Apresentações em público deixam muitas pessoas com frio na barriga, mas saber fazê-las é essencial para a universidade e para o trabalho. Durante toda a faculdade será necessário fazer apresentações, inclusive no último ano, quando é solicitado o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). No trabalho também será preciso já que muitas vezes você terá que apresentar para clientes, investidores, chefes e até para outros funcionários. Porém, as apresentações em público levam medo para muitas pessoas que não sabem como organizá-las e nem como se comportar. Mas calma, nós do UniÍtalo separamos algumas dicas para melhorar o seu desempenho.

Prepare a fala

Geralmente as apresentações em público possuem um tempo determinado. Por isso, é importante que você treine algumas vezes para não falar rápido demais e sair atropelando parte do conteúdo ou causar confusão. Fale devagar, de forma clara e com o tom de voz adequado, que não seja gritando e nem baixo a ponto de pedirem para você mais alto. É fundamental que você fale com motivação para passar confiança para quem assiste, além disso, fale corretamente e evite usar gírias.

Tenha as informações na ponta da língua

Para você não correr o risco de esquecer alguma informação ou não conseguir responder alguma pergunta, é importante que você domine todo o conteúdo do trabalho. Não decore, entenda realmente aquilo que você irá apresentar e compreenda o ponto principal do projeto.

Responda todas as perguntas

Sempre depois das apresentações em público acontece uma sessão de perguntas. Independente do ambiente e do tipo de apresentação, você com toda certeza será questionado sobre os pontos fracos do trabalho ou aqueles que deixaram pontos em aberto. Para se sair bem evite ser monossilábico, responda sempre com firmeza para passar confiança e demonstrar domínio do assunto. Presentation  

Postura durante a apresentação

Muitas pessoas não prestam atenção na postura que mantém durante as apresentações em público, mas ela é muito importante. Gesticular de maneira excessiva e andar de um lado para o outro demonstra nervosismo e tira a concentração de quem está assistindo. Ficar com as mãos no bolso também não passa confiança. Para se sair bem o ideal é ensaiar, treine o seu corpo e as suas gesticulações para que você consiga apresentar com êxito e olhando para todos que estão assistindo.

Slides

Quando for montar sua apresentação tome cuidado para não encher de texto ou de imagens. Evite poluí-la, coloque apenas algumas palavras chaves.

Graduação no UniÍtalo

Gostou de todas as nossas dicas de apresentação? Não deixe de acessar o site do UniÍtalo e conferir os cursos de pós-graduação que darão um grande salto na sua carreira!
0

You may also like

Domine diversas línguas no Centro de Idiomas
Dicas para fazer um bom TCC
Dicas para estudar melhor