesse sentido, a Estação ajuda a trabalhar as competências e as habilidades acadêmicas para direcionar o estudante. Às vezes, ele nem sabe que possui competência para uma determinada área”, completou.

empregabilidade

Outro aspecto para o qual os alunos precisam ficar atentos, é a questão de buscar currículos prontos em sites ou pegar o modelo de algum conhecido e enviar para as empresas. A professora Aurea não concorda com essa postura. “Muitos costumam mentir e esse é o grande erro. Pegam um currículo na internet ou de um amigo porque acham parecido com seu perfil, mas, na hora da entrevista, não sabem falar sobre suas habilidades. Então, na Estação, o currículo é montado com base nas habilidades específicas do aluno, de acordo com o curso que ele faz”, afirmou a coordenadora.

A Estação Estágio & Emprego possui parcerias com várias empresas da região, para onde os alunos do UniÍtalo são direcionados para avaliação do currículo.

Se você quiser saber um pouco mais sobre a Estação Estágio & Emprego do UniÍtalo, acesse: http://www.italo.com.br/soumais#estacao-estagio- emprego-inicio

0

You may also like

Dicas para quem está entrando no mercado de trabalho
Como montar um currículo para estágio